Caracterização de rigidez de misturas asfálticas por meio de ensaios não destrutivos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Keila Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Babadopulos, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima, Soares, Jorge Barbosa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56296
Resumo: O módulo dinâmico (|E*|) é o parâmetro de rigidez que reproduz a natureza viscoelástica de misturas asfálticas e pode ser utilizado como parâmetro de entrada em projetos de dimensionamento mecanístico-empíricos de pavimentos. Traz a vantagem da consideração da temperatura e da frequência carga, que possuem impacto no dimensionamento. O ensaio convencional de módulo dinâmico, recentemente normatizado no Brasil, é realizado em 20h devido à necessidade de estabilização das diferentes temperaturas, além de requerer mão de obra qualificada e equipamento como uma prensa hidráulica. Neste relatório de dissertação, é descrita uma proposta de trabalho que testará duas metodologias Não Destrutivas (ND) baseadas em propagação de ondas e análise de vibrações para a caracterização da rigidez de misturas asfálticas. As principais vantagens das metodologias alternativas são os equipamentos de menor custo, a duração do ensaio e a simplicidade de execução.
id UFC-7_883d60b08f006cf43ed2e29e18946b3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/56296
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Caracterização de rigidez de misturas asfálticas por meio de ensaios não destrutivos.Misturas asfálticasPavimentos de asfaltoEnsaio de traçãoO módulo dinâmico (|E*|) é o parâmetro de rigidez que reproduz a natureza viscoelástica de misturas asfálticas e pode ser utilizado como parâmetro de entrada em projetos de dimensionamento mecanístico-empíricos de pavimentos. Traz a vantagem da consideração da temperatura e da frequência carga, que possuem impacto no dimensionamento. O ensaio convencional de módulo dinâmico, recentemente normatizado no Brasil, é realizado em 20h devido à necessidade de estabilização das diferentes temperaturas, além de requerer mão de obra qualificada e equipamento como uma prensa hidráulica. Neste relatório de dissertação, é descrita uma proposta de trabalho que testará duas metodologias Não Destrutivas (ND) baseadas em propagação de ondas e análise de vibrações para a caracterização da rigidez de misturas asfálticas. As principais vantagens das metodologias alternativas são os equipamentos de menor custo, a duração do ensaio e a simplicidade de execução.2021-02-02T17:39:51Z2021-02-02T17:39:51Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRABELO, Keila Rodrigues; BABADOPULOS, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima; SOARES, Jorge Barbosa. Caracterização de rigidez de misturas asfálticas por meio de ensaios não destrutivos. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.1356-1359.978-65-89319-00-9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56296Rabelo, Keila RodriguesBabadopulos, Lucas Feitosa de Albuquerque LimaSoares, Jorge Barbosaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-02T17:39:51Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56296Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:04.370472Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de rigidez de misturas asfálticas por meio de ensaios não destrutivos.
title Caracterização de rigidez de misturas asfálticas por meio de ensaios não destrutivos.
spellingShingle Caracterização de rigidez de misturas asfálticas por meio de ensaios não destrutivos.
Rabelo, Keila Rodrigues
Misturas asfálticas
Pavimentos de asfalto
Ensaio de tração
title_short Caracterização de rigidez de misturas asfálticas por meio de ensaios não destrutivos.
title_full Caracterização de rigidez de misturas asfálticas por meio de ensaios não destrutivos.
title_fullStr Caracterização de rigidez de misturas asfálticas por meio de ensaios não destrutivos.
title_full_unstemmed Caracterização de rigidez de misturas asfálticas por meio de ensaios não destrutivos.
title_sort Caracterização de rigidez de misturas asfálticas por meio de ensaios não destrutivos.
author Rabelo, Keila Rodrigues
author_facet Rabelo, Keila Rodrigues
Babadopulos, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima
Soares, Jorge Barbosa
author_role author
author2 Babadopulos, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima
Soares, Jorge Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Keila Rodrigues
Babadopulos, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima
Soares, Jorge Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Misturas asfálticas
Pavimentos de asfalto
Ensaio de tração
topic Misturas asfálticas
Pavimentos de asfalto
Ensaio de tração
description O módulo dinâmico (|E*|) é o parâmetro de rigidez que reproduz a natureza viscoelástica de misturas asfálticas e pode ser utilizado como parâmetro de entrada em projetos de dimensionamento mecanístico-empíricos de pavimentos. Traz a vantagem da consideração da temperatura e da frequência carga, que possuem impacto no dimensionamento. O ensaio convencional de módulo dinâmico, recentemente normatizado no Brasil, é realizado em 20h devido à necessidade de estabilização das diferentes temperaturas, além de requerer mão de obra qualificada e equipamento como uma prensa hidráulica. Neste relatório de dissertação, é descrita uma proposta de trabalho que testará duas metodologias Não Destrutivas (ND) baseadas em propagação de ondas e análise de vibrações para a caracterização da rigidez de misturas asfálticas. As principais vantagens das metodologias alternativas são os equipamentos de menor custo, a duração do ensaio e a simplicidade de execução.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-02-02T17:39:51Z
2021-02-02T17:39:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RABELO, Keila Rodrigues; BABADOPULOS, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima; SOARES, Jorge Barbosa. Caracterização de rigidez de misturas asfálticas por meio de ensaios não destrutivos. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.1356-1359.
978-65-89319-00-9
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56296
identifier_str_mv RABELO, Keila Rodrigues; BABADOPULOS, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima; SOARES, Jorge Barbosa. Caracterização de rigidez de misturas asfálticas por meio de ensaios não destrutivos. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.1356-1359.
978-65-89319-00-9
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028983330045952