Análise comparativa de avaliação funcional de trecho da BR-116 no Estado do Ceará, apresentado no XIX Congresso Ibero-Latino-Americano do Asfalto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Túlio Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Joyce Pascoal de Oliveira, Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69419
Resumo: Este trabalho consiste na realização de uma análise comparativa entre duas metodologias de avaliação funcional de pavimentos flexíveis, as quais foram executadas ao longo de um trecho da BR-116, no Estado do Ceará, de acordo com os procedimentos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. A metodologia de pesquisa baseia-se na revisão bibliográfica do tema e na execução de um inventário de patologias existentes na superfície da rodovia, objetivando calcular índices que atribuem ao pavimento conceitos de degradação: o Índice de Gravidade Global (IGG) e o Índice do Estado da Superfície (IES). Enquanto o IGG é obtido mediante a classificação e contagem das ocorrências e a medição das flechas nas trilhas de roda, após tratamento estatístico dos dados em unidades de amostra, o IES é obtido por meio de um Levantamento Visual Contínuo (LVC), em toda a extensão do trecho. Ao comparar os resultados obtidos para os dois índices, nos segmentos estudados, verificou-se divergência de conceitos e classificações em várias seções. Essa diferença pode ser atribuída à influência da opinião do avaliador sobre o estado de superfície do pavimento no método LVC. Dessa forma, o IES atribuiu ao pavimento uma pior condição de degradação, quando comparado ao IGG.
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