Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Larissa Jorge Gonçalves Menezes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42622
Resumo: A construção de conhecimentos sobre a História da América padeceu - e ainda padece - de uma problemática com suas fontes: provindas, na sua maioria, de espanhóis, sejam eles participantes do processo de colonização ou não, trazem consigo uma série de valores, julgamentos, conceitos e traços culturais de quem as escreveram. Naturalmente, isso acontece com todas as fontes existentes, visto que são produtos de seu tempo e de seus autores, resultado de disputas, frutos de interesses e intenções. Mas nesse caso, usamos fontes elaboradas pelos conquistadores que falam sobre seus conquistados. São espanhóis que falam sobre os índios, indivíduos cuja humanidade foi tantas vezes questionada. Enfim, são homens que se intitularam civilizados e que falam sobre uma gente que consideraram bárbaras. Esses documentos, entretanto, não perdem o seu inestimável valor. Mas demandam um trato cauteloso e uma interpretação também diligente que se apoie em suportes teóricos e metodológicos oferecidos pela pesquisa histórica. [...]
id UFC-7_91e29dde5b97c4661d6475e5681c3319
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42622
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aulaHistória da AméricaHumanidadeA construção de conhecimentos sobre a História da América padeceu - e ainda padece - de uma problemática com suas fontes: provindas, na sua maioria, de espanhóis, sejam eles participantes do processo de colonização ou não, trazem consigo uma série de valores, julgamentos, conceitos e traços culturais de quem as escreveram. Naturalmente, isso acontece com todas as fontes existentes, visto que são produtos de seu tempo e de seus autores, resultado de disputas, frutos de interesses e intenções. Mas nesse caso, usamos fontes elaboradas pelos conquistadores que falam sobre seus conquistados. São espanhóis que falam sobre os índios, indivíduos cuja humanidade foi tantas vezes questionada. Enfim, são homens que se intitularam civilizados e que falam sobre uma gente que consideraram bárbaras. Esses documentos, entretanto, não perdem o seu inestimável valor. Mas demandam um trato cauteloso e uma interpretação também diligente que se apoie em suportes teóricos e metodológicos oferecidos pela pesquisa histórica. [...]ANPUH2019-06-13T12:03:01Z2019-06-13T12:03:01Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Larissa Jorge Gonçalves Menezes. Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.978 85 98711 11 9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42622Silva, Larissa Jorge Gonçalves Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T15:00:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42622Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:27.909825Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula
title Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula
spellingShingle Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula
Silva, Larissa Jorge Gonçalves Menezes
História da América
Humanidade
title_short Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula
title_full Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula
title_fullStr Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula
title_full_unstemmed Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula
title_sort Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula
author Silva, Larissa Jorge Gonçalves Menezes
author_facet Silva, Larissa Jorge Gonçalves Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Larissa Jorge Gonçalves Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv História da América
Humanidade
topic História da América
Humanidade
description A construção de conhecimentos sobre a História da América padeceu - e ainda padece - de uma problemática com suas fontes: provindas, na sua maioria, de espanhóis, sejam eles participantes do processo de colonização ou não, trazem consigo uma série de valores, julgamentos, conceitos e traços culturais de quem as escreveram. Naturalmente, isso acontece com todas as fontes existentes, visto que são produtos de seu tempo e de seus autores, resultado de disputas, frutos de interesses e intenções. Mas nesse caso, usamos fontes elaboradas pelos conquistadores que falam sobre seus conquistados. São espanhóis que falam sobre os índios, indivíduos cuja humanidade foi tantas vezes questionada. Enfim, são homens que se intitularam civilizados e que falam sobre uma gente que consideraram bárbaras. Esses documentos, entretanto, não perdem o seu inestimável valor. Mas demandam um trato cauteloso e uma interpretação também diligente que se apoie em suportes teóricos e metodológicos oferecidos pela pesquisa histórica. [...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-06-13T12:03:01Z
2019-06-13T12:03:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Larissa Jorge Gonçalves Menezes. Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.
978 85 98711 11 9
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42622
identifier_str_mv SILVA, Larissa Jorge Gonçalves Menezes. Entendendo a História da América a partir de análise e reflexões sobre documentos em sala de aula. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27., 22-26 jun. 2013, Natal (RN). Anais... Natal (RN): ANPUH, 2013. Tema: Conhecimento histórico e diálogo social.
978 85 98711 11 9
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPUH
publisher.none.fl_str_mv ANPUH
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028826049937408