Reflexões sobre o pensamento didático-estético de Comenius a partir de seus intérpretes, no contexto de um diálogo com Marx e Lukács

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo, Ana Paula Sancho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Farias Junior, Lindolfo Ramalho, Costa, Frederico Jorge Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49039
Resumo: This article exposes the bibliographic search results for seminar presentation purposes about the thinker Comenius in Discipline Theories of Education and Teacher Training in the Postgraduate Course in Education of the State University of Ceará. Aims to analyze textbook technology, the art and aesthetics of didacography as a universal methodology for the teaching proposed by Comenius in an attempt to perceive the nuances of these human objectifications under the critical view of Karl Marx and George Lukacs. The method used was historical materialism for understanding the object under study, whereas the heritage of the great human productions are baselines for Marxian thought. Bibliographic analysis is an initial approach technique that reveals the appearance of the searched object in search of its essence. The categories developed by Comenius differ from those developed by Marx and Lukács, although it is clear that the education of the 21st century capitalist world engenders a way of doing comenian education to the detriment of the possibilities pointed out by Marx in the formation of the universal man.
id UFC-7_87f81b3a162ccafc4e4cfa1f3b64c79c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/49039
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o pensamento didático-estético de Comenius a partir de seus intérpretes, no contexto de um diálogo com Marx e LukácsReflections on pedagogical-esthetic thinking of the comenius from theur interpreters, in the context of a dialogue with Marx and LukácsTecnologia do livro didáticoArte e estética da didacografiaMetodologia UniversalComenius, Johann Amos, 1592-1670This article exposes the bibliographic search results for seminar presentation purposes about the thinker Comenius in Discipline Theories of Education and Teacher Training in the Postgraduate Course in Education of the State University of Ceará. Aims to analyze textbook technology, the art and aesthetics of didacography as a universal methodology for the teaching proposed by Comenius in an attempt to perceive the nuances of these human objectifications under the critical view of Karl Marx and George Lukacs. The method used was historical materialism for understanding the object under study, whereas the heritage of the great human productions are baselines for Marxian thought. Bibliographic analysis is an initial approach technique that reveals the appearance of the searched object in search of its essence. The categories developed by Comenius differ from those developed by Marx and Lukács, although it is clear that the education of the 21st century capitalist world engenders a way of doing comenian education to the detriment of the possibilities pointed out by Marx in the formation of the universal man.Este artigo expõe os resultados da pesquisa bibliográfica para fins de apresentação de seminário sobre o pensador Comenius na Disciplina Teorias da Educação e Formação de Professores no Curso de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Objetiva analisar a tecnologia do livro didático, a arte e a estética da didacografia como metodologia universal para o ensino proposto por Comenius na tentativa de perceber as nuances dessas objetivações humanas sob a visão crítica de Karl Marx e George Lukács. O método utilizado foi o materialismo histórico para a compreensão do objeto em estudo, visto que a herança das grandes produções humanas são linhas basilares para o pensamento marxiano. A análise bibliográfica é uma técnica de aproximação inicial que desvela a aparência do objeto pesquisado na busca de sua essência. Verifica-se que as categorias desenvolvidas por Comenius se distanciam daquelas desenvolvidas por Marx e Lukács, embora perceba-se que a educação do mundo capitalista do século XXI engendra uma forma de fazer educação comeniana em detrimento das possibilidades apontadas por Marx na formação do homem universal.Revista Eletrônica Arma da Crítica2019-12-23T19:44:27Z2019-12-23T19:44:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDIOGO, Ana Paula Sancho; FARIAS JUNIOR, Lindolfo Ramalho; COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Reflexões sobre o pensamento didático-estético de Comenius a partir de seus intérpretes, no contexto de um diálogo com Marx e Lukács. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 11, p. 125-139, maio 2019.1984-4735http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49039Diogo, Ana Paula SanchoFarias Junior, Lindolfo RamalhoCosta, Frederico Jorge Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:23:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49039Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:22.465763Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o pensamento didático-estético de Comenius a partir de seus intérpretes, no contexto de um diálogo com Marx e Lukács
Reflections on pedagogical-esthetic thinking of the comenius from theur interpreters, in the context of a dialogue with Marx and Lukács
title Reflexões sobre o pensamento didático-estético de Comenius a partir de seus intérpretes, no contexto de um diálogo com Marx e Lukács
spellingShingle Reflexões sobre o pensamento didático-estético de Comenius a partir de seus intérpretes, no contexto de um diálogo com Marx e Lukács
Diogo, Ana Paula Sancho
Tecnologia do livro didático
Arte e estética da didacografia
Metodologia Universal
Comenius, Johann Amos, 1592-1670
title_short Reflexões sobre o pensamento didático-estético de Comenius a partir de seus intérpretes, no contexto de um diálogo com Marx e Lukács
title_full Reflexões sobre o pensamento didático-estético de Comenius a partir de seus intérpretes, no contexto de um diálogo com Marx e Lukács
title_fullStr Reflexões sobre o pensamento didático-estético de Comenius a partir de seus intérpretes, no contexto de um diálogo com Marx e Lukács
title_full_unstemmed Reflexões sobre o pensamento didático-estético de Comenius a partir de seus intérpretes, no contexto de um diálogo com Marx e Lukács
title_sort Reflexões sobre o pensamento didático-estético de Comenius a partir de seus intérpretes, no contexto de um diálogo com Marx e Lukács
author Diogo, Ana Paula Sancho
author_facet Diogo, Ana Paula Sancho
Farias Junior, Lindolfo Ramalho
Costa, Frederico Jorge Ferreira
author_role author
author2 Farias Junior, Lindolfo Ramalho
Costa, Frederico Jorge Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diogo, Ana Paula Sancho
Farias Junior, Lindolfo Ramalho
Costa, Frederico Jorge Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia do livro didático
Arte e estética da didacografia
Metodologia Universal
Comenius, Johann Amos, 1592-1670
topic Tecnologia do livro didático
Arte e estética da didacografia
Metodologia Universal
Comenius, Johann Amos, 1592-1670
description This article exposes the bibliographic search results for seminar presentation purposes about the thinker Comenius in Discipline Theories of Education and Teacher Training in the Postgraduate Course in Education of the State University of Ceará. Aims to analyze textbook technology, the art and aesthetics of didacography as a universal methodology for the teaching proposed by Comenius in an attempt to perceive the nuances of these human objectifications under the critical view of Karl Marx and George Lukacs. The method used was historical materialism for understanding the object under study, whereas the heritage of the great human productions are baselines for Marxian thought. Bibliographic analysis is an initial approach technique that reveals the appearance of the searched object in search of its essence. The categories developed by Comenius differ from those developed by Marx and Lukács, although it is clear that the education of the 21st century capitalist world engenders a way of doing comenian education to the detriment of the possibilities pointed out by Marx in the formation of the universal man.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23T19:44:27Z
2019-12-23T19:44:27Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIOGO, Ana Paula Sancho; FARIAS JUNIOR, Lindolfo Ramalho; COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Reflexões sobre o pensamento didático-estético de Comenius a partir de seus intérpretes, no contexto de um diálogo com Marx e Lukács. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 11, p. 125-139, maio 2019.
1984-4735
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49039
identifier_str_mv DIOGO, Ana Paula Sancho; FARIAS JUNIOR, Lindolfo Ramalho; COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Reflexões sobre o pensamento didático-estético de Comenius a partir de seus intérpretes, no contexto de um diálogo com Marx e Lukács. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 11, p. 125-139, maio 2019.
1984-4735
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Arma da Crítica
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Arma da Crítica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028776192245760