Comunicação e educação: a construção da identidade religiosa no advento da cibercultura
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41502 |
Resumo: | O terreiro Ilê Axé Omo Tifé situa-se no bairro do Jangurussu, em Messejana. E, desde seu início, existe e resiste, num meio totalmente urbano há 40 anos sob a liderança da Ialorixá169 Mãe Valéria de Logunedé,170 que fundou seu terreiro de Candomblé sobre as tradições da nação Ketu171 . Desde seu início, com o piso de barro e cercado por estacas de madeira, até a construção da atual estrutura, percebemos que a Ialorixá, uma simpática visionária da tecnologia, sabe como ninguém harmonizar a rígida tradição religiosa com as tendências da tecnologia; e como estas tecnologias se adaptam ao candomblé, e não o contrário, como facilmente acontece em outros segmentos da sociedade. Sobre tecnologia e de como poderia pesquisar e entender estes fundamentos partimos dos conceitos de Granger(1994), Santana(2011) e Vasconcelos(2011) e Lévy(2010). Foi feito um levantamento bibliográfico básico e, felizmente, a Universidade Federal do Ceará, por meio da coleção “Diálogos Intempestivos”, apresenta bons artigos sobre o tema: educação e cultura digital. [ ...] |
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Comunicação e educação: a construção da identidade religiosa no advento da ciberculturaTerreiro Ilê Axé Omo TiféCrenças religiosasO terreiro Ilê Axé Omo Tifé situa-se no bairro do Jangurussu, em Messejana. E, desde seu início, existe e resiste, num meio totalmente urbano há 40 anos sob a liderança da Ialorixá169 Mãe Valéria de Logunedé,170 que fundou seu terreiro de Candomblé sobre as tradições da nação Ketu171 . Desde seu início, com o piso de barro e cercado por estacas de madeira, até a construção da atual estrutura, percebemos que a Ialorixá, uma simpática visionária da tecnologia, sabe como ninguém harmonizar a rígida tradição religiosa com as tendências da tecnologia; e como estas tecnologias se adaptam ao candomblé, e não o contrário, como facilmente acontece em outros segmentos da sociedade. Sobre tecnologia e de como poderia pesquisar e entender estes fundamentos partimos dos conceitos de Granger(1994), Santana(2011) e Vasconcelos(2011) e Lévy(2010). Foi feito um levantamento bibliográfico básico e, felizmente, a Universidade Federal do Ceará, por meio da coleção “Diálogos Intempestivos”, apresenta bons artigos sobre o tema: educação e cultura digital. [ ...]EdUECE2019-05-09T12:03:02Z2019-05-09T12:03:02Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBARBOSA, Éden dos Santos; BARBOSA, Madelyne dos Santos. Comunicação e educação: a construção da identidade religiosa no advento da cibercultura. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 588-598. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41502Barbosa, Éden dos SantosBarbosa, Madelyne dos Santosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41502Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:06.329571Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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