Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werlich, Cláudia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Crema, Cristiani, Kemczinski, Avanilde, Gasparini, Isabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000026p13
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44090
Resumo: A problem in the teaching and learning process is developing students' critical thinking and problem-solving skills. A strategy that has been used is the teaching of Computational Thinking and the Unplugged Computing technique. This article describes a case study carried out in the discipline of Computational Thinking in a private elementary school. The goal of the case study was to stimulate the individual and collaborative logical reasoning through a Unplugged Computing activity. The study was accomplished out in two stages, the first one individually and the second collaboratively. As a result it was identified that the students of the 2nd. year of elementary school improved their results with group activity.
id UFC-7_80db961d3ec8155203a6cd7eda317a20
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44090
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugadaPensamento - ComputaçãoComputação - Ensino FundamentalSistematização do Conteúdo CurricularA problem in the teaching and learning process is developing students' critical thinking and problem-solving skills. A strategy that has been used is the teaching of Computational Thinking and the Unplugged Computing technique. This article describes a case study carried out in the discipline of Computational Thinking in a private elementary school. The goal of the case study was to stimulate the individual and collaborative logical reasoning through a Unplugged Computing activity. The study was accomplished out in two stages, the first one individually and the second collaboratively. As a result it was identified that the students of the 2nd. year of elementary school improved their results with group activity.Um problema no processo de ensino e aprendizagem é desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas dos estudantes. Uma estratégia que vem sendo utilizada é o ensino do Pensamento Computacional e a técnica de Computação Desplugada. Esse artigo descreve um estudo de caso realizado na disciplina de Pensamento Computacional em uma escola particular de Ensino Fundamental. O objetivo do estudo de caso foi estimular o raciocínio lógico individual e colaborativo por meio de uma atividade da Computação Desplugada. O estudo foi realizado em duas etapas, a primeira de forma individual e a segunda de forma colaborativa. Como resultado foi identificado que os estudantes do 2º. ano do Ensino Fundamental I melhoraram seus resultados com a atividade em grupo.UFSCar2019-07-25T11:26:14Z2019-07-25T11:26:14Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfWERLICH, Cláudia; CREMA, Cristiani; KEMCZINSKI, Avanilde; GASPARINI, Isabela. Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 719-728.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44090ark:/83112/0013000026p13Werlich, CláudiaCrema, CristianiKemczinski, AvanildeGasparini, Isabelaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:26:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44090Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:40.793582Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada
title Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada
spellingShingle Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada
Werlich, Cláudia
Pensamento - Computação
Computação - Ensino Fundamental
Sistematização do Conteúdo Curricular
title_short Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada
title_full Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada
title_fullStr Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada
title_full_unstemmed Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada
title_sort Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada
author Werlich, Cláudia
author_facet Werlich, Cláudia
Crema, Cristiani
Kemczinski, Avanilde
Gasparini, Isabela
author_role author
author2 Crema, Cristiani
Kemczinski, Avanilde
Gasparini, Isabela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Werlich, Cláudia
Crema, Cristiani
Kemczinski, Avanilde
Gasparini, Isabela
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento - Computação
Computação - Ensino Fundamental
Sistematização do Conteúdo Curricular
topic Pensamento - Computação
Computação - Ensino Fundamental
Sistematização do Conteúdo Curricular
description A problem in the teaching and learning process is developing students' critical thinking and problem-solving skills. A strategy that has been used is the teaching of Computational Thinking and the Unplugged Computing technique. This article describes a case study carried out in the discipline of Computational Thinking in a private elementary school. The goal of the case study was to stimulate the individual and collaborative logical reasoning through a Unplugged Computing activity. The study was accomplished out in two stages, the first one individually and the second collaboratively. As a result it was identified that the students of the 2nd. year of elementary school improved their results with group activity.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-25T11:26:14Z
2019-07-25T11:26:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WERLICH, Cláudia; CREMA, Cristiani; KEMCZINSKI, Avanilde; GASPARINI, Isabela. Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 719-728.
2316 8889
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44090
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000026p13
identifier_str_mv WERLICH, Cláudia; CREMA, Cristiani; KEMCZINSKI, Avanilde; GASPARINI, Isabela. Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 719-728.
2316 8889
ark:/83112/0013000026p13
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv UFSCar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818374079425544192