O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14365 |
Resumo: | Esta tese procede da necessidade encontrada em minha dissertação de elaboração de materiais musicais e alternativas didáticas que integrem o aprendizado acadêmico de teoria musical a práticas baseadas fundamentalmente no repertório musical popular brasileiro. Nessa expectativa, o objetivo da presente pesquisa é apresentar experimentos de ensino que utilizam o solfejo e estimulam a produção de arranjos vinculando tais práticas a estudos de Harmonia e Contraponto. Procuro construir um referencial epistemológico que mostre novas concepções a respeito do valor da teoria musical no ensino de música, apresentar pesquisas recentes acerca de estratégias informais de aprendizagem musical replicáveis na licenciatura e refletir sobre o problema da aquisição de solfejo. Apresento concepções a respeito do conceito de interdisciplinaridade no grande campo da educação e pesquisas interdisciplinares atuais envolvendo estudos musicais. Proponho os experimentos didáticos interdisciplinares e mostro como o uso desses experimentos produziram modificações na sistemática de trabalho das disciplinas de Harmonia II e III a partir da intervenção de estudantes do curso de Licenciatura-Música da Universidade Federal do Ceará. Como resultado, observo a viabilidade de aplicação dos meus experimentos didáticos apresentados e passo a entender que as pedagogias tradicionalmente disciplinares não conseguem atender à constituição de ambientes de aprendizado que favoreçam a produção de conhecimento, tampouco desmistificar a possibilidade de desempenhar fazeres musicais criativos. |
id |
UFC-7_844ef80a9d1db4b60a324c2ab753c5d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/14365 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimentoAbordagem interdisciplinar do conhecimentoMúsica – Estudo e ensinoMúsica – Instrução e estudoTeoria musicalThéorie et pratique musicaleEnseignement de la musiqueEsta tese procede da necessidade encontrada em minha dissertação de elaboração de materiais musicais e alternativas didáticas que integrem o aprendizado acadêmico de teoria musical a práticas baseadas fundamentalmente no repertório musical popular brasileiro. Nessa expectativa, o objetivo da presente pesquisa é apresentar experimentos de ensino que utilizam o solfejo e estimulam a produção de arranjos vinculando tais práticas a estudos de Harmonia e Contraponto. Procuro construir um referencial epistemológico que mostre novas concepções a respeito do valor da teoria musical no ensino de música, apresentar pesquisas recentes acerca de estratégias informais de aprendizagem musical replicáveis na licenciatura e refletir sobre o problema da aquisição de solfejo. Apresento concepções a respeito do conceito de interdisciplinaridade no grande campo da educação e pesquisas interdisciplinares atuais envolvendo estudos musicais. Proponho os experimentos didáticos interdisciplinares e mostro como o uso desses experimentos produziram modificações na sistemática de trabalho das disciplinas de Harmonia II e III a partir da intervenção de estudantes do curso de Licenciatura-Música da Universidade Federal do Ceará. Como resultado, observo a viabilidade de aplicação dos meus experimentos didáticos apresentados e passo a entender que as pedagogias tradicionalmente disciplinares não conseguem atender à constituição de ambientes de aprendizado que favoreçam a produção de conhecimento, tampouco desmistificar a possibilidade de desempenhar fazeres musicais criativos.www.teses.ufc.brAlbuquerque, Luiz BotelhoTeixeira, Jáderson Aguiar2015-12-08T17:18:27Z2015-12-08T17:18:27Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Jáderson Aguiar. O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento. 2015. 164f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14365porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-20T19:44:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14365Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:59.770512Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento |
title |
O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento |
spellingShingle |
O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento Teixeira, Jáderson Aguiar Abordagem interdisciplinar do conhecimento Música – Estudo e ensino Música – Instrução e estudo Teoria musical Théorie et pratique musicale Enseignement de la musique |
title_short |
O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento |
title_full |
O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento |
title_fullStr |
O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento |
title_full_unstemmed |
O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento |
title_sort |
O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento |
author |
Teixeira, Jáderson Aguiar |
author_facet |
Teixeira, Jáderson Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Albuquerque, Luiz Botelho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Jáderson Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem interdisciplinar do conhecimento Música – Estudo e ensino Música – Instrução e estudo Teoria musical Théorie et pratique musicale Enseignement de la musique |
topic |
Abordagem interdisciplinar do conhecimento Música – Estudo e ensino Música – Instrução e estudo Teoria musical Théorie et pratique musicale Enseignement de la musique |
description |
Esta tese procede da necessidade encontrada em minha dissertação de elaboração de materiais musicais e alternativas didáticas que integrem o aprendizado acadêmico de teoria musical a práticas baseadas fundamentalmente no repertório musical popular brasileiro. Nessa expectativa, o objetivo da presente pesquisa é apresentar experimentos de ensino que utilizam o solfejo e estimulam a produção de arranjos vinculando tais práticas a estudos de Harmonia e Contraponto. Procuro construir um referencial epistemológico que mostre novas concepções a respeito do valor da teoria musical no ensino de música, apresentar pesquisas recentes acerca de estratégias informais de aprendizagem musical replicáveis na licenciatura e refletir sobre o problema da aquisição de solfejo. Apresento concepções a respeito do conceito de interdisciplinaridade no grande campo da educação e pesquisas interdisciplinares atuais envolvendo estudos musicais. Proponho os experimentos didáticos interdisciplinares e mostro como o uso desses experimentos produziram modificações na sistemática de trabalho das disciplinas de Harmonia II e III a partir da intervenção de estudantes do curso de Licenciatura-Música da Universidade Federal do Ceará. Como resultado, observo a viabilidade de aplicação dos meus experimentos didáticos apresentados e passo a entender que as pedagogias tradicionalmente disciplinares não conseguem atender à constituição de ambientes de aprendizado que favoreçam a produção de conhecimento, tampouco desmistificar a possibilidade de desempenhar fazeres musicais criativos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-08T17:18:27Z 2015-12-08T17:18:27Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TEIXEIRA, Jáderson Aguiar. O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento. 2015. 164f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14365 |
identifier_str_mv |
TEIXEIRA, Jáderson Aguiar. O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento. 2015. 164f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
www.teses.ufc.br |
publisher.none.fl_str_mv |
www.teses.ufc.br |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028758648520704 |