Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Abádia da
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26017
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003006100003
Resumo: Este artigo analisa as relações estabelecidas entre a equipe de diretores, técnicos e conselheiros do Banco Mundial, autores de um projeto político para a educação pública que conta com a conivência da equipe brasileira do Ministério da Educação (MEC). A autora revela as relações de poder entre as equipes e afirma que ocorre uma apropriação das estruturas institucionais educacionais do país por meio do desenvolvimento de projetos, programas e planos que alcançam o interior da escola pública, entre eles o projeto político-pedagógico.
id UNB_d92beabe46df7f670bcf692bba484aec
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/26017
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileiraFrom the political project of the World Bank to the political-pedagogic project of Brazilian public schoolsBanco MundialPolíticas educacionaisProjeto político pedagógicoEste artigo analisa as relações estabelecidas entre a equipe de diretores, técnicos e conselheiros do Banco Mundial, autores de um projeto político para a educação pública que conta com a conivência da equipe brasileira do Ministério da Educação (MEC). A autora revela as relações de poder entre as equipes e afirma que ocorre uma apropriação das estruturas institucionais educacionais do país por meio do desenvolvimento de projetos, programas e planos que alcançam o interior da escola pública, entre eles o projeto político-pedagógico.This paper analyzes the relationships amongst the following groups: the World Bank's directors, technicians, and counselors who promoted a political project for public education supported by the Brazilian group, from the Department of Education (MEC). The author points out the power the relations between both sides and the appropriation of the Brazilian institutional structures of education through the development of projects, programs, and plans that reach the inner environment of public schools, one of which is the political-pedagogic project.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Centro de Estudos Educação e Sociedade2017-12-07T04:37:43Z2017-12-07T04:37:43Z2003-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Maria Abádia da. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cadernos CEDES, v. 23, n. 61, p. 283-301, dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622003006100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/ghxkCxNyHpsGrB9PQP4GybT/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26017https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003006100003Cadernos CEDES - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/ghxkCxNyHpsGrB9PQP4GybT/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Abádia daporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:29:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/26017Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:29:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira
From the political project of the World Bank to the political-pedagogic project of Brazilian public schools
title Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira
spellingShingle Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira
Silva, Maria Abádia da
Banco Mundial
Políticas educacionais
Projeto político pedagógico
title_short Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira
title_full Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira
title_fullStr Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira
title_full_unstemmed Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira
title_sort Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira
author Silva, Maria Abádia da
author_facet Silva, Maria Abádia da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Abádia da
dc.subject.por.fl_str_mv Banco Mundial
Políticas educacionais
Projeto político pedagógico
topic Banco Mundial
Políticas educacionais
Projeto político pedagógico
description Este artigo analisa as relações estabelecidas entre a equipe de diretores, técnicos e conselheiros do Banco Mundial, autores de um projeto político para a educação pública que conta com a conivência da equipe brasileira do Ministério da Educação (MEC). A autora revela as relações de poder entre as equipes e afirma que ocorre uma apropriação das estruturas institucionais educacionais do país por meio do desenvolvimento de projetos, programas e planos que alcançam o interior da escola pública, entre eles o projeto político-pedagógico.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12
2017-12-07T04:37:43Z
2017-12-07T04:37:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria Abádia da. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cadernos CEDES, v. 23, n. 61, p. 283-301, dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622003006100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/ghxkCxNyHpsGrB9PQP4GybT/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26017
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003006100003
identifier_str_mv SILVA, Maria Abádia da. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cadernos CEDES, v. 23, n. 61, p. 283-301, dez. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622003006100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/ghxkCxNyHpsGrB9PQP4GybT/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26017
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622003006100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580837058478080