Avaliação do desempenho da segurança de tráfego de sistemas viário do tipo binários no Município de Fortaleza-CE.
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56258 |
Resumo: | Este trabalho objetiva avaliar a eficácia de sistemas viários binários na segurança de tráfego. Este estudo observacional em seis binários, implantados entre 2014 e 2015 em Fortaleza/CE, usou uma configuração de via que prioriza o transporte público à melhoria da fluidez. Por meio da metodologia “Antes” e “Depois” foram observados acidentes, ocorridos em três anos, antes e após a implantação dos binários, comparando-os com as ocorrências de trânsito em trechos semelhantes não binários, considerados grupo de comparação (GC). Na análise desses grupos, observou-se um aumento estatisticamente significativo para acidentes com vítimas. Nos demais acidentes a estimativa de redução de acidentes pelos efeitos de fatores globais agregados aos efeitos das implantações dos binários não se concretizaram nos períodos “depois”, o que se pode inferir que sem considerar os efeitos globais dos fatores externos os binários tiveram um efeito inverso, podendo ter influenciado no aumento dos acidentes. |
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Avaliação do desempenho da segurança de tráfego de sistemas viário do tipo binários no Município de Fortaleza-CE.Segurança rodoviáriaSistema binárioSegurança no trânsitoEngenharia de tráfegoTráfego urbanoMobilidade urbanaBináriosSistema viário urbanoEste trabalho objetiva avaliar a eficácia de sistemas viários binários na segurança de tráfego. Este estudo observacional em seis binários, implantados entre 2014 e 2015 em Fortaleza/CE, usou uma configuração de via que prioriza o transporte público à melhoria da fluidez. Por meio da metodologia “Antes” e “Depois” foram observados acidentes, ocorridos em três anos, antes e após a implantação dos binários, comparando-os com as ocorrências de trânsito em trechos semelhantes não binários, considerados grupo de comparação (GC). Na análise desses grupos, observou-se um aumento estatisticamente significativo para acidentes com vítimas. Nos demais acidentes a estimativa de redução de acidentes pelos efeitos de fatores globais agregados aos efeitos das implantações dos binários não se concretizaram nos períodos “depois”, o que se pode inferir que sem considerar os efeitos globais dos fatores externos os binários tiveram um efeito inverso, podendo ter influenciado no aumento dos acidentes.2021-01-29T14:43:51Z2021-01-29T14:43:51Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA, Larissa Antônia Barbosa; CAMPOS, Viviane Píccolo; TORRES, Caio Assunção. Avaliação do desempenho da segurança de tráfego de sistemas viário do tipo binários no Município de Fortaleza-CE. .In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.2590-2597.978-65-89319-00-9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56258Lima, Larissa Antônia BarbosaCampos, Viviane PíccoloTorres, Caio Assunçãoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-02T14:10:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56258Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:36.800536Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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