A atual (des)credibilidade da educação brasileira ante a internacionalização da educação superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41800 |
Resumo: | O ensino, segundo a Constituição Federal (1988), em seu artigo 206º, parágrafo VII, deve ser ministrado com base na garantia de padrão de qualidade. Ainda, esse aspecto qualitativo é assegurado por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1996), em seu artigo 3º, parágrafo IX. Nesse sentido, para que essa qualidade seja alcançada, é de suma importância grandes investimentos estruturais, profissionais, humanísticos e científicos. Dentre estes e mais específicos, a internacionalização da educação superior. No caso do Brasil, diversos são os programas e projetos, desenvolvidos pelo Estado, e em parceria com a iniciativa privada, que incentivam essa internacionalização. Como exemplo, podemos listar alguns: os programas desenvolvidos pelo Banco Santander (Fórmula Santander, Programa Top China, Programa Top Espanã, Programa Top UK, Programa Top USA, Bolsas Luso-brasileiras, Bolsas da Universidade de La Rioja, entre outras), o Eramus Mundus, o programa de licenciaturas internacionais regido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e o maior e mais abrangentes em termos quantitativos, o Ciência sem Fronteiras.[...] Desse modo, nos surge o questionamento: qual é a confiabilidade na qualidade da educação brasileira, mediante a internacionalização da educação superior? [...] |
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