O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Camila Ellert Dal Castel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima, Luciana de, Loureiro, Robson Carlos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33240
Resumo: BARROS, Camila Ellert Dal Castel; LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais:conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 4., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOENTE, 6., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2017. p. 18529-18543.
id UFC-7_8c71e9a2ed4cde060fdc9e75b421e1b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/33240
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médioEnsino de QuímicaEnsino MédioInstrucionismoBARROS, Camila Ellert Dal Castel; LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais:conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 4., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOENTE, 6., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2017. p. 18529-18543.No Ensino de Química, o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) surgecomo meio de atrair os jovens facilitando o processo de ensino e de aprendizagem. O presente trabalho tem por objetivo analisar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem contribuir no processo de ensino e de aprendizagem de Substâncias Puras e Misturas com estudantes da 2ª série do Ensino Médio. A pesquisa, caracterizada como Estudo de Caso qualitativo, divide-se em três estágios: planejamento, coleta e análise de dados. No 1º estágio foram preparados os materiais e equipamentos para coleta de dados. No 2º estágio foram desenvolvidas duas aulas intituladas “Água e Sociedade”, com o auxílio das Tecnologias Digitais através das abordagens instrucionista e construcionista durante a disciplina Tecnodocência, no semestre 2015.1, na Universidade Federal do Ceará. As aulas foram videogravadas e ocorreram em três etapas. Na primeira, procurou-se verificar os conhecimentos prévios e fazer a contextualização através de um vídeo. Na segunda, trabalharam-se, por meio de slides, as definições de Substâncias Puras e Misturas, e os processos de Ciclo e de Tratamento da Água. Na terceira, os discentes foram avaliados por meio da elaboração de um Laudo Técnico usando ferramentas de edição de textos e planilhas. No 3º estágio foi realizada uma análise comparativa dos instrumentos de coleta, o Plano de Aula, a videogravação das aulas e os Laudos Técnicos produzidos, destacando-se os pontos favoráveis e desfavoráveis de cada abordagem. Apesar de proporcionarem maior integração entre o saber científico e as vivências dos estudantes por meio da situação-problema utilizada, de aproximarem os três aspectos fundamentais da Química, diminuindo a abstração dos conceitos, como no uso instrucionista que permitiu a visualização de diferentes Misturas, evidenciaram-se dificuldades referentes à dispersão e ao pouco conhecimento dos discentes acerca dos softwares no emprego construcionista das tecnologias digitais.2018-06-28T12:39:19Z2018-06-28T12:39:19Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBarros, C. E. D. C.; Lima, L.; Loureiro, R. C. (2017)2176-1396http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33240Barros, Camila Ellert Dal CastelLima, Luciana deLoureiro, Robson Carlosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T18:14:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/33240Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:25:22.949004Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio
title O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio
spellingShingle O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio
Barros, Camila Ellert Dal Castel
Ensino de Química
Ensino Médio
Instrucionismo
title_short O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio
title_full O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio
title_fullStr O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio
title_full_unstemmed O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio
title_sort O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio
author Barros, Camila Ellert Dal Castel
author_facet Barros, Camila Ellert Dal Castel
Lima, Luciana de
Loureiro, Robson Carlos
author_role author
author2 Lima, Luciana de
Loureiro, Robson Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Camila Ellert Dal Castel
Lima, Luciana de
Loureiro, Robson Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Ensino Médio
Instrucionismo
topic Ensino de Química
Ensino Médio
Instrucionismo
description BARROS, Camila Ellert Dal Castel; LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais:conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 4., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOENTE, 6., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2017. p. 18529-18543.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-06-28T12:39:19Z
2018-06-28T12:39:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Barros, C. E. D. C.; Lima, L.; Loureiro, R. C. (2017)
2176-1396
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33240
identifier_str_mv Barros, C. E. D. C.; Lima, L.; Loureiro, R. C. (2017)
2176-1396
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028797124968448