Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45124 |
Resumo: | Devido às várias possibilidades de atuação do Engenheiro Químico e o desconhecimento de muitos ingressantes sobre isso, foram propostas atividades acadêmicas aos alunos da disciplina de Introdução à Engenharia (TF0311) do Curso de Engenharia Química visando reduzir a evasão no primeiro ano aproximando-os mais da realidade da profissão, visto que, nos semestres iniciais, há pouco contato com disciplinas profissionalizantes ou atividades relacionadas à profissão. As atividades propostas foram principalmente palestras e mesas-redondas de temas relacionados ao curso, convidando alunos, professores e engenheiros do mercado de trabalho para compartilhar perspectivas, experiências e aplicações dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas, proporcionando maior contato dos alunos com o curso desde o primeiro ano. Ressalta-se, também, a importância da diversidade de palestrantes convidados para que o contato não se restrinja a membros da universidade, tornando única a oportunidade para discussão. Além dos debates, foram abordados, em outros momentos, temas de interesse dos alunos e mostrada a relevância desses assuntos para a permanência no curso de Engenharia Química como em dois projetos desenvolvidos junto ao PET Engenharia Química: o EQ no Cotidiano e o Programa de Acompanhamento ao Discente Recém-Ingresso (P.A.D.R.In). Como método de avaliação, foi aplicado um formulário de opinião aos alunos com espaço para sugestões de futuras atividades e discussões que podem ser utilizados também em 2017. As atividades realizadas apresentaram resultados positivos quanto aos temas abordados e ao propósito do projeto, portanto, percebe-se que, mesmo em andamento, o projeto cumpre com o objetivo principal de reduzir a evasão ao longo do primeiro ano, pois, de forma geral, apenas seis dos oitenta e um alunos matriculados deixaram de comparecer às aulas. |
id |
UFC-7_8c1aae008c8c7ce90b7606ae2d9f385c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45124 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do CearáEvasãoEngenhariaIngressantesDevido às várias possibilidades de atuação do Engenheiro Químico e o desconhecimento de muitos ingressantes sobre isso, foram propostas atividades acadêmicas aos alunos da disciplina de Introdução à Engenharia (TF0311) do Curso de Engenharia Química visando reduzir a evasão no primeiro ano aproximando-os mais da realidade da profissão, visto que, nos semestres iniciais, há pouco contato com disciplinas profissionalizantes ou atividades relacionadas à profissão. As atividades propostas foram principalmente palestras e mesas-redondas de temas relacionados ao curso, convidando alunos, professores e engenheiros do mercado de trabalho para compartilhar perspectivas, experiências e aplicações dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas, proporcionando maior contato dos alunos com o curso desde o primeiro ano. Ressalta-se, também, a importância da diversidade de palestrantes convidados para que o contato não se restrinja a membros da universidade, tornando única a oportunidade para discussão. Além dos debates, foram abordados, em outros momentos, temas de interesse dos alunos e mostrada a relevância desses assuntos para a permanência no curso de Engenharia Química como em dois projetos desenvolvidos junto ao PET Engenharia Química: o EQ no Cotidiano e o Programa de Acompanhamento ao Discente Recém-Ingresso (P.A.D.R.In). Como método de avaliação, foi aplicado um formulário de opinião aos alunos com espaço para sugestões de futuras atividades e discussões que podem ser utilizados também em 2017. As atividades realizadas apresentaram resultados positivos quanto aos temas abordados e ao propósito do projeto, portanto, percebe-se que, mesmo em andamento, o projeto cumpre com o objetivo principal de reduzir a evasão ao longo do primeiro ano, pois, de forma geral, apenas seis dos oitenta e um alunos matriculados deixaram de comparecer às aulas.Universidade Federal do Ceará2019-08-26T12:57:43Z2019-08-26T12:57:43Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Lucas Sassaki Vieira da; MACEDO, André Casimiro de; ROCHA, Maria Valderez Ponte. Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45124Silva, Lucas Sassaki daMacedo, André Casimiro deRocha, Maria Valderez Ponteinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:44:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45124Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:48.446363Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará |
title |
Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará |
spellingShingle |
Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará Silva, Lucas Sassaki da Evasão Engenharia Ingressantes |
title_short |
Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará |
title_full |
Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará |
title_fullStr |
Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará |
title_sort |
Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará |
author |
Silva, Lucas Sassaki da |
author_facet |
Silva, Lucas Sassaki da Macedo, André Casimiro de Rocha, Maria Valderez Ponte |
author_role |
author |
author2 |
Macedo, André Casimiro de Rocha, Maria Valderez Ponte |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lucas Sassaki da Macedo, André Casimiro de Rocha, Maria Valderez Ponte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão Engenharia Ingressantes |
topic |
Evasão Engenharia Ingressantes |
description |
Devido às várias possibilidades de atuação do Engenheiro Químico e o desconhecimento de muitos ingressantes sobre isso, foram propostas atividades acadêmicas aos alunos da disciplina de Introdução à Engenharia (TF0311) do Curso de Engenharia Química visando reduzir a evasão no primeiro ano aproximando-os mais da realidade da profissão, visto que, nos semestres iniciais, há pouco contato com disciplinas profissionalizantes ou atividades relacionadas à profissão. As atividades propostas foram principalmente palestras e mesas-redondas de temas relacionados ao curso, convidando alunos, professores e engenheiros do mercado de trabalho para compartilhar perspectivas, experiências e aplicações dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas, proporcionando maior contato dos alunos com o curso desde o primeiro ano. Ressalta-se, também, a importância da diversidade de palestrantes convidados para que o contato não se restrinja a membros da universidade, tornando única a oportunidade para discussão. Além dos debates, foram abordados, em outros momentos, temas de interesse dos alunos e mostrada a relevância desses assuntos para a permanência no curso de Engenharia Química como em dois projetos desenvolvidos junto ao PET Engenharia Química: o EQ no Cotidiano e o Programa de Acompanhamento ao Discente Recém-Ingresso (P.A.D.R.In). Como método de avaliação, foi aplicado um formulário de opinião aos alunos com espaço para sugestões de futuras atividades e discussões que podem ser utilizados também em 2017. As atividades realizadas apresentaram resultados positivos quanto aos temas abordados e ao propósito do projeto, portanto, percebe-se que, mesmo em andamento, o projeto cumpre com o objetivo principal de reduzir a evasão ao longo do primeiro ano, pois, de forma geral, apenas seis dos oitenta e um alunos matriculados deixaram de comparecer às aulas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-26T12:57:43Z 2019-08-26T12:57:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Lucas Sassaki Vieira da; MACEDO, André Casimiro de; ROCHA, Maria Valderez Ponte. Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45124 |
identifier_str_mv |
SILVA, Lucas Sassaki Vieira da; MACEDO, André Casimiro de; ROCHA, Maria Valderez Ponte. Desenvolvimento de atividades acadêmicas para os estudantes ingressantes do curso de engenharia química da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028849454153728 |