O ensino de ciências e a cultura maker com o laboratório de fabricação digital FabLearn: um estudo de caso da elaboração e implementação de sequências didáticas no ensino fundamental II no município de Sobral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasileiro, Cesar de Castro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64712
Resumo: Acompanha produto educacional: "Manual de sequências didáticas de ciências: 6° ao 9 ano".
id UFC-7_835aaab7d8745c796e843b8b024ee943
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/64712
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O ensino de ciências e a cultura maker com o laboratório de fabricação digital FabLearn: um estudo de caso da elaboração e implementação de sequências didáticas no ensino fundamental II no município de SobralScience teaching and maker culture with the FabLearn digital fabrication laboratory: a case study of the development and implementation of didatic sequences in elementary school II in the city of SobralEnsino de ciênciasConstrucionismoTecnologia educacionalAmbiente de aprendizagemScience teachingConstructionismEducational technologyLearning environmentAcompanha produto educacional: "Manual de sequências didáticas de ciências: 6° ao 9 ano".Research carried out in the area of science education points to the existence of possibilities for achieving excellent results in the learning of elementary school students in public schools. Results that reach an effective level of depth in the proposed contents. The construction of science didactic sequences and implementation addressing themes in the area, motivation and stimulation of students to solve problem situations has proved to be of great value with regard to student learning. However, just the construction of a proposed didactic sequence to achieve learning is not enough. It is necessary to understand the stages and moments of each activity, leaving them well defined so that it is possible to intervene and monitor the performance of students to help guide them during the learning process. The present study deals with the qualitative analysis of four didactic sequences of applied sciences in a full-time school in the municipal network of Sobral-Ce as part of the implementation of the new science curriculum of the municipality guided by the FabLearn team for the construction of a manual with four sequences science didactics as an educational product. The construction of the stages and detailed moments of four didactic sequences was carried out in four grades of elementary school (6th, 7th, 8th and 9th years) and its implementation brought some evidence that allow a more in-depth qualitative analysis and a redesign of these sequences for the construction of a teachers manual as an educational product that aims to bring more meaningful learning within science education. The results made available here were collected and analyzed from these applications. What is expected with the analysis of the didactic sequences applied is the possibility of a more detailed redesign of each sequence and its insertion within a didactic sequences manual that will be used by other teachers who in turn will be able to adapt the activities according to their school contexts always aiming at students' learning.Pesquisas desenvolvidas na área de ensino de ciência nos apontam a existência das possibilidades de alcançar resultados excelentes na aprendizagem dos alunos de ensino fundamental das escolas públicas. Resultados esses que atingem um nível de aprofundamento eficaz nos conteúdos propostos. A construção de sequências didáticas de ciências e implementação abordando temas da área, motivação e estimulação dos alunos a resolver situações problemas tem se mostrado de grande valia no que diz respeito à aprendizagem dos alunos. Porém, apenas a construção de uma sequência didática proposta para atingir a aprendizagem não é o suficiente. É necessário entender as etapas e momentos de cada atividade deixando-os bem definidos para que seja possível intervir e acompanhar o desempenho dos alunos para ajudar na orientação durante o processo de aprendizagem. O presente estudo trata da análise qualitativa de quatro sequências didáticas de ciências aplicadas em uma escola de tempo integral da rede municipal de Sobral-CE como parte da implementação do novo currículo de ciências do município orientado pela equipe Fablearn para construção de um manual com quatro sequências didáticas de ciências como produto educacional. A construção das etapas e momentos detalhados de quatro sequências didáticas foi realizada em quatro séries do ensino fundamental (6°, 7°, 8° e 9° anos) e sua implementação trouxe algumas evidências que possibilitam uma análise qualitativa mais aprofundada e um redesenho dessas sequências para construção de um manual de professores como produto educacional que