Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serafim, Mônica de Souza
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26136
Resumo: SERAFIM, Mônica de Souza. Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação. Letra Magna, São Paulo, ano 6, n. 13, p. 1-19, jul./dez. 2010.
id UFC-7_89109548e488bf34b5cefce9c1ec9407
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/26136
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interaçãoLíngua escritaEnsino-aprendizagemEnsino fundamentalSERAFIM, Mônica de Souza. Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação. Letra Magna, São Paulo, ano 6, n. 13, p. 1-19, jul./dez. 2010.This paper aims to show the writing practices in the classrooms of 1st and 2nd grades of elementary school. We will undertake our work as the theoretical and, especially, the contributions of BENVENISTE-BLANCHE (1987), Bakhtin (1994), Colella (2007), Gerald (1996) and MARCUSCHI (2000, 2002). To accomplish this study, we saw four classes in each series, and performed a semi-structured interview with two teachers from the classrooms visited. Results showed that writing serves a predominantly interactive, whose purpose is to allow the student to see the written language as an important opportunity for interaction, as a social practice.Este trabalho tem por objetivo mostrar as práticas de escrita nas salas de 1ª e 2ª séries do ensino fundamental. Empreenderemos nosso trabalho tendo como aporte teórico, principalmente, as contribuições de Blanche-Benveniste (1987), Bakhtin (1994), Colello (2007), Geraldi (1996) e Marcuschi (2000, 2002). Para realizar este estudo, assistimos 4 aulas, em cada série, bem como realizamos uma entrevista semi-estruturada com as duas professoras das salas visitadas. Os resultados demonstraram que a escrita tem uma função predominantemente interativa, cujo propósito é permitir que o aluno veja a língua escrita como uma importante possibilidade de interação, como uma prática social.Letra Magna2017-09-27T13:52:15Z2017-09-27T13:52:15Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSerafim, M. S. (2010)1807-5193http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26136Serafim, Mônica de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T13:23:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26136Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:08.410308Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação
title Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação
spellingShingle Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação
Serafim, Mônica de Souza
Língua escrita
Ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
title_short Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação
title_full Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação
title_fullStr Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação
title_full_unstemmed Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação
title_sort Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação
author Serafim, Mônica de Souza
author_facet Serafim, Mônica de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serafim, Mônica de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Língua escrita
Ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
topic Língua escrita
Ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
description SERAFIM, Mônica de Souza. Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação. Letra Magna, São Paulo, ano 6, n. 13, p. 1-19, jul./dez. 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2017-09-27T13:52:15Z
2017-09-27T13:52:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Serafim, M. S. (2010)
1807-5193
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26136
identifier_str_mv Serafim, M. S. (2010)
1807-5193
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Letra Magna
publisher.none.fl_str_mv Letra Magna
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029003376721920