Fatores institucionais associados aos resultados dos discentes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: estudo de cursos de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Aline Maria Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16428
Resumo: LIMA, Aline Maria Gomes. Fatores institucionais associados aos resultados dos discentes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: estudo de cursos de graduação. 2016. 193f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
id UFC-7_922751bc9f1920d02a4745324d2de2d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/16428
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Fatores institucionais associados aos resultados dos discentes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: estudo de cursos de graduaçãoLos factores institucionales relacionada con los resultados de los estudiantes en Examen Nacional de Desempeño estudiantil: cursos de estudios de postgradoAvaliação institucional – BrasilEnsino superior – Avaliação – BrasilEducação para o trabalho – BrasilLIMA, Aline Maria Gomes. Fatores institucionais associados aos resultados dos discentes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: estudo de cursos de graduação. 2016. 193f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.A qualidade da Educação Superior brasileira é objeto de vários debates em diversos segmentos da sociedade, motivados pela divulgação dos resultados do ENADE, utilizados para definir que cursos e instituições educacionais são eficazes. Os estudos realizados, no entanto, baseados no conceito de escola eficaz comprovam que a eficácia institucional é influenciada por diversos fatores. As informações produzidas por esses estudos ajudam a subsidiar ações que contribuem para a melhoria institucional e educacional. Ante o exposto, o objetivo geral desta tese foi investigar a relação entre as práticas pedagógicas, a adequação curricular, a inserção laboral e a qualidade da formação e o ensino intelectualmente estimulante dos diplomados explicam as notas obtidas pelos alunos egressos no ENADE. Como objetivos específicos, se propõem: a) identificar, dentre os fatores investigados, o que mais influencia na eficácia nos resultados do ENADE; b)comparar os resultados dos cursos de graduação com baixos e altos rendimentos no ENADE, com respeito às práticas pedagógicas;c) comparar os resultados dos cursos de graduação com baixos e altos rendimentos no ENADE, com respeito às adequações curriculares; d) cotejar os resultados dos cursos de graduação com baixos e altos rendimentos no ENADE, no tocante à inserção laboral e a qualidade da formação discente; e) comparar os resultados dos cursos de graduação com baixos e altos rendimentos no ENADE, no que concerne ao ensino intelectualmente estimulante. Para a realização deste estudo, empreendeu-se uma revisão bibliográfica, cobrindo eixos teóricos e pesquisas sobre a Educação Superior no Brasil e seu contexto histórico; Avaliação Institucional, suas características e influências; Fatores Associados à Eficácia Educacional na Educação Superior; têm destaque alguns fatores: práticas pedagógicas, adequações curriculares, inserção laboral e qualidade da formação discente, ensino intelectualmente estimulante. A pesquisa foi e natureza quantitativa, descritiva, ex-post-facto. Os dados foram colhidos por meio de uma escala, via correio eletrônico, utilizando a ferramenta do Google.doc. Foi aplicada aos egressos dos cursos de graduação que participaram das edições do ENADE de 2010, 2011 e 2012. A análise de dados, com o suporte do Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), mediante análise fatorial exploratória, possibilitou o estudo quantitativo, para posterior análise qualitativa. Os resultados revelaram que as categorias investigadas ajudam a explicar os resultados obtidos pelos cursos, com destaque para a categoria inserção laboral, e a qualidade da formação discente como a de maior importância para os sujeitos e a que melhor explica os resultados obtidos pelos cursos.La calidad de la educación superior de Brasil ha sido objeto de varios debates en diferentes segmentos de la sociedad, motivados por la divulgación de los resultados de ENADE, se utilizan para definir lo que los cursos y las instituciones educativas son eficaces. Sin embargo, los estudios basados en el concepto de escuela efectiva vienen demostrando que la eficacia institucional está influenciada por varios factores. La información generada por estos estudios ayudan a apoyar programas que contribuyan a la mejora institucional y educativa. Teniendo en cuenta lo anterior, el objetivo general fue investigar la relación entre las prácticas de enseñanza, la adecuación curricular, la to education intellectually stimulating e la inserción laboral y la calidad de la formación de los graduados explicar las calificaciones obtenidas por los estudiantes que se gradúan en ENADE. Proponemos los siguientes objetivos: a) identificar los factores investigados, lo