tem como objetivo trazer uma aprendizagem mais significativa dentro do ensino de ciências. Os resultados aqui disponibilizados foram coletados e analisados a partir destas aplicações. O que se espera com a análise das sequências didáticas aplicadas é a possibilidade de um redesenho mais detalhado de cada sequência e sua inserção dentro de um manual de sequências didáticas que será utilizado por outros professores que por sua vez poderão adaptar as atividades de acordo com seus contextos escolares visando sempre a aprendizagem dos alunos.Vasconcelos, Francisco Herbert LimaBlikstein, PauloBrasileiro, Cesar de Castro2022-03-30T19:43:19Z2022-03-30T19:43:19Z2021-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBRASILEIRO, Cesar de Castro. O ensino de ciências e a cultura maker com o laboratório de fabricação digital FabLearn: um estudo de caso da elaboração e implementação de sequências didáticas no ensino fundamental II no município de Sobral. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64712porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-30T13:18:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/64712Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2022-11-30T13:18:48Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de ciências e a cultura maker com o laboratório de fabricação digital FabLearn: um estudo de caso da elaboração e implementação de sequências didáticas no ensino fundamental II no município de Sobral
Science teaching and maker culture with the FabLearn digital fabrication laboratory: a case study of the development and implementation of didatic sequences in elementary school II in the city of Sobral
title O ensino de ciências e a cultura maker com o laboratório de fabricação digital FabLearn: um estudo de caso da elaboração e implementação de sequências didáticas no ensino fundamental II no município de Sobral
spellingShingle O ensino de ciências e a cultura maker com o laboratório de fabricação digital FabLearn: um estudo de caso da elaboração e implementação de sequências didáticas no ensino fundamental II no município de Sobral
Brasileiro, Cesar de Castro
Ensino de ciências
Construcionismo
Tecnologia educacional
Ambiente de aprendizagem
Science teaching
Constructionism
Educational technology
Learning environment
title_short O ensino de ciências e a cultura maker com o laboratório de fabricação digital FabLearn: um estudo de caso da elaboração e implementação de sequências didáticas no ensino fundamental II no município de Sobral
title_full O ensino de ciências e a cultura maker com o laboratório de fabricação digital FabLearn: um estudo de caso da elaboração e implementação de sequências didáticas no ensino fundamental II no município de Sobral
title_fullStr O ensino de ciências e a cultura maker com o laboratório de fabricação digital FabLearn: um estudo de caso da elaboração e implementação de sequências didáticas no ensino fundamental II no município de Sobral
title_full_unstemmed O ensino de ciências e a cultura maker com o laboratório de fabricação digital FabLearn: um estudo de caso da elaboração e implementação de sequências didáticas no ensino fundamental II no município de Sobral
title_sort O ensino de ciências e a cultura maker com o laboratório de fabricação digital FabLearn: um estudo de caso da elaboração e implementação de sequências didáticas no ensino fundamental II no município de Sobral
author Brasileiro, Cesar de Castro
author_facet Brasileiro, Cesar de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Francisco Herbert Lima
Blikstein, Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasileiro, Cesar de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Construcionismo
Tecnologia educacional
Ambiente de aprendizagem
Science teaching
Constructionism
Educational technology
Learning environment
topic Ensino de ciências
Construcionismo
Tecnologia educacional
Ambiente de aprendizagem
Science teaching
Constructionism
Educational technology
Learning environment
description Acompanha produto educacional: "Manual de sequências didáticas de ciências: 6° ao 9 ano".
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29
2022-03-30T19:43:19Z
2022-03-30T19:43:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRASILEIRO, Cesar de Castro. O ensino de ciências e a cultura maker com o laboratório de fabricação digital FabLearn: um estudo de caso da elaboração e implementação de sequências didáticas no ensino fundamental II no município de Sobral. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64712
identifier_str_mv BRASILEIRO, Cesar de Castro. O ensino de ciências e a cultura maker com o laboratório de fabricação digital FabLearn: um estudo de caso da elaboração e implementação de sequências didáticas no ensino fundamental II no município de Sobral. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935794848137217