CONSTRUCIONISMO E INSTRUCIONISMO: PEDAGOGIA EM DIÁLOGO COM A MODERNIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Identidade! |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3861 |
Resumo: | O presente artigo reflete sobre as teorias da aprendizagem do construcionismo e do instrucionismo no contexto da aprendizagem com o uso das tecnologias nas escolas. Em face às mudanças tecnológicas contemporâneas que influem no cotidiano do ser humano, tanto em questões sociais como políticas, econômicas e culturais, a educação tem o compromisso de acompanhar tais mudanças para auxiliar na compreensão das mesmas. Acaba, também, por se apropriar das tecnologias para seus propósitos, como a aprendizagem e a produção de conhecimento. Através de pesquisa bibliográfica, o artigo busca, em meio a esse rizoma moderno de ideias, perguntar e refletir sobre as possibilidades da utilização da tecnologia para a aprendizagem. |
id |
EST-2_36131ea6218b3f6f36e83d53aea31114 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.est.edu.br/periodicos:article/3861 |
network_acronym_str |
EST-2 |
network_name_str |
Identidade! |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTRUCIONISMO E INSTRUCIONISMO: PEDAGOGIA EM DIÁLOGO COM A MODERNIDADEEducação.Educação; Teorias da aprendizagem; Construcionismo; Instrucionismo; Tecnologias.O presente artigo reflete sobre as teorias da aprendizagem do construcionismo e do instrucionismo no contexto da aprendizagem com o uso das tecnologias nas escolas. Em face às mudanças tecnológicas contemporâneas que influem no cotidiano do ser humano, tanto em questões sociais como políticas, econômicas e culturais, a educação tem o compromisso de acompanhar tais mudanças para auxiliar na compreensão das mesmas. Acaba, também, por se apropriar das tecnologias para seus propósitos, como a aprendizagem e a produção de conhecimento. Através de pesquisa bibliográfica, o artigo busca, em meio a esse rizoma moderno de ideias, perguntar e refletir sobre as possibilidades da utilização da tecnologia para a aprendizagem.Faculdades ESTAlves Carneiro, Cícero Wilrison2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3861identidade!; v. 24, n. 2 (2019): Temas Diversos: seções temáticas; 69-782178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3861/3370Direitos autorais 2020 identidade!info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-05T15:27:40Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3861Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2020-05-05T15:27:40Identidade! - Faculdades ESTfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUCIONISMO E INSTRUCIONISMO: PEDAGOGIA EM DIÁLOGO COM A MODERNIDADE |
title |
CONSTRUCIONISMO E INSTRUCIONISMO: PEDAGOGIA EM DIÁLOGO COM A MODERNIDADE |
spellingShingle |
CONSTRUCIONISMO E INSTRUCIONISMO: PEDAGOGIA EM DIÁLOGO COM A MODERNIDADE Alves Carneiro, Cícero Wilrison Educação. Educação; Teorias da aprendizagem; Construcionismo; Instrucionismo; Tecnologias. |
title_short |
CONSTRUCIONISMO E INSTRUCIONISMO: PEDAGOGIA EM DIÁLOGO COM A MODERNIDADE |
title_full |
CONSTRUCIONISMO E INSTRUCIONISMO: PEDAGOGIA EM DIÁLOGO COM A MODERNIDADE |
title_fullStr |
CONSTRUCIONISMO E INSTRUCIONISMO: PEDAGOGIA EM DIÁLOGO COM A MODERNIDADE |
title_full_unstemmed |
CONSTRUCIONISMO E INSTRUCIONISMO: PEDAGOGIA EM DIÁLOGO COM A MODERNIDADE |
title_sort |
CONSTRUCIONISMO E INSTRUCIONISMO: PEDAGOGIA EM DIÁLOGO COM A MODERNIDADE |
author |
Alves Carneiro, Cícero Wilrison |
author_facet |
Alves Carneiro, Cícero Wilrison |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Carneiro, Cícero Wilrison |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Educação; Teorias da aprendizagem; Construcionismo; Instrucionismo; Tecnologias. |
topic |
Educação. Educação; Teorias da aprendizagem; Construcionismo; Instrucionismo; Tecnologias. |
description |
O presente artigo reflete sobre as teorias da aprendizagem do construcionismo e do instrucionismo no contexto da aprendizagem com o uso das tecnologias nas escolas. Em face às mudanças tecnológicas contemporâneas que influem no cotidiano do ser humano, tanto em questões sociais como políticas, econômicas e culturais, a educação tem o compromisso de acompanhar tais mudanças para auxiliar na compreensão das mesmas. Acaba, também, por se apropriar das tecnologias para seus propósitos, como a aprendizagem e a produção de conhecimento. Através de pesquisa bibliográfica, o artigo busca, em meio a esse rizoma moderno de ideias, perguntar e refletir sobre as possibilidades da utilização da tecnologia para a aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3861 |
url |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3861/3370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 identidade! info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 identidade! |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
identidade!; v. 24, n. 2 (2019): Temas Diversos: seções temáticas; 69-78 2178-437X reponame:Identidade! instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Identidade! |
collection |
Identidade! |
repository.name.fl_str_mv |
Identidade! - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br |
_version_ |
1809464473991249920 |