PROCEDIMENTOS DE ESCRITA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6477 |
Resumo: | Esta pesquisa teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura e produção de texto, propostas a partir dos princípios teóricos da Lingüística da Enunciação, da Lingüística Aplicada e da perspectiva Sócio-Histórica de ensino e aprendizagem, através da concepção interacionista de linguagem, estão sendo implementadas e efetivadas na sala de aula do Ensino Fundamental, sendo que, neste artigo, apresentam-se os procedimentos de escrita desenvolvidos em sala. Assim, foram analisadas as práticas de produção textual da 3ª série de uma escola particular de Maringá-PR, observando os elementos responsáveis pelo seu ensino e sua aprendizagem: o material didático; as aulas do professor e as produções dos alunos, a fim de verificar se a prática de sala de aula condiz com a teoria que a subsidia, identificando as ocorrências de internalização da escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os resultados demonstram que, embora haja uma pré-disposição para um trabalho interativo, com base na perspectiva sócio-histórica de ensino e aprendizagem de leitura e de produção de texto, o que se observa é que a leitura foi trabalhada artificialmente, não possibilitando sua internalização, fazendo com que, conseqüentemente, o trabalho com a escrita fosse afetado. Os estudantes, no momento da escrita, viram no texto de apoio um modelo a ser seguido, fazendo com que a autoria fosse difusa, haja vista que a produção, em sua maioria, foi constituída pelo discurso do texto entregue pela professora e não pelas idéias dos alunos. Dessa forma, constata-se que, de modo geral, as aulas se caracterizaram por um ensino e uma aprendizagem da leitura e da escrita para a escola. |
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