Promoção da comunicação científica nas redes sociais: design e social media

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Neto, João Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Freitas, Rômulo Barros de, Silva, Ana Vitória Lobo da, Fernandes, Joana D’Arc Páscoa Bezerra
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63187
Resumo: Introdução: Em meio ao contexto atual da sociedade, as mídias sociais se tornaram ferramentas de comunicação muito importantes, seja pela intensa massificação de informações ou pela fácil acessibilidade com que certos conteúdos são transmitidos. Nesse sentido, esse trabalho apresenta o projeto Promoção da Comunicação Científica nas redes sociais: Design e Social Media. Objetivos: Esse projeto tem como objetivo facilitar o acesso ao conteúdo científico produzido pela Universidade Federal do Ceará por meio das mídias sociais, focando em uma linguagem simples e de fácil assimilação, aliada a uma produção visual que possibilite o entendimento dos leitores, de dentro e de fora do âmbito acadêmico, sobre o que é produzido dentro do universo da ciência. Metodologia: Para atender ao objetivo do projeto, inicialmente foi realizada uma capacitação dos bolsistas para realizarem as atividades propostas. Tal treinamento consistia em oficinas remotas que envolviam a prática e a teoria em comunicação científica, design gráfico para mídias/redes sociais, social media, acessibilidade e audiodescrição para mídias sociais e, por fim, boas práticas e aspectos legais nas redes sociais. Resultado: Disseminação de conteúdo visual e audiovisual acessível nas mídias sociais da Biblioteca de Ciências Humanas (BCH-UFC). Conclusão: O projeto possibilitou tornar a Universidade não apenas um local que produza conhecimento científico, mas também que o divulgue, esclareça e auxilie para que haja uma aplicabilidade na sociedade em geral. Dessa maneira, o corpo social terá um maior contato de maneira clara e objetiva com a ciência e seus benefícios à vida dos(as) cidadãos/cidadãs.
id UFC-7_8531c0ff86a71d12a9acdba9be5c9723
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/63187
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Promoção da comunicação científica nas redes sociais: design e social mediaMídias sociaisComunicação científicaAcessibilidade informacionalSocial mediaAcessibilidadeIntrodução: Em meio ao contexto atual da sociedade, as mídias sociais se tornaram ferramentas de comunicação muito importantes, seja pela intensa massificação de informações ou pela fácil acessibilidade com que certos conteúdos são transmitidos. Nesse sentido, esse trabalho apresenta o projeto Promoção da Comunicação Científica nas redes sociais: Design e Social Media. Objetivos: Esse projeto tem como objetivo facilitar o acesso ao conteúdo científico produzido pela Universidade Federal do Ceará por meio das mídias sociais, focando em uma linguagem simples e de fácil assimilação, aliada a uma produção visual que possibilite o entendimento dos leitores, de dentro e de fora do âmbito acadêmico, sobre o que é produzido dentro do universo da ciência. Metodologia: Para atender ao objetivo do projeto, inicialmente foi realizada uma capacitação dos bolsistas para realizarem as atividades propostas. Tal treinamento consistia em oficinas remotas que envolviam a prática e a teoria em comunicação científica, design gráfico para mídias/redes sociais, social media, acessibilidade e audiodescrição para mídias sociais e, por fim, boas práticas e aspectos legais nas redes sociais. Resultado: Disseminação de conteúdo visual e audiovisual acessível nas mídias sociais da Biblioteca de Ciências Humanas (BCH-UFC). Conclusão: O projeto possibilitou tornar a Universidade não apenas um local que produza conhecimento científico, mas também que o divulgue, esclareça e auxilie para que haja uma aplicabilidade na sociedade em geral. Dessa maneira, o corpo social terá um maior contato de maneira clara e objetiva com a ciência e seus benefícios à vida dos(as) cidadãos/cidadãs.2021-12-24T03:07:34Z2021-12-24T03:07:34Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA NETO, João Ferreira; FREITAS, Rômulo Barros de; SILVA, Ana Vitória Lobo da; FERNANDES, Joana D'Arc Páscoa Bezerra. Promoção da comunicação científica nas redes sociais: design e social media. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 5162, 2021.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63187Lima Neto, João FerreiraFreitas, Rômulo Barros deSilva, Ana Vitória Lobo daFernandes, Joana D’Arc Páscoa Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-15T19:40:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/63187Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:33.781806Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Promoção da comunicação científica nas redes sociais: design e social media
