Caracterização de rigidez de misturas asfálticas por meio de ensaios não destrutivos.
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56296 |
Resumo: | O módulo dinâmico (|E*|) é o parâmetro de rigidez que reproduz a natureza viscoelástica de misturas asfálticas e pode ser utilizado como parâmetro de entrada em projetos de dimensionamento mecanístico-empíricos de pavimentos. Traz a vantagem da consideração da temperatura e da frequência carga, que possuem impacto no dimensionamento. O ensaio convencional de módulo dinâmico, recentemente normatizado no Brasil, é realizado em 20h devido à necessidade de estabilização das diferentes temperaturas, além de requerer mão de obra qualificada e equipamento como uma prensa hidráulica. Neste relatório de dissertação, é descrita uma proposta de trabalho que testará duas metodologias Não Destrutivas (ND) baseadas em propagação de ondas e análise de vibrações para a caracterização da rigidez de misturas asfálticas. As principais vantagens das metodologias alternativas são os equipamentos de menor custo, a duração do ensaio e a simplicidade de execução. |
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