Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26136 |
Resumo: | SERAFIM, Mônica de Souza. Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação. Letra Magna, São Paulo, ano 6, n. 13, p. 1-19, jul./dez. 2010. |
id |
UFC-7_89109548e488bf34b5cefce9c1ec9407 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/26136 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interaçãoLíngua escritaEnsino-aprendizagemEnsino fundamentalSERAFIM, Mônica de Souza. Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação. Letra Magna, São Paulo, ano 6, n. 13, p. 1-19, jul./dez. 2010.This paper aims to show the writing practices in the classrooms of 1st and 2nd grades of elementary school. We will undertake our work as the theoretical and, especially, the contributions of BENVENISTE-BLANCHE (1987), Bakhtin (1994), Colella (2007), Gerald (1996) and MARCUSCHI (2000, 2002). To accomplish this study, we saw four classes in each series, and performed a semi-structured interview with two teachers from the classrooms visited. Results showed that writing serves a predominantly interactive, whose purpose is to allow the student to see the written language as an important opportunity for interaction, as a social practice.Este trabalho tem por objetivo mostrar as práticas de escrita nas salas de 1ª e 2ª séries do ensino fundamental. Empreenderemos nosso trabalho tendo como aporte teórico, principalmente, as contribuições de Blanche-Benveniste (1987), Bakhtin (1994), Colello (2007), Geraldi (1996) e Marcuschi (2000, 2002). Para realizar este estudo, assistimos 4 aulas, em cada série, bem como realizamos uma entrevista semi-estruturada com as duas professoras das salas visitadas. Os resultados demonstraram que a escrita tem uma função predominantemente interativa, cujo propósito é permitir que o aluno veja a língua escrita como uma importante possibilidade de interação, como uma prática social.Letra Magna2017-09-27T13:52:15Z2017-09-27T13:52:15Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSerafim, M. S. (2010)1807-5193http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26136Serafim, Mônica de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T13:23:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26136Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:08.410308Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação |
title |
Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação |
spellingShingle |
Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação Serafim, Mônica de Souza Língua escrita Ensino-aprendizagem Ensino fundamental |
title_short |
Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação |
title_full |
Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação |
title_fullStr |
Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação |
title_full_unstemmed |
Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação |
title_sort |
Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação |
author |
Serafim, Mônica de Souza |
author_facet |
Serafim, Mônica de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serafim, Mônica de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua escrita Ensino-aprendizagem Ensino fundamental |
topic |
Língua escrita Ensino-aprendizagem Ensino fundamental |
description |
SERAFIM, Mônica de Souza. Práticas de escrita na sala de aula: a escrita como possibilidade de interação. Letra Magna, São Paulo, ano 6, n. 13, p. 1-19, jul./dez. 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2017-09-27T13:52:15Z 2017-09-27T13:52:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Serafim, M. S. (2010) 1807-5193 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26136 |
identifier_str_mv |
Serafim, M. S. (2010) 1807-5193 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Letra Magna |
publisher.none.fl_str_mv |
Letra Magna |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029003376721920 |