que más influye en la eficiencia en los resultados de ENADE; b) comparar los resultados de los cursos de pregrado con ingresos bajos y altos en ENADE con respecto a las prácticas pedagógicas; c) comparar los resultados de los cursos de pregrado con ingresos bajos y altos en ENADE, con respecto a los ajustes del plan de estudios; d) comparar los resultados de los cursos de pregrado con ingresos bajos y altos en ENADE con respecto a la inserción laboral y la calidad de la formación discente.e) comparar los resultados de los cursos de pregrado con ingresos bajos y altos en ENADE, con respecto a to education intellectually stimulating Para este estudio, se realizó una revisión bibliográfica que cubre ejes teóricos e investigaciones sobre la educación superior en Brasil y su contexto histórico; Evaluación Institucional sus características e influencias; Factores asociados con la Eficacia de la Educación en la Educación Superior; resaltar algunos factores, que son: las prácticas de enseñanza, los ajustes del plan de estudios, la inserción laboral y la calidad de la formación de los estudiantes, intelectualmente estimulantes educación. La investigación fue cuantitativo, descriptivo ex-post-facto. Los datos fueron recolectados a través de una gama a través de correo electrónico, con la función Google.doc., Se aplica a los egresados de estudiantes graduados que participaron en las ediciones de ENADE 2010, 2011 y 2012. El análisis de datos con el apoyo del Paquete Estadístico Software para Ciencias Sociales (SPSS) mediante análisis factorial exploratorio permitido el estudio cuantitativo para el análisis cualitativo subsiguiente. Los resultados revelaron que las categorías investigadas ayudan a explicar los resultados obtenidos por los cursos, con énfasis en la categoría de la inserción laboral y la calidad de la formación del estudiante como el más importante para los sujetos y que mejor explica los resultados obtenidos por los cursos.www.teses.ufc.brAndriola, Wagner BandeiraLima, Aline Maria Gomes2016-04-26T14:46:30Z2016-04-26T14:46:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLima, A. M. G.; Andriola, W. B. (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16428porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-20T16:42:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/16428Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2018-12-20T16:42:18Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores institucionais associados aos resultados dos discentes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: estudo de cursos de graduação
Los factores institucionales relacionada con los resultados de los estudiantes en Examen Nacional de Desempeño estudiantil: cursos de estudios de postgrado
title Fatores institucionais associados aos resultados dos discentes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: estudo de cursos de graduação
spellingShingle Fatores institucionais associados aos resultados dos discentes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: estudo de cursos de graduação
Lima, Aline Maria Gomes
Avaliação institucional – Brasil
Ensino superior – Avaliação – Brasil
Educação para o trabalho – Brasil
title_short Fatores institucionais associados aos resultados dos discentes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: estudo de cursos de graduação
title_full Fatores institucionais associados aos resultados dos discentes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: estudo de cursos de graduação
title_fullStr Fatores institucionais associados aos resultados dos discentes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: estudo de cursos de graduação
title_full_unstemmed Fatores institucionais associados aos resultados dos discentes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: estudo de cursos de graduação
title_sort Fatores institucionais associados aos resultados dos discentes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: estudo de cursos de graduação
author Lima, Aline Maria Gomes
author_facet Lima, Aline Maria Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andriola, Wagner Bandeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Aline Maria Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional – Brasil
Ensino superior – Avaliação – Brasil
Educação para o trabalho – Brasil
topic Avaliação institucional – Brasil
Ensino superior – Avaliação – Brasil
Educação para o trabalho – Brasil
description LIMA, Aline Maria Gomes. Fatores institucionais associados aos resultados dos discentes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: estudo de cursos de graduação. 2016. 193f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-26T14:46:30Z
2016-04-26T14:46:30Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lima, A. M. G.; Andriola, W. B. (2016)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16428
identifier_str_mv Lima, A. M. G.; Andriola, W. B. (2016)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1825332399240642560