Uso de indicadores de desempenho no planejamento estratégica de uma instituição de ensino superior pública: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Cléa Gomes de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barrocas, Amélia Landim, Manço, Iracivan Araújo, Cavalcante, Elizabeth de Araújo, Rodrigues, Maxweel Veras
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39075
Resumo: As instituições de ensino superior (IES), sejam públicas ou privadas, são afetadas diretamente pelas mudanças do quadro nacional que, por sua vez, são focadas no contexto da sociedade globalizada. O presente estudo objetiva analisar o controle estratégico interno com base nos indicadores acadêmicos referentes à dimensão ensino, tomando como base o planejamento estratégico institucional. O estudo foi efetuado em uma unidade da Rede de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Ceará, cuja estrutura organizacional tem o formato multicampi. O referencial teórico versa sobre planejamento estratégico, o papel da informação no planejamento das IES e acerca do uso de indicadores de desempenho referendado em Piazza (2006), Tachizawa e Andrade (2006), Chiavenato (2004), Wright Kroll e Parnell (2007), dentre outros teóricos da temática estudada. Em virtude da natureza do problema, foi adotada uma abordagem de pesquisa qualitativa descritiva, do tipo estudo de caso. Para coletas de dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista estruturada. Os resultados demonstraram que a cultura de planejamento da instituição representa condição interveniente no controle estratégico; há o indicativo de um distanciamento entre o planejamento estratégico prescritivo e o vivenciado na unidade analisada, fato que fragiliza o controle estratégico no tocante à dimensão ensino na instituição em análise. Embora se tenha observado que o PAA exprime a devida flexibilidade, pois este possibilita a reciclagem das metas nele contidas para o ano em curso, por meio de adiamento e/ou inserção de novas metas rumo à consecução dos objetivos estratégicos estabelecidos no âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ainda assim é latente o risco de este instrumento transformar-se em repositório de informações, dificultando que os indicadores de desempenho criados pela IES sejam efetivamente usados no controle estratégico.
id UFC-7_887c514b7eb6ada7ebb7c6de2564e572
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39075
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Uso de indicadores de desempenho no planejamento estratégica de uma instituição de ensino superior pública: estudo de casoPlanejamento estratégicoIndicadores de desempenhoControle estratégicoAs instituições de ensino superior (IES), sejam públicas ou privadas, são afetadas diretamente pelas mudanças do quadro nacional que, por sua vez, são focadas no contexto da sociedade globalizada. O presente estudo objetiva analisar o controle estratégico interno com base nos indicadores acadêmicos referentes à dimensão ensino, tomando como base o planejamento estratégico institucional. O estudo foi efetuado em uma unidade da Rede de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Ceará, cuja estrutura organizacional tem o formato multicampi. O referencial teórico versa sobre planejamento estratégico, o papel da informação no planejamento das IES e acerca do uso de indicadores de desempenho referendado em Piazza (2006), Tachizawa e Andrade (2006), Chiavenato (2004), Wright Kroll e Parnell (2007), dentre outros teóricos da temática estudada. Em virtude da natureza do problema, foi adotada uma abordagem de pesquisa qualitativa descritiva, do tipo estudo de caso. Para coletas de dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista estruturada. Os resultados demonstraram que a cultura de planejamento da instituição representa condição interveniente no controle estratégico; há o indicativo de um distanciamento entre o planejamento estratégico prescritivo e o vivenciado na unidade analisada, fato que fragiliza o controle estratégico no tocante à dimensão ensino na instituição em análise. Embora se tenha observado que o PAA exprime a devida flexibilidade, pois este possibilita a reciclagem das metas nele contidas para o ano em curso, por meio de adiamento e/ou inserção de novas metas rumo à consecução dos objetivos estratégicos estabelecidos no âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ainda assim é latente o risco de este instrumento transformar-se em repositório de informações, dificultando que os indicadores de desempenho criados pela IES sejam efetivamente usados no controle estratégico.2019-01-23T18:29:15Z2019-01-23T18:29:15Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA, Ana Cléa Gomes de; BARROCAS, Amélia Landim; MANÇO, Iracivan Araújo; CAVALCANTE, Elizabeth Araújo; RODRIGUES, Maxweel Veras. Uso de indicadores de desempenho no planejamento estratégica de uma instituição de ensino superior pública: estudo de caso. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 2667-2681.2176 1396http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39075Sousa, Ana Cléa Gomes deBarrocas, Amélia LandimManço, Iracivan AraújoCavalcante, Elizabeth de AraújoRodrigues, Maxweel Verasporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39075Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:44.199100Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de indicadores de desempenho no planejamento estratégica de uma instituição de ensino superior pública: estudo de caso
