O Banco Mundial e a intervenção avaliativa na política educacional dos países pobres
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38907 |
Resumo: | Face ao vigor do debate atual sobre a intervenção e o consequente monitoramento do Banco Mundial na formulação e na efetivação das políticas educacionais nos países periféricos, particularmente no Brasil, em atendimento às necessidades impostas pelo capital em crise, elegemos como objetivo analisar os pressupostos da avaliação do referido Banco sobre o cumprimento das metas da universalização da Educação Básica, definidas no Programa de Educação para Todos, consolidado, em primeira instância, na Conferência Mundial de Educação Para Todos, em Jomtien, Tailândia, em 1990, e reiterado, uma década depois, no Marco de Ação de Dakar. Os termos e os critérios dessas avaliações foram publicados em documentos intitulados de Relatórios de Monitoramento de Educação para Todos, que expressam, como finalidade primeira, avaliar as políticas educacionais e os resultados alcançados nos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), tomando como base os critérios de gestão descentralizada, das reformas educacionais e de compromisso de racionalidade dos recursos públicos municipais. Sob a tutela do Banco Mundial, os Relatórios de Monitoramento de EPT, a partir de 2003, estão sequenciados por ano e tema, a saber: i) Relatório de Acompanhamento Global da EPT, 2003/4 - Gênero e Educação para Todos: o salto rumo à igualdade; ii) Relatório de Acompanhamento Global da EPT, 2005 - O Imperativo da Qualidade; iii) Relatório de Acompanhamento Global da EPT, 2006 - Alfabetização para a vida; iv) Relatório de Acompanhamento Global da EPT, 2007 - Bases Sólidas: Educação e Cuidados na Primeira Infância; v) Relatório de Monitoramento Global de EPT, 2008 - Educação para todos em 2015: Alcançaremos a meta?; vi) Relatório de Monitoramento Global de EPT, 2009 - Superando a desigualdade: por que a governança é importante; vii) Relatório de Monitoramento Global de EPT, 2010 - Alcançando os marginalizados. O estudo desses documentos volta-se para o exame dos fundamentos histórico-filosóficos e as implicações sócio-políticas do Movimento de Educação para Todos na reorganização das políticas educacionais no âmbito dos municípios brasileiros. Nosso estudo se articula aos postulados da ontologia marxiana que possibilita o correto entendimento acerca dos fundamentos do complexo educacional que, no plano da internacionalização da educação, aprofunda a desigualdade historicamente produzida nos países pobres. [...] |
id |
UFC-7_875e3b9fb288a824689027f698b5261f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38907 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Banco Mundial e a intervenção avaliativa na política educacional dos países pobresBanco MundialPoliticas educacionaisProcesso de avaliaçãoFace ao vigor do debate atual sobre a intervenção e o consequente monitoramento do Banco Mundial na formulação e na efetivação das políticas educacionais nos países periféricos, particularmente no Brasil, em atendimento às necessidades impostas pelo capital em crise, elegemos como objetivo analisar os pressupostos da avaliação do referido Banco sobre o cumprimento das metas da universalização da Educação Básica, definidas no Programa de Educação para Todos, consolidado, em primeira instância, na Conferência Mundial de Educação Para Todos, em Jomtien, Tailândia, em 1990, e reiterado, uma década depois, no Marco de Ação de Dakar. Os termos e os critérios dessas avaliações foram publicados em documentos intitulados de Relatórios de Monitoramento de Educação para Todos, que expressam, como finalidade primeira, avaliar as políticas educacionais e os resultados alcançados nos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), tomando como base os critérios de gestão descentralizada, das reformas educacionais e de compromisso de racionalidade dos recursos públicos municipais. Sob a tutela do Banco Mundial, os Relatórios de Monitoramento de EPT, a partir de 2003, estão sequenciados por ano e tema, a saber: i) Relatório de Acompanhamento Global da EPT, 2003/4 - Gênero e Educação para Todos: o salto rumo à igualdade; ii) Relatório de Acompanhamento Global da EPT, 2005 - O Imperativo da Qualidade; iii) Relatório de Acompanhamento Global da EPT, 2006 - Alfabetização para a vida; iv) Relatório de Acompanhamento Global da EPT, 2007 - Bases Sólidas: Educação e Cuidados na Primeira Infância; v) Relatório de Monitoramento Global de EPT, 2008 - Educação para todos em 2015: Alcançaremos a meta?; vi) Relatório de Monitoramento Global de EPT, 2009 - Superando a desigualdade: por que a governança é importante; vii) Relatório de Monitoramento Global de EPT, 2010 - Alcançando os marginalizados. O estudo desses documentos volta-se para o exame dos fundamentos histórico-filosóficos e as implicações sócio-políticas do Movimento de Educação para Todos na reorganização das políticas educacionais no âmbito dos municípios brasileiros. Nosso estudo se articula aos postulados da ontologia marxiana que possibilita o correto entendimento acerca dos fundamentos do complexo educacional que, no plano da internacionalização da educação, aprofunda a desigualdade historicamente produzida nos países pobres. [...]2019-01-18T20:38:46Z2019-01-18T20:38:46Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRABELO, Josefa Jackline; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes. O Banco Mundial e a intervenção avaliativa na política educacional dos países pobres. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 16 a 19 maio 2011, Vitória (ES). Anais... Vitória (ES), 2011..2236-1855http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38907Rabelo, Josefa JacklineSegundo, Maria das Dores Mendesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-14T20:09:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38907Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:29.097576Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Banco Mundial e a intervenção avaliativa na política educacional dos países pobres |
