Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963 |
Resumo: | Este artigo objetiva discutir sobre o letramento e sua relevância em relação à aplicação no contexto escolar do ensino de língua numa visão textual-discursiva, uma vez que se analisam textos em que seu contexto de produção (interlocutor, finalidade, tempo, espaço) é considerado fundamental para a prática da escrita significativa. Para tanto, serão apresentados os dados da pesquisa realizada por Pereira e Melo (2011) sobre os elementos estruturais e os articuladores discursivo-argumentativos presentes no gênero abaixo-assinado, produzido pelos alunos durante sequência didática nas aulas de língua portuguesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública de ensino fundamental de Teresina-PI. O principal objetivo foi o de evidenciar a possibilidade de um ensino eficaz dos gêneros textuais da esfera do argumentar, com uma intervenção teórico-metodológica pautada em práticas de letramento investigativa e interativa promovidas pelas professoras-pesquisadoras. |
id |
UFC-7_8097f0195f9da4ca154122848d57db41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/51963 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJALinguística TextualEnsino de línguaLetramentoGênero abaixo-assinadoEducação de Jovens e Adultos (EJA)Este artigo objetiva discutir sobre o letramento e sua relevância em relação à aplicação no contexto escolar do ensino de língua numa visão textual-discursiva, uma vez que se analisam textos em que seu contexto de produção (interlocutor, finalidade, tempo, espaço) é considerado fundamental para a prática da escrita significativa. Para tanto, serão apresentados os dados da pesquisa realizada por Pereira e Melo (2011) sobre os elementos estruturais e os articuladores discursivo-argumentativos presentes no gênero abaixo-assinado, produzido pelos alunos durante sequência didática nas aulas de língua portuguesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública de ensino fundamental de Teresina-PI. O principal objetivo foi o de evidenciar a possibilidade de um ensino eficaz dos gêneros textuais da esfera do argumentar, com uma intervenção teórico-metodológica pautada em práticas de letramento investigativa e interativa promovidas pelas professoras-pesquisadoras.Revista Letrônica2020-05-26T11:20:05Z2020-05-26T11:20:05Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMELO, Bárbara Olímpia Ramos de; PEREIRA, Letícia Queiroz. Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA. Revista Letrônica, Porto Alegre (RS), v. 5, n. 2, p. 238 - 255, jun. 2012.1984-4301http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963Melo, Bárbara Olímpia Ramos dePereira, Letícia Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T13:25:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51963Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:33:53.587709Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA |
title |
Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA |
spellingShingle |
Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA Melo, Bárbara Olímpia Ramos de Linguística Textual Ensino de língua Letramento Gênero abaixo-assinado Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
title_short |
Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA |
title_full |
Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA |
title_fullStr |
Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA |
title_full_unstemmed |
Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA |
title_sort |
Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA |
author |
Melo, Bárbara Olímpia Ramos de |
author_facet |
Melo, Bárbara Olímpia Ramos de Pereira, Letícia Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Letícia Queiroz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Bárbara Olímpia Ramos de Pereira, Letícia Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Textual Ensino de língua Letramento Gênero abaixo-assinado Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
topic |
Linguística Textual Ensino de língua Letramento Gênero abaixo-assinado Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
description |
Este artigo objetiva discutir sobre o letramento e sua relevância em relação à aplicação no contexto escolar do ensino de língua numa visão textual-discursiva, uma vez que se analisam textos em que seu contexto de produção (interlocutor, finalidade, tempo, espaço) é considerado fundamental para a prática da escrita significativa. Para tanto, serão apresentados os dados da pesquisa realizada por Pereira e Melo (2011) sobre os elementos estruturais e os articuladores discursivo-argumentativos presentes no gênero abaixo-assinado, produzido pelos alunos durante sequência didática nas aulas de língua portuguesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública de ensino fundamental de Teresina-PI. O principal objetivo foi o de evidenciar a possibilidade de um ensino eficaz dos gêneros textuais da esfera do argumentar, com uma intervenção teórico-metodológica pautada em práticas de letramento investigativa e interativa promovidas pelas professoras-pesquisadoras. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2020-05-26T11:20:05Z 2020-05-26T11:20:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO, Bárbara Olímpia Ramos de; PEREIRA, Letícia Queiroz. Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA. Revista Letrônica, Porto Alegre (RS), v. 5, n. 2, p. 238 - 255, jun. 2012. 1984-4301 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963 |
identifier_str_mv |
MELO, Bárbara Olímpia Ramos de; PEREIRA, Letícia Queiroz. Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA. Revista Letrônica, Porto Alegre (RS), v. 5, n. 2, p. 238 - 255, jun. 2012. 1984-4301 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Letrônica |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Letrônica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028857215713280 |