Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pereira, Letícia Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963
Resumo: Este artigo objetiva discutir sobre o letramento e sua relevância em relação à aplicação no contexto escolar do ensino de língua numa visão textual-discursiva, uma vez que se analisam textos em que seu contexto de produção (interlocutor, finalidade, tempo, espaço) é considerado fundamental para a prática da escrita significativa. Para tanto, serão apresentados os dados da pesquisa realizada por Pereira e Melo (2011) sobre os elementos estruturais e os articuladores discursivo-argumentativos presentes no gênero abaixo-assinado, produzido pelos alunos durante sequência didática nas aulas de língua portuguesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública de ensino fundamental de Teresina-PI. O principal objetivo foi o de evidenciar a possibilidade de um ensino eficaz dos gêneros textuais da esfera do argumentar, com uma intervenção teórico-metodológica pautada em práticas de letramento investigativa e interativa promovidas pelas professoras-pesquisadoras.
id UFC-7_8097f0195f9da4ca154122848d57db41
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51963
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJALinguística TextualEnsino de línguaLetramentoGênero abaixo-assinadoEducação de Jovens e Adultos (EJA)Este artigo objetiva discutir sobre o letramento e sua relevância em relação à aplicação no contexto escolar do ensino de língua numa visão textual-discursiva, uma vez que se analisam textos em que seu contexto de produção (interlocutor, finalidade, tempo, espaço) é considerado fundamental para a prática da escrita significativa. Para tanto, serão apresentados os dados da pesquisa realizada por Pereira e Melo (2011) sobre os elementos estruturais e os articuladores discursivo-argumentativos presentes no gênero abaixo-assinado, produzido pelos alunos durante sequência didática nas aulas de língua portuguesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública de ensino fundamental de Teresina-PI. O principal objetivo foi o de evidenciar a possibilidade de um ensino eficaz dos gêneros textuais da esfera do argumentar, com uma intervenção teórico-metodológica pautada em práticas de letramento investigativa e interativa promovidas pelas professoras-pesquisadoras.Revista Letrônica2020-05-26T11:20:05Z2020-05-26T11:20:05Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMELO, Bárbara Olímpia Ramos de; PEREIRA, Letícia Queiroz. Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA. Revista Letrônica, Porto Alegre (RS), v. 5, n. 2, p. 238 - 255, jun. 2012.1984-4301http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963Melo, Bárbara Olímpia Ramos dePereira, Letícia Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T13:25:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51963Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:33:53.587709Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA
title Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA
spellingShingle Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA
Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Linguística Textual
Ensino de língua
Letramento
Gênero abaixo-assinado
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
title_short Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA
title_full Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA
title_fullStr Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA
title_full_unstemmed Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA
title_sort Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA
author Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
author_facet Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Pereira, Letícia Queiroz
author_role author
author2 Pereira, Letícia Queiroz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Pereira, Letícia Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Textual
Ensino de língua
Letramento
Gênero abaixo-assinado
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
topic Linguística Textual
Ensino de língua
Letramento
Gênero abaixo-assinado
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
description Este artigo objetiva discutir sobre o letramento e sua relevância em relação à aplicação no contexto escolar do ensino de língua numa visão textual-discursiva, uma vez que se analisam textos em que seu contexto de produção (interlocutor, finalidade, tempo, espaço) é considerado fundamental para a prática da escrita significativa. Para tanto, serão apresentados os dados da pesquisa realizada por Pereira e Melo (2011) sobre os elementos estruturais e os articuladores discursivo-argumentativos presentes no gênero abaixo-assinado, produzido pelos alunos durante sequência didática nas aulas de língua portuguesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública de ensino fundamental de Teresina-PI. O principal objetivo foi o de evidenciar a possibilidade de um ensino eficaz dos gêneros textuais da esfera do argumentar, com uma intervenção teórico-metodológica pautada em práticas de letramento investigativa e interativa promovidas pelas professoras-pesquisadoras.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2020-05-26T11:20:05Z
2020-05-26T11:20:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Bárbara Olímpia Ramos de; PEREIRA, Letícia Queiroz. Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA. Revista Letrônica, Porto Alegre (RS), v. 5, n. 2, p. 238 - 255, jun. 2012.
1984-4301
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963
identifier_str_mv MELO, Bárbara Olímpia Ramos de; PEREIRA, Letícia Queiroz. Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA. Revista Letrônica, Porto Alegre (RS), v. 5, n. 2, p. 238 - 255, jun. 2012.
1984-4301
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Letrônica
publisher.none.fl_str_mv Revista Letrônica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028857215713280