Bergson, liberdade e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Allison Duarte
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19668
Resumo: BARBOSA, Allison Duarte. Bergson, liberdade e aprendizagem. 2016. 156f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
id UFC-7_870b8ee7237550c6fbfb264071e6983d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/19668
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Bergson, liberdade e aprendizagemBergson, freedom and learningBergson, Henri 1859 1941 – Critica e interpretaçãoBergson, Henri 1859 1941 – Contribuição a educaçãoAprendizagemCogniçãoExperienceFreedomBARBOSA, Allison Duarte. Bergson, liberdade e aprendizagem. 2016. 156f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.In his first book, Essay about the Immediate Data of Consciousness, Bergson seeks to resolve or dissolve the "freedom's problem" through debugging time, the similarity with the space. As a result, he presents a unique perception of freedom, irreducible to the term of the determinism of the free will defenders. For this, the author had to confront himself to the problematic left by Kant's Critique and made some changes on it. The problem of this research is: what critical and positive effects these changes have on the research of learning? What connection between freedom, to Bergson, and learning can present due to these developments?Em seu primeiro livro, Ensaio Sobre os Dados Imediatos da Consciência, Bergson busca resolver ou dissolver o “problema da liberdade” por meio de depuração do tempo da similitude com o espaço. Como resultado, ele apresenta uma percepção singular da liberdade, irredutível aos termos do determinismo e dos defensores do livre arbítrio. Para isso, o autor teve de se confrontar com a problemática da Crítica kantiana e efetuar nela certas alterações. O problema desta pesquisa é: que efeitos críticos e positivos essas alterações exercem na investigação da aprendizagem? Que relação entre liberdade, no sentido de Bergson, e aprendizagem pode se apresentar por conta desses desdobramentos?Costa, Sylvio de Sousa GadelhaBarbosa, Allison Duarte2016-09-22T16:06:51Z2016-09-22T16:06:51Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, A. D.; COSTA, S. S. G. (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19668porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-26T11:53:56Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19668Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2017-01-26T11:53:56Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Bergson, liberdade e aprendizagem
Bergson, freedom and learning
title Bergson, liberdade e aprendizagem
spellingShingle Bergson, liberdade e aprendizagem
Barbosa, Allison Duarte
Bergson, Henri 1859 1941 – Critica e interpretação
Bergson, Henri 1859 1941 – Contribuição a educação
Aprendizagem
Cognição
Experience
Freedom
title_short Bergson, liberdade e aprendizagem
title_full Bergson, liberdade e aprendizagem
title_fullStr Bergson, liberdade e aprendizagem
title_full_unstemmed Bergson, liberdade e aprendizagem
title_sort Bergson, liberdade e aprendizagem
author Barbosa, Allison Duarte
author_facet Barbosa, Allison Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Sylvio de Sousa Gadelha
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Allison Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Bergson, Henri 1859 1941 – Critica e interpretação
Bergson, Henri 1859 1941 – Contribuição a educação
Aprendizagem
Cognição
Experience
Freedom
topic Bergson, Henri 1859 1941 – Critica e interpretação
Bergson, Henri 1859 1941 – Contribuição a educação
Aprendizagem
Cognição
Experience
Freedom
description BARBOSA, Allison Duarte. Bergson, liberdade e aprendizagem. 2016. 156f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-22T16:06:51Z
2016-09-22T16:06:51Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, A. D.; COSTA, S. S. G. (2016)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19668
identifier_str_mv BARBOSA, A. D.; COSTA, S. S. G. (2016)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935778537537536