Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26017 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003006100003 |
Resumo: | Este artigo analisa as relações estabelecidas entre a equipe de diretores, técnicos e conselheiros do Banco Mundial, autores de um projeto político para a educação pública que conta com a conivência da equipe brasileira do Ministério da Educação (MEC). A autora revela as relações de poder entre as equipes e afirma que ocorre uma apropriação das estruturas institucionais educacionais do país por meio do desenvolvimento de projetos, programas e planos que alcançam o interior da escola pública, entre eles o projeto político-pedagógico. |
id |
UNB_d92beabe46df7f670bcf692bba484aec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/26017 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileiraFrom the political project of the World Bank to the political-pedagogic project of Brazilian public schoolsBanco MundialPolíticas educacionaisProjeto político pedagógicoEste artigo analisa as relações estabelecidas entre a equipe de diretores, técnicos e conselheiros do Banco Mundial, autores de um projeto político para a educação pública que conta com a conivência da equipe brasileira do Ministério da Educação (MEC). A autora revela as relações de poder entre as equipes e afirma que ocorre uma apropriação das estruturas institucionais educacionais do país por meio do desenvolvimento de projetos, programas e planos que alcançam o interior da escola pública, entre eles o projeto político-pedagógico.This paper analyzes the relationships amongst the following groups: the World Bank's directors, technicians, and counselors who promoted a political project for public education supported by the Brazilian group, from the Department of Education (MEC). The author points out the power the relations between both sides and the appropriation of the Brazilian institutional structures of education through the development of projects, programs, and plans that reach the inner environment of public schools, one of which is the political-pedagogic project.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Centro de Estudos Educação e Sociedade2017-12-07T04:37:43Z2017-12-07T04:37:43Z2003-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Maria Abádia da. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cadernos CEDES, v. 23, n. 61, p. 283-301, dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622003006100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/ghxkCxNyHpsGrB9PQP4GybT/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26017https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003006100003Cadernos CEDES - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/ghxkCxNyHpsGrB9PQP4GybT/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Abádia daporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:29:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/26017Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:29:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira From the political project of the World Bank to the political-pedagogic project of Brazilian public schools |
title |
Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira |
spellingShingle |
Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira Silva, Maria Abádia da Banco Mundial Políticas educacionais Projeto político pedagógico |
title_short |
Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira |
title_full |
Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira |
title_fullStr |
Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira |
title_full_unstemmed |
Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira |
title_sort |
Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira |
author |
Silva, Maria Abádia da |
author_facet |
Silva, Maria Abádia da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Abádia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banco Mundial Políticas educacionais Projeto político pedagógico |
topic |
Banco Mundial Políticas educacionais Projeto político pedagógico |
description |
Este artigo analisa as relações estabelecidas entre a equipe de diretores, técnicos e conselheiros do Banco Mundial, autores de um projeto político para a educação pública que conta com a conivência da equipe brasileira do Ministério da Educação (MEC). A autora revela as relações de poder entre as equipes e afirma que ocorre uma apropriação das estruturas institucionais educacionais do país por meio do desenvolvimento de projetos, programas e planos que alcançam o interior da escola pública, entre eles o projeto político-pedagógico. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12 2017-12-07T04:37:43Z 2017-12-07T04:37:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Maria Abádia da. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cadernos CEDES, v. 23, n. 61, p. 283-301, dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622003006100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/ghxkCxNyHpsGrB9PQP4GybT/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26017 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003006100003 |
identifier_str_mv |
SILVA, Maria Abádia da. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cadernos CEDES, v. 23, n. 61, p. 283-301, dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622003006100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/ghxkCxNyHpsGrB9PQP4GybT/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26017 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003006100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580837058478080 |