O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33240 |
Resumo: | BARROS, Camila Ellert Dal Castel; LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais:conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 4., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOENTE, 6., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2017. p. 18529-18543. |
id |
UFC-7_8c71e9a2ed4cde060fdc9e75b421e1b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/33240 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médioEnsino de QuímicaEnsino MédioInstrucionismoBARROS, Camila Ellert Dal Castel; LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais:conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 4., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOENTE, 6., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2017. p. 18529-18543.No Ensino de Química, o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) surgecomo meio de atrair os jovens facilitando o processo de ensino e de aprendizagem. O presente trabalho tem por objetivo analisar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem contribuir no processo de ensino e de aprendizagem de Substâncias Puras e Misturas com estudantes da 2ª série do Ensino Médio. A pesquisa, caracterizada como Estudo de Caso qualitativo, divide-se em três estágios: planejamento, coleta e análise de dados. No 1º estágio foram preparados os materiais e equipamentos para coleta de dados. No 2º estágio foram desenvolvidas duas aulas intituladas “Água e Sociedade”, com o auxílio das Tecnologias Digitais através das abordagens instrucionista e construcionista durante a disciplina Tecnodocência, no semestre 2015.1, na Universidade Federal do Ceará. As aulas foram videogravadas e ocorreram em três etapas. Na primeira, procurou-se verificar os conhecimentos prévios e fazer a contextualização através de um vídeo. Na segunda, trabalharam-se, por meio de slides, as definições de Substâncias Puras e Misturas, e os processos de Ciclo e de Tratamento da Água. Na terceira, os discentes foram avaliados por meio da elaboração de um Laudo Técnico usando ferramentas de edição de textos e planilhas. No 3º estágio foi realizada uma análise comparativa dos instrumentos de coleta, o Plano de Aula, a videogravação das aulas e os Laudos Técnicos produzidos, destacando-se os pontos favoráveis e desfavoráveis de cada abordagem. Apesar de proporcionarem maior integração entre o saber científico e as vivências dos estudantes por meio da situação-problema utilizada, de aproximarem os três aspectos fundamentais da Química, diminuindo a abstração dos conceitos, como no uso instrucionista que permitiu a visualização de diferentes Misturas, evidenciaram-se dificuldades referentes à dispersão e ao pouco conhecimento dos discentes acerca dos softwares no emprego construcionista das tecnologias digitais.2018-06-28T12:39:19Z2018-06-28T12:39:19Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBarros, C. E. D. C.; Lima, L.; Loureiro, R. C. (2017)2176-1396http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33240Barros, Camila Ellert Dal CastelLima, Luciana deLoureiro, Robson Carlosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T18:14:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/33240Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:25:22.949004Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio |
title |
O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio |
spellingShingle |
O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio Barros, Camila Ellert Dal Castel Ensino de Química Ensino Médio Instrucionismo |
title_short |
O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio |
title_full |
O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio |
title_fullStr |
O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio |
title_full_unstemmed |
O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio |
title_sort |
O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais: conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio |
author |
Barros, Camila Ellert Dal Castel |
author_facet |
Barros, Camila Ellert Dal Castel Lima, Luciana de Loureiro, Robson Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Luciana de Loureiro, Robson Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Camila Ellert Dal Castel Lima, Luciana de Loureiro, Robson Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química Ensino Médio Instrucionismo |
topic |
Ensino de Química Ensino Médio Instrucionismo |
description |
BARROS, Camila Ellert Dal Castel; LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. O uso instrucionista e construcionista das tecnologias digitais:conceitos químicos de substâncias puras e misturas no ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 4., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOENTE, 6., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2017. p. 18529-18543. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-06-28T12:39:19Z 2018-06-28T12:39:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Barros, C. E. D. C.; Lima, L.; Loureiro, R. C. (2017) 2176-1396 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33240 |
identifier_str_mv |
Barros, C. E. D. C.; Lima, L.; Loureiro, R. C. (2017) 2176-1396 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028797124968448 |