O papel do monitor no ensino e aprendizagem da botânica estrutural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42850 |
Resumo: | A aprendizagem significativa acontece quando a nova informação é fixada em conceitos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva do aluno. As disciplinas Anatomia e Biologia Funcional das Espermatófitas e Anatomia das Espermatófitas ofertadas para aos alunos do curso de Ciências Biológicas e Biotecnologia, Agronomia e Zootecnia respectivamente, utiliza os conhecimentos e a vivência dos alunos no cotidiano. As aulas incluem teoria e prática e são realizadas em laboratório que dispõe de microscópios ópticos. Os alunos são estimulados a analisar diferentes tecidos e órgão vegetais utilizando lâminas histológicas. Dessa forma, a aula prática aproxima o aluno do que foi visto em aulas teóricas. O que foi observado e discutido em aula é então registrado através de desenhos e fotomicrografias. Nesse projeto, os monitores acompanham os alunos durante as aulas no laboratório e também em atividades extraclasse para sanar dúvidas. Ao final do semestre, os monitores auxiliam os alunos no preparo de banners dos diferentes assuntos vistos em aula. Nos banners foram usadas fotografias feitas pelos alunos durante as aulas, onde eles puderam integrar a arte e conhecimento em botânica estrutural. No fim do semestre, foram aplicados questionários, com questões que abordavam as dificuldades que eles tinham e a importância da monitoria. Os resultados obtidos nos questionários foram que 60% do total de alunos sentiram algum tipo de dificuldade, 98,1% acharam a monitoria importante e 95,4% responderam que os monitores estiveram sempre disponíveis esclarecendo dúvidas e auxiliando na confecção dos banners. Esses resultados indicam que o projeto de monitoria contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos abordados nas disciplinas. Concluímos que a atuação dos monitores como facilitadores no processo de aprendizagem da botânica estrutural é relevante, além de introduzi-los no processo de formação a docência. |
id |
UFC-7_803600fc7cff1adb328fa37aeca63059 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42850 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do monitor no ensino e aprendizagem da botânica estruturalAnatomia das espermatófitasMonitoriaFotomicrografiaA aprendizagem significativa acontece quando a nova informação é fixada em conceitos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva do aluno. As disciplinas Anatomia e Biologia Funcional das Espermatófitas e Anatomia das Espermatófitas ofertadas para aos alunos do curso de Ciências Biológicas e Biotecnologia, Agronomia e Zootecnia respectivamente, utiliza os conhecimentos e a vivência dos alunos no cotidiano. As aulas incluem teoria e prática e são realizadas em laboratório que dispõe de microscópios ópticos. Os alunos são estimulados a analisar diferentes tecidos e órgão vegetais utilizando lâminas histológicas. Dessa forma, a aula prática aproxima o aluno do que foi visto em aulas teóricas. O que foi observado e discutido em aula é então registrado através de desenhos e fotomicrografias. Nesse projeto, os monitores acompanham os alunos durante as aulas no laboratório e também em atividades extraclasse para sanar dúvidas. Ao final do semestre, os monitores auxiliam os alunos no preparo de banners dos diferentes assuntos vistos em aula. Nos banners foram usadas fotografias feitas pelos alunos durante as aulas, onde eles puderam integrar a arte e conhecimento em botânica estrutural. No fim do semestre, foram aplicados questionários, com questões que abordavam as dificuldades que eles tinham e a importância da monitoria. Os resultados obtidos nos questionários foram que 60% do total de alunos sentiram algum tipo de dificuldade, 98,1% acharam a monitoria importante e 95,4% responderam que os monitores estiveram sempre disponíveis esclarecendo dúvidas e auxiliando na confecção dos banners. Esses resultados indicam que o projeto de monitoria contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos abordados nas disciplinas. Concluímos que a atuação dos monitores como facilitadores no processo de aprendizagem da botânica estrutural é relevante, além de introduzi-los no processo de formação a docência.Universidade Federal do Ceará2019-06-18T18:27:56Z2019-06-18T18:27:56Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA, Edilane Fernandes de et al. O papel do monitor no ensino e aprendizagem da botânica estrutural. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42850Lima, Edilane Fernandes deLopes, Jessica Barros Arrais CruzCarneiro, Maria Karolina BasílioCosta, Vanessa Ariane Silva daSoares, Arlete Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:43:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42850Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:44.139254Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do monitor no ensino e aprendizagem da botânica estrutural |
