O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Jáderson Aguiar
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14365
Resumo: Esta tese procede da necessidade encontrada em minha dissertação de elaboração de materiais musicais e alternativas didáticas que integrem o aprendizado acadêmico de teoria musical a práticas baseadas fundamentalmente no repertório musical popular brasileiro. Nessa expectativa, o objetivo da presente pesquisa é apresentar experimentos de ensino que utilizam o solfejo e estimulam a produção de arranjos vinculando tais práticas a estudos de Harmonia e Contraponto. Procuro construir um referencial epistemológico que mostre novas concepções a respeito do valor da teoria musical no ensino de música, apresentar pesquisas recentes acerca de estratégias informais de aprendizagem musical replicáveis na licenciatura e refletir sobre o problema da aquisição de solfejo. Apresento concepções a respeito do conceito de interdisciplinaridade no grande campo da educação e pesquisas interdisciplinares atuais envolvendo estudos musicais. Proponho os experimentos didáticos interdisciplinares e mostro como o uso desses experimentos produziram modificações na sistemática de trabalho das disciplinas de Harmonia II e III a partir da intervenção de estudantes do curso de Licenciatura-Música da Universidade Federal do Ceará. Como resultado, observo a viabilidade de aplicação dos meus experimentos didáticos apresentados e passo a entender que as pedagogias tradicionalmente disciplinares não conseguem atender à constituição de ambientes de aprendizado que favoreçam a produção de conhecimento, tampouco desmistificar a possibilidade de desempenhar fazeres musicais criativos.
id UFC-7_844ef80a9d1db4b60a324c2ab753c5d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14365
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimentoAbordagem interdisciplinar do conhecimentoMúsica – Estudo e ensinoMúsica – Instrução e estudoTeoria musicalThéorie et pratique musicaleEnseignement de la musiqueEsta tese procede da necessidade encontrada em minha dissertação de elaboração de materiais musicais e alternativas didáticas que integrem o aprendizado acadêmico de teoria musical a práticas baseadas fundamentalmente no repertório musical popular brasileiro. Nessa expectativa, o objetivo da presente pesquisa é apresentar experimentos de ensino que utilizam o solfejo e estimulam a produção de arranjos vinculando tais práticas a estudos de Harmonia e Contraponto. Procuro construir um referencial epistemológico que mostre novas concepções a respeito do valor da teoria musical no ensino de música, apresentar pesquisas recentes acerca de estratégias informais de aprendizagem musical replicáveis na licenciatura e refletir sobre o problema da aquisição de solfejo. Apresento concepções a respeito do conceito de interdisciplinaridade no grande campo da educação e pesquisas interdisciplinares atuais envolvendo estudos musicais. Proponho os experimentos didáticos interdisciplinares e mostro como o uso desses experimentos produziram modificações na sistemática de trabalho das disciplinas de Harmonia II e III a partir da intervenção de estudantes do curso de Licenciatura-Música da Universidade Federal do Ceará. Como resultado, observo a viabilidade de aplicação dos meus experimentos didáticos apresentados e passo a entender que as pedagogias tradicionalmente disciplinares não conseguem atender à constituição de ambientes de aprendizado que favoreçam a produção de conhecimento, tampouco desmistificar a possibilidade de desempenhar fazeres musicais criativos.www.teses.ufc.brAlbuquerque, Luiz BotelhoTeixeira, Jáderson Aguiar2015-12-08T17:18:27Z2015-12-08T17:18:27Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTEIXEIRA, Jáderson Aguiar. O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento. 2015. 164f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14365porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-20T19:44:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14365Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:59.770512Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento
title O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento
spellingShingle O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento
Teixeira, Jáderson Aguiar
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Música – Estudo e ensino
Música – Instrução e estudo
Teoria musical
Théorie et pratique musicale
Enseignement de la musique
title_short O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento
title_full O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento
title_fullStr O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento
title_full_unstemmed O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento
title_sort O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento
author Teixeira, Jáderson Aguiar
author_facet Teixeira, Jáderson Aguiar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albuquerque, Luiz Botelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Jáderson Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Música – Estudo e ensino
Música – Instrução e estudo
Teoria musical
Théorie et pratique musicale
Enseignement de la musique
topic Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Música – Estudo e ensino
Música – Instrução e estudo
Teoria musical
Théorie et pratique musicale
Enseignement de la musique
description Esta tese procede da necessidade encontrada em minha dissertação de elaboração de materiais musicais e alternativas didáticas que integrem o aprendizado acadêmico de teoria musical a práticas baseadas fundamentalmente no repertório musical popular brasileiro. Nessa expectativa, o objetivo da presente pesquisa é apresentar experimentos de ensino que utilizam o solfejo e estimulam a produção de arranjos vinculando tais práticas a estudos de Harmonia e Contraponto. Procuro construir um referencial epistemológico que mostre novas concepções a respeito do valor da teoria musical no ensino de música, apresentar pesquisas recentes acerca de estratégias informais de aprendizagem musical replicáveis na licenciatura e refletir sobre o problema da aquisição de solfejo. Apresento concepções a respeito do conceito de interdisciplinaridade no grande campo da educação e pesquisas interdisciplinares atuais envolvendo estudos musicais. Proponho os experimentos didáticos interdisciplinares e mostro como o uso desses experimentos produziram modificações na sistemática de trabalho das disciplinas de Harmonia II e III a partir da intervenção de estudantes do curso de Licenciatura-Música da Universidade Federal do Ceará. Como resultado, observo a viabilidade de aplicação dos meus experimentos didáticos apresentados e passo a entender que as pedagogias tradicionalmente disciplinares não conseguem atender à constituição de ambientes de aprendizado que favoreçam a produção de conhecimento, tampouco desmistificar a possibilidade de desempenhar fazeres musicais criativos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-08T17:18:27Z
2015-12-08T17:18:27Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Jáderson Aguiar. O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento. 2015. 164f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14365
identifier_str_mv TEIXEIRA, Jáderson Aguiar. O ensino musical interdisciplinar de harmonia, contraponto, solfejo e arranjo como estratégia de produção de conhecimento. 2015. 164f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028758648520704