A construÃÃo do conceito de simetria: contribuiÃÃes da matemÃtica e cultura e das atividades didÃticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jair Lino Soares Junior
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20485
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_678640368d06ff48b9b310043df61bdd
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12874
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA construÃÃo do conceito de simetria: contribuiÃÃes da matemÃtica e cultura e das atividades didÃticas2018-09-00Maria Josà Costa dos Santos26779617334http://lattes.cnpq.br/314450898119744278932145685Jair Lino Soares Junior Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRMatemÃtica e Cultura Atividades DidÃticas-AD SequÃncia Fedathi-SF TransformaÃÃes GeomÃtricas. SimetriaMathematics and Culture Didactic Activities-AD Fedathi Sequence-SF Geometric Transformations. Symmetry EDUCACAOnÃo hÃA matemÃtica à uma ciÃncia repleta de significados, tambÃm no cotidiano. As prÃticas culturais podem e devem ser utilizadas no ensino dessa disciplina. Entretanto, a inter-relaÃÃo matemÃtica e cultura ainda nÃo à uma realidade nas escolas pÃblicas, pois, na maioria dos casos, o principal recurso pedagÃgico à o livro didÃtico e a apresentaÃÃo dos conteÃdos se dà de forma hierarquizada, ensinando primeiro os conteÃdos mais fÃceis que servirÃo de prÃ-requisito para a aprendizagem de conteÃdos mais complexos. Objetivamos com esse estudo analisar o processo de aprendizagem de uma turma de alunos do 9. ano do ensino fundamental dos anos finais, especialmente sobre os conceitos matemÃticos que envolvem simetria e isometria a partir de Atividades DidÃticas (AD) que relacionam as rendas de bilros e a matemÃtica cultural elaboradas por Santos (2012). O estudo à de natureza qualitativa, do tipo indutivo, com fins exploratÃrios, visando a aproximaÃÃo da aprendizagem matemÃtica com a cultura. Delineamos o trabalho baseados na observaÃÃo participante. Os sujeitos foram 30 alunos do 9. ano do Ensino Fundamental anos finais de uma escola da rede pÃblica municipal de ensino de Caucaia-CearÃ. Como fonte de coleta de dados, adotamos o registro a partir de fotografias e o diÃrio de campo, para anotaÃÃes das respostas produzidas pelos alunos nas AD, bem como comentÃrios de fatos ocorridos durante o processo investigativo durante a SessÃo DidÃtica (SD), fundamentada nos pressupostos metodolÃgicos da SequÃncia Fedathi (SF). Nossos resultados permitiram identificar lacunas conceituais dos estudantes com relaÃÃo Ãs transformaÃÃes geomÃtricas, principalmente com relaÃÃo ao conceito de reflexÃo. Observamos, ainda, dificuldades primÃrias dos estudantes acerca do conceito de lateralidade. A partir das anÃlises, verificamos que as AD propostas por Santos (2012) corroboram a aprendizagem dos conceitos de transformaÃÃo geomÃtrica, especificamente rotaÃÃo, translaÃÃo e reflexÃo, principalmente por evidenciar as habilidades de visualizaÃÃo e representaÃÃo, fundamentais para aprendizagem desses conceitoshttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20485application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:58Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A construÃÃo do conceito de simetria: contribuiÃÃes da matemÃtica e cultura e das atividades didÃticas
title A construÃÃo do conceito de simetria: contribuiÃÃes da matemÃtica e cultura e das atividades didÃticas
spellingShingle A construÃÃo do conceito de simetria: contribuiÃÃes da matemÃtica e cultura e das atividades didÃticas
Jair Lino Soares Junior
MatemÃtica e Cultura
Atividades DidÃticas-AD
SequÃncia Fedathi-SF
TransformaÃÃes GeomÃtricas. Simetria
Mathematics and Culture
Didactic Activities-AD
Fedathi Sequence-SF
Geometric Transformations. Symmetry
EDUCACAO
