Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Silva, Francisco José Pereira da, Pontes, Mércia de Oliveira, França, Tânia Maria de Sousa, Leitão, Vânia Alexandrino
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38829
Resumo: Refletir sobre o engajamento temporário do curso de Mestrado Acadêmico em Educação (CMAE) da UECE, em adesão ao movimento grevista desencadeado no semestre 2005.1, tornou-se um desafio. O movimento grevista que usou como slogan “Parar para não parar” propiciou a discussão de temáticas relacionadas à importância da compreensão da greve no campo da educação enquanto formação humana e, mais especificamente, no da formação docente, delineando-se assim a relevância deste estudo. Questionamentos iniciais foram levantados: O Mestrado Acadêmico em Educação é uma atividade essencial ao funcionamento da UECE? Quais as suas condições de funcionamento? Qual o envolvimento do CMAE na definição da pauta de reivindicações? Qual a participação de seus professores para a afirmação da categoria professor universitário? Qual o sentimento dos professores do mestrado e como estes se posicionam? Esta greve pode contribuir para a formação docente? Quais aspectos da não adesão de professores do mestrado à greve implicam diretamente na formação docente? Compreender pois, o posicionamento do CMAE no contexto da greve, movimento iniciado pelos estudantes da graduação na quase totalidade de seus cursos e, posteriormente, a ele aderindo seus professores, traduz-se no objetivo geral deste trabalho.[...]
id UFC-7_805d93df7d845ad13b509c286a843df9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38829
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greveMovimento grevistaEnsino superiorRefletir sobre o engajamento temporário do curso de Mestrado Acadêmico em Educação (CMAE) da UECE, em adesão ao movimento grevista desencadeado no semestre 2005.1, tornou-se um desafio. O movimento grevista que usou como slogan “Parar para não parar” propiciou a discussão de temáticas relacionadas à importância da compreensão da greve no campo da educação enquanto formação humana e, mais especificamente, no da formação docente, delineando-se assim a relevância deste estudo. Questionamentos iniciais foram levantados: O Mestrado Acadêmico em Educação é uma atividade essencial ao funcionamento da UECE? Quais as suas condições de funcionamento? Qual o envolvimento do CMAE na definição da pauta de reivindicações? Qual a participação de seus professores para a afirmação da categoria professor universitário? Qual o sentimento dos professores do mestrado e como estes se posicionam? Esta greve pode contribuir para a formação docente? Quais aspectos da não adesão de professores do mestrado à greve implicam diretamente na formação docente? Compreender pois, o posicionamento do CMAE no contexto da greve, movimento iniciado pelos estudantes da graduação na quase totalidade de seus cursos e, posteriormente, a ele aderindo seus professores, traduz-se no objetivo geral deste trabalho.[...]2019-01-17T13:39:00Z2019-01-17T13:39:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPONTES, Maria Gilvanise de Oliveira; SILVA, Francisco José Pereira da; PONTES, Mércia de Oliveira; FRANÇA, Tânia Maria de Sousa, LEITÃO, Vânia Alexandrino. Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38829Pontes, Maria Gilvanise de OliveiraSilva, Francisco José Pereira daPontes, Mércia de OliveiraFrança, Tânia Maria de SousaLeitão, Vânia Alexandrinoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38829Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:20.331648Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve
title Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve
spellingShingle Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve
Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira
Movimento grevista
Ensino superior
title_short Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve
title_full Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve
title_fullStr Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve
title_full_unstemmed Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve
title_sort Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve
author Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira
author_facet Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira
Silva, Francisco José Pereira da
Pontes, Mércia de Oliveira
França, Tânia Maria de Sousa
Leitão, Vânia Alexandrino
author_role author
author2 Silva, Francisco José Pereira da
Pontes, Mércia de Oliveira
França, Tânia Maria de Sousa
Leitão, Vânia Alexandrino
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira
Silva, Francisco José Pereira da
Pontes, Mércia de Oliveira
França, Tânia Maria de Sousa
Leitão, Vânia Alexandrino
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento grevista
Ensino superior
topic Movimento grevista
Ensino superior
description Refletir sobre o engajamento temporário do curso de Mestrado Acadêmico em Educação (CMAE) da UECE, em adesão ao movimento grevista desencadeado no semestre 2005.1, tornou-se um desafio. O movimento grevista que usou como slogan “Parar para não parar” propiciou a discussão de temáticas relacionadas à importância da compreensão da greve no campo da educação enquanto formação humana e, mais especificamente, no da formação docente, delineando-se assim a relevância deste estudo. Questionamentos iniciais foram levantados: O Mestrado Acadêmico em Educação é uma atividade essencial ao funcionamento da UECE? Quais as suas condições de funcionamento? Qual o envolvimento do CMAE na definição da pauta de reivindicações? Qual a participação de seus professores para a afirmação da categoria professor universitário? Qual o sentimento dos professores do mestrado e como estes se posicionam? Esta greve pode contribuir para a formação docente? Quais aspectos da não adesão de professores do mestrado à greve implicam diretamente na formação docente? Compreender pois, o posicionamento do CMAE no contexto da greve, movimento iniciado pelos estudantes da graduação na quase totalidade de seus cursos e, posteriormente, a ele aderindo seus professores, traduz-se no objetivo geral deste trabalho.[...]
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-01-17T13:39:00Z
2019-01-17T13:39:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PONTES, Maria Gilvanise de Oliveira; SILVA, Francisco José Pereira da; PONTES, Mércia de Oliveira; FRANÇA, Tânia Maria de Sousa, LEITÃO, Vânia Alexandrino. Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38829
identifier_str_mv PONTES, Maria Gilvanise de Oliveira; SILVA, Francisco José Pereira da; PONTES, Mércia de Oliveira; FRANÇA, Tânia Maria de Sousa, LEITÃO, Vânia Alexandrino. Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028926537072640