title Promoção da comunicação científica nas redes sociais: design e social media
spellingShingle Promoção da comunicação científica nas redes sociais: design e social media
Lima Neto, João Ferreira
Mídias sociais
Comunicação científica
Acessibilidade informacional
Social media
Acessibilidade
title_short Promoção da comunicação científica nas redes sociais: design e social media
title_full Promoção da comunicação científica nas redes sociais: design e social media
title_fullStr Promoção da comunicação científica nas redes sociais: design e social media
title_full_unstemmed Promoção da comunicação científica nas redes sociais: design e social media
title_sort Promoção da comunicação científica nas redes sociais: design e social media
author Lima Neto, João Ferreira
author_facet Lima Neto, João Ferreira
Freitas, Rômulo Barros de
Silva, Ana Vitória Lobo da
Fernandes, Joana D’Arc Páscoa Bezerra
author_role author
author2 Freitas, Rômulo Barros de
Silva, Ana Vitória Lobo da
Fernandes, Joana D’Arc Páscoa Bezerra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Neto, João Ferreira
Freitas, Rômulo Barros de
Silva, Ana Vitória Lobo da
Fernandes, Joana D’Arc Páscoa Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias sociais
Comunicação científica
Acessibilidade informacional
Social media
Acessibilidade
topic Mídias sociais
Comunicação científica
Acessibilidade informacional
Social media
Acessibilidade
description Introdução: Em meio ao contexto atual da sociedade, as mídias sociais se tornaram ferramentas de comunicação muito importantes, seja pela intensa massificação de informações ou pela fácil acessibilidade com que certos conteúdos são transmitidos. Nesse sentido, esse trabalho apresenta o projeto Promoção da Comunicação Científica nas redes sociais: Design e Social Media. Objetivos: Esse projeto tem como objetivo facilitar o acesso ao conteúdo científico produzido pela Universidade Federal do Ceará por meio das mídias sociais, focando em uma linguagem simples e de fácil assimilação, aliada a uma produção visual que possibilite o entendimento dos leitores, de dentro e de fora do âmbito acadêmico, sobre o que é produzido dentro do universo da ciência. Metodologia: Para atender ao objetivo do projeto, inicialmente foi realizada uma capacitação dos bolsistas para realizarem as atividades propostas. Tal treinamento consistia em oficinas remotas que envolviam a prática e a teoria em comunicação científica, design gráfico para mídias/redes sociais, social media, acessibilidade e audiodescrição para mídias sociais e, por fim, boas práticas e aspectos legais nas redes sociais. Resultado: Disseminação de conteúdo visual e audiovisual acessível nas mídias sociais da Biblioteca de Ciências Humanas (BCH-UFC). Conclusão: O projeto possibilitou tornar a Universidade não apenas um local que produza conhecimento científico, mas também que o divulgue, esclareça e auxilie para que haja uma aplicabilidade na sociedade em geral. Dessa maneira, o corpo social terá um maior contato de maneira clara e objetiva com a ciência e seus benefícios à vida dos(as) cidadãos/cidadãs.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-24T03:07:34Z
2021-12-24T03:07:34Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA NETO, João Ferreira; FREITAS, Rômulo Barros de; SILVA, Ana Vitória Lobo da; FERNANDES, Joana D'Arc Páscoa Bezerra. Promoção da comunicação científica nas redes sociais: design e social media. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 5162, 2021.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63187
identifier_str_mv LIMA NETO, João Ferreira; FREITAS, Rômulo Barros de; SILVA, Ana Vitória Lobo da; FERNANDES, Joana D'Arc Páscoa Bezerra. Promoção da comunicação científica nas redes sociais: design e social media. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 11, p. 5162, 2021.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028812305203200