Relato em aprendizagem cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bizerra, Deibyson Uchôa Barroso
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lucena, Frederico Marx Borges, Vieira, Hermany Rosa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65631
Resumo: A Aprendizagem Cooperativa (AC) é uma nova abordagem no que diz a respeito às metodologias de educação, pois rompe com o modelo tradicional, onde o conhecimento se restringe apenas uma pessoa ou grupo de pessoas e é repassado a outros, sem qualquer construção ou crítica. Em contrapartida a AC, promove o protagonismo estudantil e incentiva o compartilhamento de conhecimentos e experiências como forma de valorização do estudante, bem como uma forma de otimizar o processo de aprendizado, possibilitando o exercício do pensamento crítico e a formação de laços. Desde o ano de 2009 foi implementado na Universidade Federal do Ceará o PACCE (Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis) que é um programa de bolsas de monitoria da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) que tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC. A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa. O presente artigo tem por objetivo mostrar o funcionamento do programa na Universidade Federal do Ceará, bem como a metodologia da Aprendizagem Cooperativa que vem contribuindo para fomentar o protagonismo estudantil e a sinergia entre os diversos cursos da UFC. Foi feita uma revisão da literatura sobre os benefícios da AC e também a coleta de informações sobre os impactos da mesma na vida dos bolsistas do programa, por meio de um questionário. Espera-se com isso concluir que a AC e o PACCE, têm sido de fundamental importância para promover o protagonismo estudantil e interação entre os diversos cursos da UFC.
id UFC-7_8923df9c99aed45fae5e4099a6afefaa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/65631
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Relato em aprendizagem cooperativaAprendizagem cooperativaProtagonismo estudantilA Aprendizagem Cooperativa (AC) é uma nova abordagem no que diz a respeito às metodologias de educação, pois rompe com o modelo tradicional, onde o conhecimento se restringe apenas uma pessoa ou grupo de pessoas e é repassado a outros, sem qualquer construção ou crítica. Em contrapartida a AC, promove o protagonismo estudantil e incentiva o compartilhamento de conhecimentos e experiências como forma de valorização do estudante, bem como uma forma de otimizar o processo de aprendizado, possibilitando o exercício do pensamento crítico e a formação de laços. Desde o ano de 2009 foi implementado na Universidade Federal do Ceará o PACCE (Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis) que é um programa de bolsas de monitoria da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) que tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC. A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa. O presente artigo tem por objetivo mostrar o funcionamento do programa na Universidade Federal do Ceará, bem como a metodologia da Aprendizagem Cooperativa que vem contribuindo para fomentar o protagonismo estudantil e a sinergia entre os diversos cursos da UFC. Foi feita uma revisão da literatura sobre os benefícios da AC e também a coleta de informações sobre os impactos da mesma na vida dos bolsistas do programa, por meio de um questionário. Espera-se com isso concluir que a AC e o PACCE, têm sido de fundamental importância para promover o protagonismo estudantil e interação entre os diversos cursos da UFC.Universidade Federal do Ceará2022-05-06T17:57:39Z2022-05-06T17:57:39Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBIZERRA, Deibyson Uchôa Barroso; LUCENA, Frederico Marx Borges; VIEIRA, Hermany Rosa. Relato em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65631Bizerra, Deibyson Uchôa BarrosoLucena, Frederico Marx BorgesVieira, Hermany Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:13:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/65631Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:26.827654Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato em aprendizagem cooperativa
title Relato em aprendizagem cooperativa
spellingShingle Relato em aprendizagem cooperativa
Bizerra, Deibyson Uchôa Barroso
Aprendizagem cooperativa
Protagonismo estudantil
title_short Relato em aprendizagem cooperativa
title_full Relato em aprendizagem cooperativa
title_fullStr Relato em aprendizagem cooperativa
title_full_unstemmed Relato em aprendizagem cooperativa
title_sort Relato em aprendizagem cooperativa
author Bizerra, Deibyson Uchôa Barroso
author_facet Bizerra, Deibyson Uchôa Barroso
Lucena, Frederico Marx Borges
Vieira, Hermany Rosa
author_role author
author2 Lucena, Frederico Marx Borges
Vieira, Hermany Rosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bizerra, Deibyson Uchôa Barroso
Lucena, Frederico Marx Borges
Vieira, Hermany Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Protagonismo estudantil
topic Aprendizagem cooperativa
Protagonismo estudantil
description A Aprendizagem Cooperativa (AC) é uma nova abordagem no que diz a respeito às metodologias de educação, pois rompe com o modelo tradicional, onde o conhecimento se restringe apenas uma pessoa ou grupo de pessoas e é repassado a outros, sem qualquer construção ou crítica. Em contrapartida a AC, promove o protagonismo estudantil e incentiva o compartilhamento de conhecimentos e experiências como forma de valorização do estudante, bem como uma forma de otimizar o processo de aprendizado, possibilitando o exercício do pensamento crítico e a formação de laços. Desde o ano de 2009 foi implementado na Universidade Federal do Ceará o PACCE (Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis) que é um programa de bolsas de monitoria da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) que tem como principal objetivo colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da UFC. A principal estratégia utilizada é a difusão de Células Estudantis - grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa. O presente artigo tem por objetivo mostrar o funcionamento do programa na Universidade Federal do Ceará, bem como a metodologia da Aprendizagem Cooperativa que vem contribuindo para fomentar o protagonismo estudantil e a sinergia entre os diversos cursos da UFC. Foi feita uma revisão da literatura sobre os benefícios da AC e também a coleta de informações sobre os impactos da mesma na vida dos bolsistas do programa, por meio de um questionário. Espera-se com isso concluir que a AC e o PACCE, têm sido de fundamental importância para promover o protagonismo estudantil e interação entre os diversos cursos da UFC.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-05-06T17:57:39Z
2022-05-06T17:57:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIZERRA, Deibyson Uchôa Barroso; LUCENA, Frederico Marx Borges; VIEIRA, Hermany Rosa. Relato em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65631
identifier_str_mv BIZERRA, Deibyson Uchôa Barroso; LUCENA, Frederico Marx Borges; VIEIRA, Hermany Rosa. Relato em aprendizagem cooperativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028747950948352