Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Jessica Barros Arrais Cruz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Edilane Fernandes de, Carneiro, Maria Karolina Basílio, Costa, Vanessa Ariane Silva da, Soares, Arlete Aparecida
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44872
Resumo: A relação entre a universidade e as escolas públicas de ensino médio nem sempre é tão próxima. Com o objetivo de aproximar os alunos da graduação com essa realidade e acreditando que algumas atividades desenvolvidas por eles, podem ajudar na melhoria do material didático dessas escolas, este trabalho teve como objetivo produzir material didático a ser doado para escolas públicas que não dispõe de laboratórios para o ensino da estrutura interna das plantas. Nas disciplinas de Anatomia e Biologia funcional das Espermatófitas e Anatomia de Espermatófitas, os alunos tem aulas teóricas e práticas onde analisam os tecidos e órgãos das plantas. Em seus cadernos de práticas, foram feitos desenhos e fotomicrografias do laminário, obtidas com o uso da câmera fotográfica do celular. Os cadernos foram corrigidos semanalmente pelos monitores. Esses exercícios contribuíram para a aprendizagem significativa dos alunos, quando as novas informações foram ancoradas em conceitos preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. No final do semestre, com ajuda dos professores e monitores, os alunos dividiram-se em grupos e elaboraram banners que serão doados para escolas públicas. Para isso, uma linguagem simples e ilustrativa foi construída a partir das imagens do laminário de aula com o objetivo de tornar o ensino de botânica estrutural mais interessante e próximo da realidade dos alunos. Após essa atividade, foi aplicado um questionário para saber a opinião deles a respeito dos banners. O resultado foi que 86,36% deles acharam positiva a atividade. O acréscimo dos banners, além de auxiliar no desempenho dos alunos da graduação, desenvolveu neles o interesse social em contribuir para aprendizagem de outrem. Concluímos que a participação dos monitores nessa atividade tem servido para despertar o interesse na anatomia vegetal e também na construção de um ser social mais colaborativo.
id UFC-7_eef75cbfff6c6beb2b7d76c2ad7f463f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44872
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagemMonitoriaEscola públicaFotomicrografiaA relação entre a universidade e as escolas públicas de ensino médio nem sempre é tão próxima. Com o objetivo de aproximar os alunos da graduação com essa realidade e acreditando que algumas atividades desenvolvidas por eles, podem ajudar na melhoria do material didático dessas escolas, este trabalho teve como objetivo produzir material didático a ser doado para escolas públicas que não dispõe de laboratórios para o ensino da estrutura interna das plantas. Nas disciplinas de Anatomia e Biologia funcional das Espermatófitas e Anatomia de Espermatófitas, os alunos tem aulas teóricas e práticas onde analisam os tecidos e órgãos das plantas. Em seus cadernos de práticas, foram feitos desenhos e fotomicrografias do laminário, obtidas com o uso da câmera fotográfica do celular. Os cadernos foram corrigidos semanalmente pelos monitores. Esses exercícios contribuíram para a aprendizagem significativa dos alunos, quando as novas informações foram ancoradas em conceitos preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. No final do semestre, com ajuda dos professores e monitores, os alunos dividiram-se em grupos e elaboraram banners que serão doados para escolas públicas. Para isso, uma linguagem simples e ilustrativa foi construída a partir das imagens do laminário de aula com o objetivo de tornar o ensino de botânica estrutural mais interessante e próximo da realidade dos alunos. Após essa atividade, foi aplicado um questionário para saber a opinião deles a respeito dos banners. O resultado foi que 86,36% deles acharam positiva a atividade. O acréscimo dos banners, além de auxiliar no desempenho dos alunos da graduação, desenvolveu neles o interesse social em contribuir para aprendizagem de outrem. Concluímos que a participação dos monitores nessa atividade tem servido para despertar o interesse na anatomia vegetal e também na construção de um ser social mais colaborativo.Universidade Federal do Ceará2019-08-20T15:12:32Z2019-08-20T15:12:32Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLOPES, Jessica Barros Arrais Cruz; et al. Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44872Lopes, Jessica Barros Arrais CruzLima, Edilane Fernandes deCarneiro, Maria Karolina BasílioCosta, Vanessa Ariane Silva daSoares, Arlete Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:44:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44872Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:12.007576Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem
title Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem
spellingShingle Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem
Lopes, Jessica Barros Arrais Cruz
Monitoria
Escola pública
Fotomicrografia
title_short Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem
title_full Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem
title_fullStr Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem
title_sort Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem
author Lopes, Jessica Barros Arrais Cruz
author_facet Lopes, Jessica Barros Arrais Cruz
Lima, Edilane Fernandes de
Carneiro, Maria Karolina Basílio
Costa, Vanessa Ariane Silva da
Soares, Arlete Aparecida
author_role author
author2 Lima, Edilane Fernandes de
Carneiro, Maria Karolina Basílio
Costa, Vanessa Ariane Silva da
Soares, Arlete Aparecida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Jessica Barros Arrais Cruz
Lima, Edilane Fernandes de
Carneiro, Maria Karolina Basílio
Costa, Vanessa Ariane Silva da
Soares, Arlete Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoria
Escola pública
Fotomicrografia
topic Monitoria
Escola pública
Fotomicrografia
description A relação entre a universidade e as escolas públicas de ensino médio nem sempre é tão próxima. Com o objetivo de aproximar os alunos da graduação com essa realidade e acreditando que algumas atividades desenvolvidas por eles, podem ajudar na melhoria do material didático dessas escolas, este trabalho teve como objetivo produzir material didático a ser doado para escolas públicas que não dispõe de laboratórios para o ensino da estrutura interna das plantas. Nas disciplinas de Anatomia e Biologia funcional das Espermatófitas e Anatomia de Espermatófitas, os alunos tem aulas teóricas e práticas onde analisam os tecidos e órgãos das plantas. Em seus cadernos de práticas, foram feitos desenhos e fotomicrografias do laminário, obtidas com o uso da câmera fotográfica do celular. Os cadernos foram corrigidos semanalmente pelos monitores. Esses exercícios contribuíram para a aprendizagem significativa dos alunos, quando as novas informações foram ancoradas em conceitos preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. No final do semestre, com ajuda dos professores e monitores, os alunos dividiram-se em grupos e elaboraram banners que serão doados para escolas públicas. Para isso, uma linguagem simples e ilustrativa foi construída a partir das imagens do laminário de aula com o objetivo de tornar o ensino de botânica estrutural mais interessante e próximo da realidade dos alunos. Após essa atividade, foi aplicado um questionário para saber a opinião deles a respeito dos banners. O resultado foi que 86,36% deles acharam positiva a atividade. O acréscimo dos banners, além de auxiliar no desempenho dos alunos da graduação, desenvolveu neles o interesse social em contribuir para aprendizagem de outrem. Concluímos que a participação dos monitores nessa atividade tem servido para despertar o interesse na anatomia vegetal e também na construção de um ser social mais colaborativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-20T15:12:32Z
2019-08-20T15:12:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Jessica Barros Arrais Cruz; et al. Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44872
identifier_str_mv LOPES, Jessica Barros Arrais Cruz; et al. Ensino de botânica: uma ferramenta de integração social, arte, ensino e aprendizagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028865582301184