title Uso de indicadores de desempenho no planejamento estratégica de uma instituição de ensino superior pública: estudo de caso
spellingShingle Uso de indicadores de desempenho no planejamento estratégica de uma instituição de ensino superior pública: estudo de caso
Sousa, Ana Cléa Gomes de
Planejamento estratégico
Indicadores de desempenho
Controle estratégico
title_short Uso de indicadores de desempenho no planejamento estratégica de uma instituição de ensino superior pública: estudo de caso
title_full Uso de indicadores de desempenho no planejamento estratégica de uma instituição de ensino superior pública: estudo de caso
title_fullStr Uso de indicadores de desempenho no planejamento estratégica de uma instituição de ensino superior pública: estudo de caso
title_full_unstemmed Uso de indicadores de desempenho no planejamento estratégica de uma instituição de ensino superior pública: estudo de caso
title_sort Uso de indicadores de desempenho no planejamento estratégica de uma instituição de ensino superior pública: estudo de caso
author Sousa, Ana Cléa Gomes de
author_facet Sousa, Ana Cléa Gomes de
Barrocas, Amélia Landim
Manço, Iracivan Araújo
Cavalcante, Elizabeth de Araújo
Rodrigues, Maxweel Veras
author_role author
author2 Barrocas, Amélia Landim
Manço, Iracivan Araújo
Cavalcante, Elizabeth de Araújo
Rodrigues, Maxweel Veras
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Cléa Gomes de
Barrocas, Amélia Landim
Manço, Iracivan Araújo
Cavalcante, Elizabeth de Araújo
Rodrigues, Maxweel Veras
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Indicadores de desempenho
Controle estratégico
topic Planejamento estratégico
Indicadores de desempenho
Controle estratégico
description As instituições de ensino superior (IES), sejam públicas ou privadas, são afetadas diretamente pelas mudanças do quadro nacional que, por sua vez, são focadas no contexto da sociedade globalizada. O presente estudo objetiva analisar o controle estratégico interno com base nos indicadores acadêmicos referentes à dimensão ensino, tomando como base o planejamento estratégico institucional. O estudo foi efetuado em uma unidade da Rede de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Ceará, cuja estrutura organizacional tem o formato multicampi. O referencial teórico versa sobre planejamento estratégico, o papel da informação no planejamento das IES e acerca do uso de indicadores de desempenho referendado em Piazza (2006), Tachizawa e Andrade (2006), Chiavenato (2004), Wright Kroll e Parnell (2007), dentre outros teóricos da temática estudada. Em virtude da natureza do problema, foi adotada uma abordagem de pesquisa qualitativa descritiva, do tipo estudo de caso. Para coletas de dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista estruturada. Os resultados demonstraram que a cultura de planejamento da instituição representa condição interveniente no controle estratégico; há o indicativo de um distanciamento entre o planejamento estratégico prescritivo e o vivenciado na unidade analisada, fato que fragiliza o controle estratégico no tocante à dimensão ensino na instituição em análise. Embora se tenha observado que o PAA exprime a devida flexibilidade, pois este possibilita a reciclagem das metas nele contidas para o ano em curso, por meio de adiamento e/ou inserção de novas metas rumo à consecução dos objetivos estratégicos estabelecidos no âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ainda assim é latente o risco de este instrumento transformar-se em repositório de informações, dificultando que os indicadores de desempenho criados pela IES sejam efetivamente usados no controle estratégico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-23T18:29:15Z
2019-01-23T18:29:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Ana Cléa Gomes de; BARROCAS, Amélia Landim; MANÇO, Iracivan Araújo; CAVALCANTE, Elizabeth Araújo; RODRIGUES, Maxweel Veras. Uso de indicadores de desempenho no planejamento estratégica de uma instituição de ensino superior pública: estudo de caso. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 2667-2681.
2176 1396
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39075
identifier_str_mv SOUSA, Ana Cléa Gomes de; BARROCAS, Amélia Landim; MANÇO, Iracivan Araújo; CAVALCANTE, Elizabeth Araújo; RODRIGUES, Maxweel Veras. Uso de indicadores de desempenho no planejamento estratégica de uma instituição de ensino superior pública: estudo de caso. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 2667-2681.
2176 1396
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028962041856000