Impacto do arla 32 nos custos de transportes de carga rodoviárias: estudo de caso com base em análise de investimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Cícero Janderson Tavares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35767
Resumo: NEVES, Cícero Janderson Tavares. Impacto do arla 32 nos custos de transportes de carga rodoviárias: estudo de caso com base em análise de investimento. 2016. 66 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
id UFC-7_84fc46a3c76df8b600b58fa037b4a75d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/35767
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Impacto do arla 32 nos custos de transportes de carga rodoviárias: estudo de caso com base em análise de investimentoTransporte de carga rodoviárioAntipoluenteAnálise de InvestimentoGestão de custosPoluição atmosféricaNEVES, Cícero Janderson Tavares. Impacto do arla 32 nos custos de transportes de carga rodoviárias: estudo de caso com base em análise de investimento. 2016. 66 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.The aim of this work was to evaluate the financial impactof Arla32 in the road freight cost. With the increasing number of trucks and consequently increasing air pollution, PROCONVE standards,Stage 7 (heavy duty vehicles - diesel), come to promote new technologies to combat emissions. Thus, the SCR technology uses the Arla32 anti-pollutant and corresponds to a urea solution 32.5% high purity diluted with demineralized water which aims to reduce the emission of nitrogen oxides. In the economic and financial perspective it is essential to determine or estimate the cost of this anti-pollutant increase in road freight transport. To achieve the objectives of this research has two case studies, the first was made a survey of the main road transport costs and these costs to build a map to determine the impact of Arla32. In the second study we observed other anti-pollutant cost technologies. The impact of Arla32 in transportation costs is small, about 1.40%, but assessing this as cash and considering a fleet of over 20 trucks the value becomes representative for the use of anti-pollutant. The Investment analysis showed that both alternatives have good financial viabilityand must be implemented.O objetivo do trabalho foi avaliar o impacto financeiro do uso do Arla32 no custo do transporte rodoviário de carga. Com o crescente aumento da frota de veículos de TRC e consequentemente o aumento da poluição atmosférica, as normas do PROCONVE, Fase7 (veículos pesados - diesel), vêm a promover novas tecnologias no combate à emissão de poluentes. Assim, a tecnologia SCR faz uso do antipoluente Arla32 e corresponde a uma solução de uréia 32,5% de alta pureza diluído em água desmineralizada que tem como objetivo a redução na emissão dos óxidos de nitrogênio.Na ótica econômica e financeira é fundamental determinar ou estimar o acréscimo do custo deste antipoluente no transporte rodoviário de carga.Para atingir os objetivos desta pesquisa tem-se dois estudos de caso, no primeiro fora feito um levantamento dos principais custos de transporte rodoviário e com estes a construção de um mapa de custos para determinar o impacto do Arla32. No segundo estudo observou-se outras tecnologias custos de antipoluente.O impacto do Arla32 nos custos de transporte é pequeno, aproximadamente 1,40%, porém avaliando este como caixa e considerando uma frota acima de 20 caminhões o valor torna-se representativo para emprego do antipoluente. As análises de Investimento mostraram que ambas as alternativas apresentam boas viabilidades financeiras e devem ser implantadas.Bertoncini, Bruno VieiraNeves, Cícero Janderson Tavares2018-09-18T22:21:45Z2018-09-18T22:21:45Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNEVES, C. J. T. (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35767porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-18T22:21:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/35767Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:17.249843Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do arla 32 nos custos de transportes de carga rodoviárias: estudo de caso com base em análise de investimento
title Impacto do arla 32 nos custos de transportes de carga rodoviárias: estudo de caso com base em análise de investimento
spellingShingle Impacto do arla 32 nos custos de transportes de carga rodoviárias: estudo de caso com base em análise de investimento
Neves, Cícero Janderson Tavares
Transporte de carga rodoviário
Antipoluente
Análise de Investimento
Gestão de custos
Poluição atmosférica
title_short Impacto do arla 32 nos custos de transportes de carga rodoviárias: estudo de caso com base em análise de investimento
title_full Impacto do arla 32 nos custos de transportes de carga rodoviárias: estudo de caso com base em análise de investimento
title_fullStr Impacto do arla 32 nos custos de transportes de carga rodoviárias: estudo de caso com base em análise de investimento
title_full_unstemmed Impacto do arla 32 nos custos de transportes de carga rodoviárias: estudo de caso com base em análise de investimento
title_sort Impacto do arla 32 nos custos de transportes de carga rodoviárias: estudo de caso com base em análise de investimento
author Neves, Cícero Janderson Tavares
author_facet Neves, Cícero Janderson Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertoncini, Bruno Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Cícero Janderson Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte de carga rodoviário
Antipoluente
Análise de Investimento
Gestão de custos
Poluição atmosférica
topic Transporte de carga rodoviário
Antipoluente
Análise de Investimento
Gestão de custos
Poluição atmosférica
description NEVES, Cícero Janderson Tavares. Impacto do arla 32 nos custos de transportes de carga rodoviárias: estudo de caso com base em análise de investimento. 2016. 66 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-09-18T22:21:45Z
2018-09-18T22:21:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, C. J. T. (2016)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35767
identifier_str_mv NEVES, C. J. T. (2016)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028893254221824