title_short A construÃÃo do conceito de simetria: contribuiÃÃes da matemÃtica e cultura e das atividades didÃticas
title_full A construÃÃo do conceito de simetria: contribuiÃÃes da matemÃtica e cultura e das atividades didÃticas
title_fullStr A construÃÃo do conceito de simetria: contribuiÃÃes da matemÃtica e cultura e das atividades didÃticas
title_full_unstemmed A construÃÃo do conceito de simetria: contribuiÃÃes da matemÃtica e cultura e das atividades didÃticas
title_sort A construÃÃo do conceito de simetria: contribuiÃÃes da matemÃtica e cultura e das atividades didÃticas
author Jair Lino Soares Junior
author_facet Jair Lino Soares Junior
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Josà Costa dos Santos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26779617334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3144508981197442
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 78932145685
dc.contributor.author.fl_str_mv Jair Lino Soares Junior
contributor_str_mv Maria Josà Costa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv MatemÃtica e Cultura
Atividades DidÃticas-AD
SequÃncia Fedathi-SF
TransformaÃÃes GeomÃtricas. Simetria
topic MatemÃtica e Cultura
Atividades DidÃticas-AD
SequÃncia Fedathi-SF
TransformaÃÃes GeomÃtricas. Simetria
Mathematics and Culture
Didactic Activities-AD
Fedathi Sequence-SF
Geometric Transformations. Symmetry
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics and Culture
Didactic Activities-AD
Fedathi Sequence-SF
Geometric Transformations. Symmetry
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A matemÃtica à uma ciÃncia repleta de significados, tambÃm no cotidiano. As prÃticas culturais podem e devem ser utilizadas no ensino dessa disciplina. Entretanto, a inter-relaÃÃo matemÃtica e cultura ainda nÃo à uma realidade nas escolas pÃblicas, pois, na maioria dos casos, o principal recurso pedagÃgico à o livro didÃtico e a apresentaÃÃo dos conteÃdos se dà de forma hierarquizada, ensinando primeiro os conteÃdos mais fÃceis que servirÃo de prÃ-requisito para a aprendizagem de conteÃdos mais complexos. Objetivamos com esse estudo analisar o processo de aprendizagem de uma turma de alunos do 9. ano do ensino fundamental dos anos finais, especialmente sobre os conceitos matemÃticos que envolvem simetria e isometria a partir de Atividades DidÃticas (AD) que relacionam as rendas de bilros e a matemÃtica cultural elaboradas por Santos (2012). O estudo à de natureza qualitativa, do tipo indutivo, com fins exploratÃrios, visando a aproximaÃÃo da aprendizagem matemÃtica com a cultura. Delineamos o trabalho baseados na observaÃÃo participante. Os sujeitos foram 30 alunos do 9. ano do Ensino Fundamental anos finais de uma escola da rede pÃblica municipal de ensino de Caucaia-CearÃ. Como fonte de coleta de dados, adotamos o registro a partir de fotografias e o diÃrio de campo, para anotaÃÃes das respostas produzidas pelos alunos nas AD, bem como comentÃrios de fatos ocorridos durante o processo investigativo durante a SessÃo DidÃtica (SD), fundamentada nos pressupostos metodolÃgicos da SequÃncia Fedathi (SF). Nossos resultados permitiram identificar lacunas conceituais dos estudantes com relaÃÃo Ãs transformaÃÃes geomÃtricas, principalmente com relaÃÃo ao conceito de reflexÃo. Observamos, ainda, dificuldades primÃrias dos estudantes acerca do conceito de lateralidade. A partir das anÃlises, verificamos que as AD propostas por Santos (2012) corroboram a aprendizagem dos conceitos de transformaÃÃo geomÃtrica, especificamente rotaÃÃo, translaÃÃo e reflexÃo, principalmente por evidenciar as habilidades de visualizaÃÃo e representaÃÃo, fundamentais para aprendizagem desses conceitos
description nÃo hÃ
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-00
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20485
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295239695237120