Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38829 |
Resumo: | Refletir sobre o engajamento temporário do curso de Mestrado Acadêmico em Educação (CMAE) da UECE, em adesão ao movimento grevista desencadeado no semestre 2005.1, tornou-se um desafio. O movimento grevista que usou como slogan “Parar para não parar” propiciou a discussão de temáticas relacionadas à importância da compreensão da greve no campo da educação enquanto formação humana e, mais especificamente, no da formação docente, delineando-se assim a relevância deste estudo. Questionamentos iniciais foram levantados: O Mestrado Acadêmico em Educação é uma atividade essencial ao funcionamento da UECE? Quais as suas condições de funcionamento? Qual o envolvimento do CMAE na definição da pauta de reivindicações? Qual a participação de seus professores para a afirmação da categoria professor universitário? Qual o sentimento dos professores do mestrado e como estes se posicionam? Esta greve pode contribuir para a formação docente? Quais aspectos da não adesão de professores do mestrado à greve implicam diretamente na formação docente? Compreender pois, o posicionamento do CMAE no contexto da greve, movimento iniciado pelos estudantes da graduação na quase totalidade de seus cursos e, posteriormente, a ele aderindo seus professores, traduz-se no objetivo geral deste trabalho.[...] |
id |
UFC-7_805d93df7d845ad13b509c286a843df9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38829 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greveMovimento grevistaEnsino superiorRefletir sobre o engajamento temporário do curso de Mestrado Acadêmico em Educação (CMAE) da UECE, em adesão ao movimento grevista desencadeado no semestre 2005.1, tornou-se um desafio. O movimento grevista que usou como slogan “Parar para não parar” propiciou a discussão de temáticas relacionadas à importância da compreensão da greve no campo da educação enquanto formação humana e, mais especificamente, no da formação docente, delineando-se assim a relevância deste estudo. Questionamentos iniciais foram levantados: O Mestrado Acadêmico em Educação é uma atividade essencial ao funcionamento da UECE? Quais as suas condições de funcionamento? Qual o envolvimento do CMAE na definição da pauta de reivindicações? Qual a participação de seus professores para a afirmação da categoria professor universitário? Qual o sentimento dos professores do mestrado e como estes se posicionam? Esta greve pode contribuir para a formação docente? Quais aspectos da não adesão de professores do mestrado à greve implicam diretamente na formação docente? Compreender pois, o posicionamento do CMAE no contexto da greve, movimento iniciado pelos estudantes da graduação na quase totalidade de seus cursos e, posteriormente, a ele aderindo seus professores, traduz-se no objetivo geral deste trabalho.[...]2019-01-17T13:39:00Z2019-01-17T13:39:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPONTES, Maria Gilvanise de Oliveira; SILVA, Francisco José Pereira da; PONTES, Mércia de Oliveira; FRANÇA, Tânia Maria de Sousa, LEITÃO, Vânia Alexandrino. Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38829Pontes, Maria Gilvanise de OliveiraSilva, Francisco José Pereira daPontes, Mércia de OliveiraFrança, Tânia Maria de SousaLeitão, Vânia Alexandrinoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38829Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:20.331648Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve |
title |
Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve |
spellingShingle |
Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira Movimento grevista Ensino superior |
title_short |
Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve |
title_full |
Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve |
title_fullStr |
Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve |
title_full_unstemmed |
Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve |
title_sort |
Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve |
author |
Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira |
author_facet |
Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira Silva, Francisco José Pereira da Pontes, Mércia de Oliveira França, Tânia Maria de Sousa Leitão, Vânia Alexandrino |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Francisco José Pereira da Pontes, Mércia de Oliveira França, Tânia Maria de Sousa Leitão, Vânia Alexandrino |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira Silva, Francisco José Pereira da Pontes, Mércia de Oliveira França, Tânia Maria de Sousa Leitão, Vânia Alexandrino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento grevista Ensino superior |
topic |
Movimento grevista Ensino superior |
description |
Refletir sobre o engajamento temporário do curso de Mestrado Acadêmico em Educação (CMAE) da UECE, em adesão ao movimento grevista desencadeado no semestre 2005.1, tornou-se um desafio. O movimento grevista que usou como slogan “Parar para não parar” propiciou a discussão de temáticas relacionadas à importância da compreensão da greve no campo da educação enquanto formação humana e, mais especificamente, no da formação docente, delineando-se assim a relevância deste estudo. Questionamentos iniciais foram levantados: O Mestrado Acadêmico em Educação é uma atividade essencial ao funcionamento da UECE? Quais as suas condições de funcionamento? Qual o envolvimento do CMAE na definição da pauta de reivindicações? Qual a participação de seus professores para a afirmação da categoria professor universitário? Qual o sentimento dos professores do mestrado e como estes se posicionam? Esta greve pode contribuir para a formação docente? Quais aspectos da não adesão de professores do mestrado à greve implicam diretamente na formação docente? Compreender pois, o posicionamento do CMAE no contexto da greve, movimento iniciado pelos estudantes da graduação na quase totalidade de seus cursos e, posteriormente, a ele aderindo seus professores, traduz-se no objetivo geral deste trabalho.[...] |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-01-17T13:39:00Z 2019-01-17T13:39:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PONTES, Maria Gilvanise de Oliveira; SILVA, Francisco José Pereira da; PONTES, Mércia de Oliveira; FRANÇA, Tânia Maria de Sousa, LEITÃO, Vânia Alexandrino. Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38829 |
identifier_str_mv |
PONTES, Maria Gilvanise de Oliveira; SILVA, Francisco José Pereira da; PONTES, Mércia de Oliveira; FRANÇA, Tânia Maria de Sousa, LEITÃO, Vânia Alexandrino. Avaliação da prática docente numa perspectiva política profissional: CMAE em tempo de greve. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028926537072640 |