PROCEDIMENTOS DE ESCRITA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FUZA, Ângela Francine
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: MENEGASSI, Renilson José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6477
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura e produção de texto, propostas a partir dos princípios teóricos da Lingüística da Enunciação, da Lingüística Aplicada e da perspectiva Sócio-Histórica de ensino e aprendizagem, através da concepção interacionista de linguagem, estão sendo implementadas e efetivadas na sala de aula do Ensino Fundamental, sendo que, neste artigo, apresentam-se os procedimentos de escrita desenvolvidos em sala. Assim, foram analisadas as práticas de produção textual da 3ª série de uma escola particular de Maringá-PR, observando os elementos responsáveis pelo seu ensino e sua aprendizagem: o material didático; as aulas do professor e as produções dos alunos, a fim de verificar se a prática de sala de aula condiz com a teoria que a subsidia, identificando as ocorrências de internalização da escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os resultados demonstram que, embora haja uma pré-disposição para um trabalho interativo, com base na perspectiva sócio-histórica de ensino e aprendizagem de leitura e de produção de texto, o que se observa é que a leitura foi trabalhada artificialmente, não possibilitando sua internalização, fazendo com que, conseqüentemente, o trabalho com a escrita fosse afetado. Os estudantes, no momento da escrita, viram no texto de apoio um modelo a ser seguido, fazendo com que a autoria fosse difusa, haja vista que a produção, em sua maioria, foi constituída pelo discurso do texto entregue pela professora e não pelas idéias dos alunos. Dessa forma, constata-se que, de modo geral, as aulas se caracterizaram por um ensino e uma aprendizagem da leitura e da escrita para a escola.
id UNICESU-1_91965252bb5cfa0988c77508b8ad591d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6477
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PROCEDIMENTOS DE ESCRITA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTALEscritaProdução textualInternalizaçãoEnsino FundamentalEsta pesquisa teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura e produção de texto, propostas a partir dos princípios teóricos da Lingüística da Enunciação, da Lingüística Aplicada e da perspectiva Sócio-Histórica de ensino e aprendizagem, através da concepção interacionista de linguagem, estão sendo implementadas e efetivadas na sala de aula do Ensino Fundamental, sendo que, neste artigo, apresentam-se os procedimentos de escrita desenvolvidos em sala. Assim, foram analisadas as práticas de produção textual da 3ª série de uma escola particular de Maringá-PR, observando os elementos responsáveis pelo seu ensino e sua aprendizagem: o material didático; as aulas do professor e as produções dos alunos, a fim de verificar se a prática de sala de aula condiz com a teoria que a subsidia, identificando as ocorrências de internalização da escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os resultados demonstram que, embora haja uma pré-disposição para um trabalho interativo, com base na perspectiva sócio-histórica de ensino e aprendizagem de leitura e de produção de texto, o que se observa é que a leitura foi trabalhada artificialmente, não possibilitando sua internalização, fazendo com que, conseqüentemente, o trabalho com a escrita fosse afetado. Os estudantes, no momento da escrita, viram no texto de apoio um modelo a ser seguido, fazendo com que a autoria fosse difusa, haja vista que a produção, em sua maioria, foi constituída pelo discurso do texto entregue pela professora e não pelas idéias dos alunos. Dessa forma, constata-se que, de modo geral, as aulas se caracterizaram por um ensino e uma aprendizagem da leitura e da escrita para a escola.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-20T12:08:02Z2007-10-232021-01-20T12:08:02Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6477porFUZA, Ângela FrancineMENEGASSI, Renilson Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-21T06:02:01Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6477Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-21T06:02:01Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCEDIMENTOS DE ESCRITA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
title PROCEDIMENTOS DE ESCRITA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle PROCEDIMENTOS DE ESCRITA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
FUZA, Ângela Francine
Escrita
Produção textual
Internalização
Ensino Fundamental
title_short PROCEDIMENTOS DE ESCRITA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full PROCEDIMENTOS DE ESCRITA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr PROCEDIMENTOS DE ESCRITA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed PROCEDIMENTOS DE ESCRITA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort PROCEDIMENTOS DE ESCRITA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
author FUZA, Ângela Francine
author_facet FUZA, Ângela Francine
MENEGASSI, Renilson José
author_role author
author2 MENEGASSI, Renilson José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FUZA, Ângela Francine
MENEGASSI, Renilson José
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Produção textual
Internalização
Ensino Fundamental
topic Escrita
Produção textual
Internalização
Ensino Fundamental
description Esta pesquisa teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura e produção de texto, propostas a partir dos princípios teóricos da Lingüística da Enunciação, da Lingüística Aplicada e da perspectiva Sócio-Histórica de ensino e aprendizagem, através da concepção interacionista de linguagem, estão sendo implementadas e efetivadas na sala de aula do Ensino Fundamental, sendo que, neste artigo, apresentam-se os procedimentos de escrita desenvolvidos em sala. Assim, foram analisadas as práticas de produção textual da 3ª série de uma escola particular de Maringá-PR, observando os elementos responsáveis pelo seu ensino e sua aprendizagem: o material didático; as aulas do professor e as produções dos alunos, a fim de verificar se a prática de sala de aula condiz com a teoria que a subsidia, identificando as ocorrências de internalização da escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os resultados demonstram que, embora haja uma pré-disposição para um trabalho interativo, com base na perspectiva sócio-histórica de ensino e aprendizagem de leitura e de produção de texto, o que se observa é que a leitura foi trabalhada artificialmente, não possibilitando sua internalização, fazendo com que, conseqüentemente, o trabalho com a escrita fosse afetado. Os estudantes, no momento da escrita, viram no texto de apoio um modelo a ser seguido, fazendo com que a autoria fosse difusa, haja vista que a produção, em sua maioria, foi constituída pelo discurso do texto entregue pela professora e não pelas idéias dos alunos. Dessa forma, constata-se que, de modo geral, as aulas se caracterizaram por um ensino e uma aprendizagem da leitura e da escrita para a escola.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-20T12:08:02Z
2021-01-20T12:08:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6477
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098702795964416