A contradição do não idêntico sob o aspecto da identidade na "dialética negativa" de Theodor Adorno e suas consequências para a educação
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43163 |
Resumo: | Para Adorno, o conceito se explicitou como insuficiente e a práxis se mostrou falha no contexto do Iluminismo e, especialmente, no capitalismo tardio. Independentemente do que pretendesse a teoria, o retorno à Filosofia se impôs pela própria não identidade entre teoria e práxis e pelas próprias carências e deficiências inerentes a ambas. E, por isso, a consciência do não idêntico entre a realidade e o conceito, entre a práxis e a teoria é o núcleo da dialética negativa (ADORNO,1995a).[...] A razão crítica apoiada na dialética negativa significa um movimento de ruptura com a razão identificadora que, segundo Adorno, sustenta o equívoco de procurar explicar o mundo a partir da construção de uma identidade com ele. Identidade esta realizada apenas de modo teórico e imposta unilateralmente pela práxís, como se a realidade pudesse ser encaixada sem resíduos em modelos teóricos de identificação (ADORNO, 1975).[...] |
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