A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Júnior, Jair Lino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35679
Resumo: SOARES JÚNIOR, Jair Lino. A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas - UFC. 2018. 105f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
id UFC-7_7f87a2566b956096959b69dba2aa25fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/35679
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticasMatemática e CulturaAtividades Didáticas-ADSequência Fedathi-SFTransformações GeométricasSimetriaMathematics and CultureDidactic Activities - ADSOARES JÚNIOR, Jair Lino. A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas - UFC. 2018. 105f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.Mathematics is a science full of meanings, also in everyday life. Cultural practices can and should be used in the teaching of this discipline. However, the mathematical interrelationship and culture is not a reality in public schools, because in most cases the main pedagogical resource is the textbook and the presentation of content is given in a hierarchical way, teaching first the easiest contents which will be a prerequisite for learning more complex content. The purpose of this study was to analyze the learning process of a class of students from the 9th grade of elementary school in the final years, especially on the mathematical concepts involving symmetry and isometry from Didactic Activities (AD) that relate bobbin lace and the cultural mathematics elaborated by Santos (2012). The study is qualitative, of the inductive type, with exploratory purposes, aiming at the approximation of the mathematical learning with the culture. We outlined the work based on the participant observation, the subjects were 30 students of the 9th grade of elementary school final years of a school in the municipal public school of Caucaia - Ceará. As a source of data collection we adopted the record from photographs and the field diary, for annotations of the responses produced by the students in the Didactic Activities (AD), as well as comments of facts occurred during the investigative process during the Didactic Session (SD), based in the methodological assumptions of the Fedathi Sequence (SF). Our results allowed to identify conceptual gaps of the students with respect to the geometric transformations, mainly in relation to the concept of reflection. We also observed the students' primary difficulties regarding the concept of laterality. From the analysis we verified that the AD proposed by Santos (2012) corroborate the learning of the concepts of geometric transformation, specifically, rotation, translation and reflection, mainly for evidencing the visualization and representation skills, fundamental for learning these concepts.A matemática é uma ciência repleta de significados, também no cotidiano. As práticas culturais podem e devem ser utilizadas no ensino dessa disciplina. Entretanto, a inter-relação matemática e cultura ainda não é uma realidade nas escolas públicas, pois, na maioria dos casos, o principal recurso pedagógico é o livro didático e a apresentação dos conteúdos se dá de forma hierarquizada, ensinando primeiro os conteúdos mais fáceis que servirão de pré-requisito para a aprendizagem de conteúdos mais complexos. Objetivamos com esse estudo analisar o processo de aprendizagem de uma turma de alunos do 9.º ano do ensino fundamental dos anos finais, especialmente sobre os conceitos matemáticos que envolvem simetria e isometria a partir de Atividades Didáticas (AD) que relacionam as rendas de bilros e a matemática cultural elaboradas por Santos (2012). O estudo é de natureza qualitativa, do tipo indutivo, com fins exploratórios, visando a aproximação da aprendizagem matemática com a cultura. Delineamos o trabalho baseados na observação participante. Os sujeitos foram 30 alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental anos finais de uma escola da rede pública municipal de ensino de Caucaia-Ceará. Como fonte de coleta de dados, adotamos o registro a partir de fotografias e o diário de campo, para anotações das respostas produzidas pelos alunos nas AD, bem como comentários de fatos ocorridos durante o processo investigativo durante a Sessão Didática (SD), fundamentada nos pressupostos metodológicos da Sequência Fedathi (SF). Nossos resultados permitiram identificar lacunas conceituais dos estudantes com relação às transformações geométricas, principalmente com relação ao conceito de reflexão. Observamos, ainda, dificuldades primárias dos estudantes acerca do conceito de lateralidade. A partir das análises, verificamos que as AD propostas por Santos (2012) corroboram a aprendizagem dos conceitos de transformação geométrica, especificamente rotação, translação e reflexão, principalmente por evidenciar as habilidades de visualização e representação, fundamentais para aprendizagem desses conceitos.Santos, Maria José Costa dosSoares Júnior, Jair Lino2018-09-14T16:15:17Z2018-09-14T16:15:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSoares Júnior, J. L.; Santos, M. J. C. (2018)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35679porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-14T16:15:17Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/35679Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:25.531887Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas
title A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas
spellingShingle A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas
Soares Júnior, Jair Lino
Matemática e Cultura
Atividades Didáticas-AD
Sequência Fedathi-SF
Transformações Geométricas
Simetria
Mathematics and Culture
Didactic Activities - AD
title_short A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas
title_full A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas
title_fullStr A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas
title_full_unstemmed A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas
title_sort A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas
author Soares Júnior, Jair Lino
author_facet Soares Júnior, Jair Lino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Maria José Costa dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Júnior, Jair Lino
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática e Cultura
Atividades Didáticas-AD
Sequência Fedathi-SF
Transformações Geométricas
Simetria
Mathematics and Culture
Didactic Activities - AD
topic Matemática e Cultura
Atividades Didáticas-AD
Sequência Fedathi-SF
Transformações Geométricas
Simetria
Mathematics and Culture
Didactic Activities - AD
description SOARES JÚNIOR, Jair Lino. A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas - UFC. 2018. 105f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-14T16:15:17Z
2018-09-14T16:15:17Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Soares Júnior, J. L.; Santos, M. J. C. (2018)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35679
identifier_str_mv Soares Júnior, J. L.; Santos, M. J. C. (2018)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028959837749248