Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Sassaki da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Macedo, André Casimiro de, Rocha, Maria Valderez Ponte
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45124
Resumo: Devido às várias possibilidades de atuação do Engenheiro Químico e o desconhecimento de muitos ingressantes sobre isso, foram propostas atividades acadêmicas aos alunos da disciplina de Introdução à Engenharia (TF0311) do Curso de Engenharia Química visando reduzir a evasão no primeiro ano aproximando-os mais da realidade da profissão, visto que, nos semestres iniciais, há pouco contato com disciplinas profissionalizantes ou atividades relacionadas à profissão. As atividades propostas foram principalmente palestras e mesas-redondas de temas relacionados ao curso, convidando alunos, professores e engenheiros do mercado de trabalho para compartilhar perspectivas, experiências e aplicações dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas, proporcionando maior contato dos alunos com o curso desde o primeiro ano. Ressalta-se, também, a importância da diversidade de palestrantes convidados para que o contato não se restrinja a membros da universidade, tornando única a oportunidade para discussão. Além dos debates, foram abordados, em outros momentos, temas de interesse dos alunos e mostrada a relevância desses assuntos para a permanência no curso de Engenharia Química como em dois projetos desenvolvidos junto ao PET Engenharia Química: o EQ no Cotidiano e o Programa de Acompanhamento ao Discente Recém-Ingresso (P.A.D.R.In). Como método de avaliação, foi aplicado um formulário de opinião aos alunos com espaço para sugestões de futuras atividades e discussões que podem ser utilizados também em 2017. As atividades realizadas apresentaram resultados positivos quanto aos temas abordados e ao propósito do projeto, portanto, percebe-se que, mesmo em andamento, o projeto cumpre com o objetivo principal de reduzir a evasão ao longo do primeiro ano, pois, de forma geral, apenas seis dos oitenta e um alunos matriculados deixaram de comparecer às aulas.
id UFC-7_8c1aae008c8c7ce90b7606ae2d9f385c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45124
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do CearáEvasãoEngenhariaIngressantesDevido às várias possibilidades de atuação do Engenheiro Químico e o desconhecimento de muitos ingressantes sobre isso, foram propostas atividades acadêmicas aos alunos da disciplina de Introdução à Engenharia (TF0311) do Curso de Engenharia Química visando reduzir a evasão no primeiro ano aproximando-os mais da realidade da profissão, visto que, nos semestres iniciais, há pouco contato com disciplinas profissionalizantes ou atividades relacionadas à profissão. As atividades propostas foram principalmente palestras e mesas-redondas de temas relacionados ao curso, convidando alunos, professores e engenheiros do mercado de trabalho para compartilhar perspectivas, experiências e aplicações dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas, proporcionando maior contato dos alunos com o curso desde o primeiro ano. Ressalta-se, também, a importância da diversidade de palestrantes convidados para que o contato não se restrinja a membros da universidade, tornando única a oportunidade para discussão. Além dos debates, foram abordados, em outros momentos, temas de interesse dos alunos e mostrada a relevância desses assuntos para a permanência no curso de Engenharia Química como em dois projetos desenvolvidos junto ao PET Engenharia Química: o EQ no Cotidiano e o Programa de Acompanhamento ao Discente Recém-Ingresso (P.A.D.R.In). Como método de avaliação, foi aplicado um formulário de opinião aos alunos com espaço para sugestões de futuras atividades e discussões que podem ser utilizados também em 2017. As atividades realizadas apresentaram resultados positivos quanto aos temas abordados e ao propósito do projeto, portanto, percebe-se que, mesmo em andamento, o projeto cumpre com o objetivo principal de reduzir a evasão ao longo do primeiro ano, pois, de forma geral, apenas seis dos oitenta e um alunos matriculados deixaram de comparecer às aulas.Universidade Federal do Ceará2019-08-26T12:57:43Z2019-08-26T12:57:43Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Lucas Sassaki Vieira da; MACEDO, André Casimiro de; ROCHA, Maria Valderez Ponte. Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45124Silva, Lucas Sassaki daMacedo, André Casimiro deRocha, Maria Valderez Ponteinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:44:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45124Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:48.446363Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará
title Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará
spellingShingle Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará
Silva, Lucas Sassaki da
Evasão
Engenharia
Ingressantes
title_short Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará
title_full Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará
title_fullStr Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará
title_full_unstemmed Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará
title_sort Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará
author Silva, Lucas Sassaki da
author_facet Silva, Lucas Sassaki da
Macedo, André Casimiro de
Rocha, Maria Valderez Ponte
author_role author
author2 Macedo, André Casimiro de
Rocha, Maria Valderez Ponte
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas Sassaki da
Macedo, André Casimiro de
Rocha, Maria Valderez Ponte
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão
Engenharia
Ingressantes
topic Evasão
Engenharia
Ingressantes
description Devido às várias possibilidades de atuação do Engenheiro Químico e o desconhecimento de muitos ingressantes sobre isso, foram propostas atividades acadêmicas aos alunos da disciplina de Introdução à Engenharia (TF0311) do Curso de Engenharia Química visando reduzir a evasão no primeiro ano aproximando-os mais da realidade da profissão, visto que, nos semestres iniciais, há pouco contato com disciplinas profissionalizantes ou atividades relacionadas à profissão. As atividades propostas foram principalmente palestras e mesas-redondas de temas relacionados ao curso, convidando alunos, professores e engenheiros do mercado de trabalho para compartilhar perspectivas, experiências e aplicações dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas, proporcionando maior contato dos alunos com o curso desde o primeiro ano. Ressalta-se, também, a importância da diversidade de palestrantes convidados para que o contato não se restrinja a membros da universidade, tornando única a oportunidade para discussão. Além dos debates, foram abordados, em outros momentos, temas de interesse dos alunos e mostrada a relevância desses assuntos para a permanência no curso de Engenharia Química como em dois projetos desenvolvidos junto ao PET Engenharia Química: o EQ no Cotidiano e o Programa de Acompanhamento ao Discente Recém-Ingresso (P.A.D.R.In). Como método de avaliação, foi aplicado um formulário de opinião aos alunos com espaço para sugestões de futuras atividades e discussões que podem ser utilizados também em 2017. As atividades realizadas apresentaram resultados positivos quanto aos temas abordados e ao propósito do projeto, portanto, percebe-se que, mesmo em andamento, o projeto cumpre com o objetivo principal de reduzir a evasão ao longo do primeiro ano, pois, de forma geral, apenas seis dos oitenta e um alunos matriculados deixaram de comparecer às aulas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-26T12:57:43Z
2019-08-26T12:57:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Lucas Sassaki Vieira da; MACEDO, André Casimiro de; ROCHA, Maria Valderez Ponte. Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45124
identifier_str_mv SILVA, Lucas Sassaki Vieira da; MACEDO, André Casimiro de; ROCHA, Maria Valderez Ponte. Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028849454153728