title |
O Banco Mundial e a intervenção avaliativa na política educacional dos países pobres |
spellingShingle |
O Banco Mundial e a intervenção avaliativa na política educacional dos países pobres Rabelo, Josefa Jackline Banco Mundial Politicas educacionais Processo de avaliação |
title_short |
O Banco Mundial e a intervenção avaliativa na política educacional dos países pobres |
title_full |
O Banco Mundial e a intervenção avaliativa na política educacional dos países pobres |
title_fullStr |
O Banco Mundial e a intervenção avaliativa na política educacional dos países pobres |
title_full_unstemmed |
O Banco Mundial e a intervenção avaliativa na política educacional dos países pobres |
title_sort |
O Banco Mundial e a intervenção avaliativa na política educacional dos países pobres |
author |
Rabelo, Josefa Jackline |
author_facet |
Rabelo, Josefa Jackline Segundo, Maria das Dores Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Segundo, Maria das Dores Mendes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rabelo, Josefa Jackline Segundo, Maria das Dores Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banco Mundial Politicas educacionais Processo de avaliação |
topic |
Banco Mundial Politicas educacionais Processo de avaliação |
description |
Face ao vigor do debate atual sobre a intervenção e o consequente monitoramento do Banco Mundial na formulação e na efetivação das políticas educacionais nos países periféricos, particularmente no Brasil, em atendimento às necessidades impostas pelo capital em crise, elegemos como objetivo analisar os pressupostos da avaliação do referido Banco sobre o cumprimento das metas da universalização da Educação Básica, definidas no Programa de Educação para Todos, consolidado, em primeira instância, na Conferência Mundial de Educação Para Todos, em Jomtien, Tailândia, em 1990, e reiterado, uma década depois, no Marco de Ação de Dakar. Os termos e os critérios dessas avaliações foram publicados em documentos intitulados de Relatórios de Monitoramento de Educação para Todos, que expressam, como finalidade primeira, avaliar as políticas educacionais e os resultados alcançados nos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), tomando como base os critérios de gestão descentralizada, das reformas educacionais e de compromisso de racionalidade dos recursos públicos municipais. Sob a tutela do Banco Mundial, os Relatórios de Monitoramento de EPT, a partir de 2003, estão sequenciados por ano e tema, a saber: i) Relatório de Acompanhamento Global da EPT, 2003/4 - Gênero e Educação para Todos: o salto rumo à igualdade; ii) Relatório de Acompanhamento Global da EPT, 2005 - O Imperativo da Qualidade; iii) Relatório de Acompanhamento Global da EPT, 2006 - Alfabetização para a vida; iv) Relatório de Acompanhamento Global da EPT, 2007 - Bases Sólidas: Educação e Cuidados na Primeira Infância; v) Relatório de Monitoramento Global de EPT, 2008 - Educação para todos em 2015: Alcançaremos a meta?; vi) Relatório de Monitoramento Global de EPT, 2009 - Superando a desigualdade: por que a governança é importante; vii) Relatório de Monitoramento Global de EPT, 2010 - Alcançando os marginalizados. O estudo desses documentos volta-se para o exame dos fundamentos histórico-filosóficos e as implicações sócio-políticas do Movimento de Educação para Todos na reorganização das políticas educacionais no âmbito dos municípios brasileiros. Nosso estudo se articula aos postulados da ontologia marxiana que possibilita o correto entendimento acerca dos fundamentos do complexo educacional que, no plano da internacionalização da educação, aprofunda a desigualdade historicamente produzida nos países pobres. [...] |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2019-01-18T20:38:46Z 2019-01-18T20:38:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RABELO, Josefa Jackline; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes. O Banco Mundial e a intervenção avaliativa na política educacional dos países pobres. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 16 a 19 maio 2011, Vitória (ES). Anais... Vitória (ES), 2011.. 2236-1855 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38907 |
identifier_str_mv |
RABELO, Josefa Jackline; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes. O Banco Mundial e a intervenção avaliativa na política educacional dos países pobres. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 16 a 19 maio 2011, Vitória (ES). Anais... Vitória (ES), 2011.. 2236-1855 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028763043102720 |