Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42622 |
Resumo: | A construção de conhecimentos sobre a História da América padeceu - e ainda padece - de uma problemática com suas fontes: provindas, na sua maioria, de espanhóis, sejam eles participantes do processo de colonização ou não, trazem consigo uma série de valores, julgamentos, conceitos e traços culturais de quem as escreveram. Naturalmente, isso acontece com todas as fontes existentes, visto que são produtos de seu tempo e de seus autores, resultado de disputas, frutos de interesses e intenções. Mas nesse caso, usamos fontes elaboradas pelos conquistadores que falam sobre seus conquistados. São espanhóis que falam sobre os índios, indivíduos cuja humanidade foi tantas vezes questionada. Enfim, são homens que se intitularam civilizados e que falam sobre uma gente que consideraram bárbaras. Esses documentos, entretanto, não perdem o seu inestimável valor. Mas demandam um trato cauteloso e uma interpretação também diligente que se apoie em suportes teóricos e metodológicos oferecidos pela pesquisa histórica. [...] |
id |
UFC-7_91e29dde5b97c4661d6475e5681c3319 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42622 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aulaHistória da AméricaHumanidadeA construção de conhecimentos sobre a História da América padeceu - e ainda padece - de uma problemática com suas fontes: provindas, na sua maioria, de espanhóis, sejam eles participantes do processo de colonização ou não, trazem consigo uma série de valores, julgamentos, conceitos e traços culturais de quem as escreveram. Naturalmente, isso acontece com todas as fontes existentes, visto que são produtos de seu tempo e de seus autores, resultado de disputas, frutos de interesses e intenções. Mas nesse caso, usamos fontes elaboradas pelos conquistadores que falam sobre seus conquistados. São espanhóis que falam sobre os índios, indivíduos cuja humanidade foi tantas vezes questionada. Enfim, são homens que se intitularam civilizados e que falam sobre uma gente que consideraram bárbaras. Esses documentos, entretanto, não perdem o seu inestimável valor. Mas demandam um trato cauteloso e uma interpretação também diligente que se apoie em suportes teóricos e metodológicos oferecidos pela pesquisa histórica. [...]ANPUH2019-06-13T12:03:01Z2019-06-13T12:03:01Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Larissa Jorge Gonçalves Menezes. Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.978 85 98711 11 9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42622Silva, Larissa Jorge Gonçalves Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T15:00:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42622Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:27.909825Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula |
title |
Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula |
spellingShingle |
Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula Silva, Larissa Jorge Gonçalves Menezes História da América Humanidade |
title_short |
Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula |
title_full |
Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula |
title_fullStr |
Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula |
title_sort |
Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula |
author |
Silva, Larissa Jorge Gonçalves Menezes |
author_facet |
Silva, Larissa Jorge Gonçalves Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Larissa Jorge Gonçalves Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da América Humanidade |
topic |
História da América Humanidade |
description |
A construção de conhecimentos sobre a História da América padeceu - e ainda padece - de uma problemática com suas fontes: provindas, na sua maioria, de espanhóis, sejam eles participantes do processo de colonização ou não, trazem consigo uma série de valores, julgamentos, conceitos e traços culturais de quem as escreveram. Naturalmente, isso acontece com todas as fontes existentes, visto que são produtos de seu tempo e de seus autores, resultado de disputas, frutos de interesses e intenções. Mas nesse caso, usamos fontes elaboradas pelos conquistadores que falam sobre seus conquistados. São espanhóis que falam sobre os índios, indivíduos cuja humanidade foi tantas vezes questionada. Enfim, são homens que se intitularam civilizados e que falam sobre uma gente que consideraram bárbaras. Esses documentos, entretanto, não perdem o seu inestimável valor. Mas demandam um trato cauteloso e uma interpretação também diligente que se apoie em suportes teóricos e metodológicos oferecidos pela pesquisa histórica. [...] |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-06-13T12:03:01Z 2019-06-13T12:03:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Larissa Jorge Gonçalves Menezes. Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social. 978 85 98711 11 9 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42622 |
identifier_str_mv |
SILVA, Larissa Jorge Gonçalves Menezes. Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social. 978 85 98711 11 9 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPUH |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPUH |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028826049937408 |