Racismo Ambiental na comunidade do Cumbe/Aracati – Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, João Luís Joventino do
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38600
Resumo: As comunidades tradicionais representam territórios que são espaços de resistência de diversas etnias. Muitas destas comunidades, como os remanescentes de quilombos ainda hoje sofrem com a falta de políticas públicas, invasão de suas terras por grandes empresas que em nome do desenvolvimento, expulsas populações de suas áreas onde tradicionalmente exerciam suas atividades tradicionais, seja na produção de artesanato, cultivo da terra ou pesca artesanal. A comunidade estudada não foge a regra das demais, pois se encontra na mesma situação de invisibilidade das demais sob a ameaça de perder suas áreas para grandes projetos que só se preocupam em mercantilizar a natureza e explorar mão-de-obra barata lucrando cada vez mais. Esta pesquisa pretende discutir o atual modelo de (des)envolvimento imposto pelos governos e empresários as comunidades tradicionais como o Cumbe. A luta pela defesa do território, modo de vida, autoafirmação das pessoas que vivem secularmente nestes espaços e por uma contrapedagogia libertadora, que aborde questões sobre os processos educativos com base na Lei Federal de 1998 no art. 68 e na Lei 10,639/03, caracterizando desta forma a existência ou não, de caso de racismo ambiental.
id UFC-7_86868d63ef566e68e2d5598fdcd8fa11
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38600
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Racismo Ambiental na comunidade do Cumbe/Aracati – CearáComunidade Quilombola do Cumbe (Aracati,CE)Identidade étnico-racialRacismoAs comunidades tradicionais representam territórios que são espaços de resistência de diversas etnias. Muitas destas comunidades, como os remanescentes de quilombos ainda hoje sofrem com a falta de políticas públicas, invasão de suas terras por grandes empresas que em nome do desenvolvimento, expulsas populações de suas áreas onde tradicionalmente exerciam suas atividades tradicionais, seja na produção de artesanato, cultivo da terra ou pesca artesanal. A comunidade estudada não foge a regra das demais, pois se encontra na mesma situação de invisibilidade das demais sob a ameaça de perder suas áreas para grandes projetos que só se preocupam em mercantilizar a natureza e explorar mão-de-obra barata lucrando cada vez mais. Esta pesquisa pretende discutir o atual modelo de (des)envolvimento imposto pelos governos e empresários as comunidades tradicionais como o Cumbe. A luta pela defesa do território, modo de vida, autoafirmação das pessoas que vivem secularmente nestes espaços e por uma contrapedagogia libertadora, que aborde questões sobre os processos educativos com base na Lei Federal de 1998 no art. 68 e na Lei 10,639/03, caracterizando desta forma a existência ou não, de caso de racismo ambiental.2018-12-28T00:03:51Z2018-12-28T00:03:51Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfNASCIMENTO, João Luís Joventino do. Racismo Ambiental na comunidade do Cumbe/Aracati – Ceará. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO, 1., 07 a 09 nov. 2012, Natal (RN). Anais... Natal (RN), 2012.978-85-7273-952-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38600Nascimento, João Luís Joventino doporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38600Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:53.708104Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Racismo Ambiental na comunidade do Cumbe/Aracati – Ceará
title Racismo Ambiental na comunidade do Cumbe/Aracati – Ceará
spellingShingle Racismo Ambiental na comunidade do Cumbe/Aracati – Ceará
Nascimento, João Luís Joventino do
Comunidade Quilombola do Cumbe (Aracati,CE)
Identidade étnico-racial
Racismo
title_short Racismo Ambiental na comunidade do Cumbe/Aracati – Ceará
title_full Racismo Ambiental na comunidade do Cumbe/Aracati – Ceará
title_fullStr Racismo Ambiental na comunidade do Cumbe/Aracati – Ceará
title_full_unstemmed Racismo Ambiental na comunidade do Cumbe/Aracati – Ceará
title_sort Racismo Ambiental na comunidade do Cumbe/Aracati – Ceará
author Nascimento, João Luís Joventino do
author_facet Nascimento, João Luís Joventino do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, João Luís Joventino do
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade Quilombola do Cumbe (Aracati,CE)
Identidade étnico-racial
Racismo
topic Comunidade Quilombola do Cumbe (Aracati,CE)
Identidade étnico-racial
Racismo
description As comunidades tradicionais representam territórios que são espaços de resistência de diversas etnias. Muitas destas comunidades, como os remanescentes de quilombos ainda hoje sofrem com a falta de políticas públicas, invasão de suas terras por grandes empresas que em nome do desenvolvimento, expulsas populações de suas áreas onde tradicionalmente exerciam suas atividades tradicionais, seja na produção de artesanato, cultivo da terra ou pesca artesanal. A comunidade estudada não foge a regra das demais, pois se encontra na mesma situação de invisibilidade das demais sob a ameaça de perder suas áreas para grandes projetos que só se preocupam em mercantilizar a natureza e explorar mão-de-obra barata lucrando cada vez mais. Esta pesquisa pretende discutir o atual modelo de (des)envolvimento imposto pelos governos e empresários as comunidades tradicionais como o Cumbe. A luta pela defesa do território, modo de vida, autoafirmação das pessoas que vivem secularmente nestes espaços e por uma contrapedagogia libertadora, que aborde questões sobre os processos educativos com base na Lei Federal de 1998 no art. 68 e na Lei 10,639/03, caracterizando desta forma a existência ou não, de caso de racismo ambiental.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-12-28T00:03:51Z
2018-12-28T00:03:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, João Luís Joventino do. Racismo Ambiental na comunidade do Cumbe/Aracati – Ceará. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO, 1., 07 a 09 nov. 2012, Natal (RN). Anais... Natal (RN), 2012.
978-85-7273-952-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38600
identifier_str_mv NASCIMENTO, João Luís Joventino do. Racismo Ambiental na comunidade do Cumbe/Aracati – Ceará. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO, 1., 07 a 09 nov. 2012, Natal (RN). Anais... Natal (RN), 2012.
978-85-7273-952-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029045833564160