Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/0013000026p13 |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44090 |
Resumo: | A problem in the teaching and learning process is developing students' critical thinking and problem-solving skills. A strategy that has been used is the teaching of Computational Thinking and the Unplugged Computing technique. This article describes a case study carried out in the discipline of Computational Thinking in a private elementary school. The goal of the case study was to stimulate the individual and collaborative logical reasoning through a Unplugged Computing activity. The study was accomplished out in two stages, the first one individually and the second collaboratively. As a result it was identified that the students of the 2nd. year of elementary school improved their results with group activity. |
id |
UFC-7_80db961d3ec8155203a6cd7eda317a20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44090 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugadaPensamento - ComputaçãoComputação - Ensino FundamentalSistematização do Conteúdo CurricularA problem in the teaching and learning process is developing students' critical thinking and problem-solving skills. A strategy that has been used is the teaching of Computational Thinking and the Unplugged Computing technique. This article describes a case study carried out in the discipline of Computational Thinking in a private elementary school. The goal of the case study was to stimulate the individual and collaborative logical reasoning through a Unplugged Computing activity. The study was accomplished out in two stages, the first one individually and the second collaboratively. As a result it was identified that the students of the 2nd. year of elementary school improved their results with group activity.Um problema no processo de ensino e aprendizagem é desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas dos estudantes. Uma estratégia que vem sendo utilizada é o ensino do Pensamento Computacional e a técnica de Computação Desplugada. Esse artigo descreve um estudo de caso realizado na disciplina de Pensamento Computacional em uma escola particular de Ensino Fundamental. O objetivo do estudo de caso foi estimular o raciocínio lógico individual e colaborativo por meio de uma atividade da Computação Desplugada. O estudo foi realizado em duas etapas, a primeira de forma individual e a segunda de forma colaborativa. Como resultado foi identificado que os estudantes do 2º. ano do Ensino Fundamental I melhoraram seus resultados com a atividade em grupo.UFSCar2019-07-25T11:26:14Z2019-07-25T11:26:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfWERLICH, Cláudia; CREMA, Cristiani; KEMCZINSKI, Avanilde; GASPARINI, Isabela. Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 719-728.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44090ark:/83112/0013000026p13Werlich, CláudiaCrema, CristianiKemczinski, AvanildeGasparini, Isabelaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:26:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44090Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:40.793582Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada |
title |
Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada |
spellingShingle |
Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada Werlich, Cláudia Pensamento - Computação Computação - Ensino Fundamental Sistematização do Conteúdo Curricular |
title_short |
Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada |
title_full |
Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada |
title_fullStr |
Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada |
title_full_unstemmed |
Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada |
title_sort |
Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada |
author |
Werlich, Cláudia |
author_facet |
Werlich, Cláudia Crema, Cristiani Kemczinski, Avanilde Gasparini, Isabela |
author_role |
author |
author2 |
Crema, Cristiani Kemczinski, Avanilde Gasparini, Isabela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Werlich, Cláudia Crema, Cristiani Kemczinski, Avanilde Gasparini, Isabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento - Computação Computação - Ensino Fundamental Sistematização do Conteúdo Curricular |
topic |
Pensamento - Computação Computação - Ensino Fundamental Sistematização do Conteúdo Curricular |
description |
A problem in the teaching and learning process is developing students' critical thinking and problem-solving skills. A strategy that has been used is the teaching of Computational Thinking and the Unplugged Computing technique. This article describes a case study carried out in the discipline of Computational Thinking in a private elementary school. The goal of the case study was to stimulate the individual and collaborative logical reasoning through a Unplugged Computing activity. The study was accomplished out in two stages, the first one individually and the second collaboratively. As a result it was identified that the students of the 2nd. year of elementary school improved their results with group activity. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-25T11:26:14Z 2019-07-25T11:26:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
WERLICH, Cláudia; CREMA, Cristiani; KEMCZINSKI, Avanilde; GASPARINI, Isabela. Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 719-728. 2316 8889 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44090 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/0013000026p13 |
identifier_str_mv |
WERLICH, Cláudia; CREMA, Cristiani; KEMCZINSKI, Avanilde; GASPARINI, Isabela. Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 719-728. 2316 8889 ark:/83112/0013000026p13 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818374079425544192 |