title |
O papel do monitor no ensino e aprendizagem da botânica estrutural |
spellingShingle |
O papel do monitor no ensino e aprendizagem da botânica estrutural Lima, Edilane Fernandes de Anatomia das espermatófitas Monitoria Fotomicrografia |
title_short |
O papel do monitor no ensino e aprendizagem da botânica estrutural |
title_full |
O papel do monitor no ensino e aprendizagem da botânica estrutural |
title_fullStr |
O papel do monitor no ensino e aprendizagem da botânica estrutural |
title_full_unstemmed |
O papel do monitor no ensino e aprendizagem da botânica estrutural |
title_sort |
O papel do monitor no ensino e aprendizagem da botânica estrutural |
author |
Lima, Edilane Fernandes de |
author_facet |
Lima, Edilane Fernandes de Lopes, Jessica Barros Arrais Cruz Carneiro, Maria Karolina Basílio Costa, Vanessa Ariane Silva da Soares, Arlete Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Jessica Barros Arrais Cruz Carneiro, Maria Karolina Basílio Costa, Vanessa Ariane Silva da Soares, Arlete Aparecida |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Edilane Fernandes de Lopes, Jessica Barros Arrais Cruz Carneiro, Maria Karolina Basílio Costa, Vanessa Ariane Silva da Soares, Arlete Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anatomia das espermatófitas Monitoria Fotomicrografia |
topic |
Anatomia das espermatófitas Monitoria Fotomicrografia |
description |
A aprendizagem significativa acontece quando a nova informação é fixada em conceitos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva do aluno. As disciplinas Anatomia e Biologia Funcional das Espermatófitas e Anatomia das Espermatófitas ofertadas para aos alunos do curso de Ciências Biológicas e Biotecnologia, Agronomia e Zootecnia respectivamente, utiliza os conhecimentos e a vivência dos alunos no cotidiano. As aulas incluem teoria e prática e são realizadas em laboratório que dispõe de microscópios ópticos. Os alunos são estimulados a analisar diferentes tecidos e órgão vegetais utilizando lâminas histológicas. Dessa forma, a aula prática aproxima o aluno do que foi visto em aulas teóricas. O que foi observado e discutido em aula é então registrado através de desenhos e fotomicrografias. Nesse projeto, os monitores acompanham os alunos durante as aulas no laboratório e também em atividades extraclasse para sanar dúvidas. Ao final do semestre, os monitores auxiliam os alunos no preparo de banners dos diferentes assuntos vistos em aula. Nos banners foram usadas fotografias feitas pelos alunos durante as aulas, onde eles puderam integrar a arte e conhecimento em botânica estrutural. No fim do semestre, foram aplicados questionários, com questões que abordavam as dificuldades que eles tinham e a importância da monitoria. Os resultados obtidos nos questionários foram que 60% do total de alunos sentiram algum tipo de dificuldade, 98,1% acharam a monitoria importante e 95,4% responderam que os monitores estiveram sempre disponíveis esclarecendo dúvidas e auxiliando na confecção dos banners. Esses resultados indicam que o projeto de monitoria contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos abordados nas disciplinas. Concluímos que a atuação dos monitores como facilitadores no processo de aprendizagem da botânica estrutural é relevante, além de introduzi-los no processo de formação a docência. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-18T18:27:56Z 2019-06-18T18:27:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Edilane Fernandes de et al. O papel do monitor no ensino e aprendizagem da botânica estrutural. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42850 |
identifier_str_mv |
LIMA, Edilane Fernandes de et al. O papel do monitor no ensino e aprendizagem da botânica estrutural. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028792792252416 |