Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: proposta de formação extensiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Francisca Marcia Coelho de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Maiara Lopes de, Farias, Gilmar Alves de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56566
Resumo: Objetivamos apresentar o projeto intitulado “Formação Inicial e Continuada do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais Ensino Fundamental”, e as reflexões acerca da formação matemática dos alunos cursos de Pedagogia da FACED/UFC, bem como, dos professores da rede pública municipal e Estadual do Ceará. Para o desenvolvimento desse projeto, nos apoiamos na metodologia de Ensino Sequência Fedathi, metodologia que tem como pressuposto a mudança de comportamento do professor em sala de aula. Assim, essa ação de extensão pressupõe dois momentos: o primeiro momento - planejamento das atividades presenciais e a distância entre os professores e os alunos da graduação e pós-graduação, e preparação do ambiente virtual de aprendizagem – TelEduc/Multimeios. No segundo momento – a experimentação dos momentos presenciais e a distância que acontecerão nos meses de setembro a novembro. Os resultados parciais, fonte de nossos estudos, apontam que os alunos do curso de Pedagogia, e os professores em serviço, têm necessidade de constante formação. Com isso, consideramos que as ações propostas são essenciais para melhoria na prática docente, no que se refere ao ensino de conteúdos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. Nossos estudos são preliminares e estão em fase de desenvolvimento, almejamos como resultado dessa ação a melhoria na formação dos professores que ensinam matemática e que auxilie para uma educação interdisciplinar, a qual promova a consciência do que é ser professor e, assim, possamos vivenciar avanços nos métodos e técnicas de ensino, com foco, especialmente, na aprendizagem.
id UFC-7_92b7f1dbd3e0af6f9b158ba0352d18be
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/56566
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: proposta de formação extensivaProfessores de matemática - Educação (Educação permanente)Formação profissionalEnsinoObjetivamos apresentar o projeto intitulado “Formação Inicial e Continuada do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais Ensino Fundamental”, e as reflexões acerca da formação matemática dos alunos cursos de Pedagogia da FACED/UFC, bem como, dos professores da rede pública municipal e Estadual do Ceará. Para o desenvolvimento desse projeto, nos apoiamos na metodologia de Ensino Sequência Fedathi, metodologia que tem como pressuposto a mudança de comportamento do professor em sala de aula. Assim, essa ação de extensão pressupõe dois momentos: o primeiro momento - planejamento das atividades presenciais e a distância entre os professores e os alunos da graduação e pós-graduação, e preparação do ambiente virtual de aprendizagem – TelEduc/Multimeios. No segundo momento – a experimentação dos momentos presenciais e a distância que acontecerão nos meses de setembro a novembro. Os resultados parciais, fonte de nossos estudos, apontam que os alunos do curso de Pedagogia, e os professores em serviço, têm necessidade de constante formação. Com isso, consideramos que as ações propostas são essenciais para melhoria na prática docente, no que se refere ao ensino de conteúdos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. Nossos estudos são preliminares e estão em fase de desenvolvimento, almejamos como resultado dessa ação a melhoria na formação dos professores que ensinam matemática e que auxilie para uma educação interdisciplinar, a qual promova a consciência do que é ser professor e, assim, possamos vivenciar avanços nos métodos e técnicas de ensino, com foco, especialmente, na aprendizagem.Universidade Federal do Ceará2021-02-16T23:25:56Z2021-02-16T23:25:56Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMENESES, Francisca Marcia Coelho de; OLIVEIRA, Maiara Lopes de; FARIAS, Gilmar Alves de. Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: proposta de formação extensiva. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56566Meneses, Francisca Marcia Coelho deOliveira, Maiara Lopes deFarias, Gilmar Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:39:21Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56566Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:01.013758Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: proposta de formação extensiva
title Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: proposta de formação extensiva
spellingShingle Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: proposta de formação extensiva
Meneses, Francisca Marcia Coelho de
Professores de matemática - Educação (Educação permanente)
Formação profissional
Ensino
title_short Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: proposta de formação extensiva
title_full Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: proposta de formação extensiva
title_fullStr Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: proposta de formação extensiva
title_full_unstemmed Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: proposta de formação extensiva
title_sort Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: proposta de formação extensiva
author Meneses, Francisca Marcia Coelho de
author_facet Meneses, Francisca Marcia Coelho de
Oliveira, Maiara Lopes de
Farias, Gilmar Alves de
author_role author
author2 Oliveira, Maiara Lopes de
Farias, Gilmar Alves de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneses, Francisca Marcia Coelho de
Oliveira, Maiara Lopes de
Farias, Gilmar Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de matemática - Educação (Educação permanente)
Formação profissional
Ensino
topic Professores de matemática - Educação (Educação permanente)
Formação profissional
Ensino
description Objetivamos apresentar o projeto intitulado “Formação Inicial e Continuada do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais Ensino Fundamental”, e as reflexões acerca da formação matemática dos alunos cursos de Pedagogia da FACED/UFC, bem como, dos professores da rede pública municipal e Estadual do Ceará. Para o desenvolvimento desse projeto, nos apoiamos na metodologia de Ensino Sequência Fedathi, metodologia que tem como pressuposto a mudança de comportamento do professor em sala de aula. Assim, essa ação de extensão pressupõe dois momentos: o primeiro momento - planejamento das atividades presenciais e a distância entre os professores e os alunos da graduação e pós-graduação, e preparação do ambiente virtual de aprendizagem – TelEduc/Multimeios. No segundo momento – a experimentação dos momentos presenciais e a distância que acontecerão nos meses de setembro a novembro. Os resultados parciais, fonte de nossos estudos, apontam que os alunos do curso de Pedagogia, e os professores em serviço, têm necessidade de constante formação. Com isso, consideramos que as ações propostas são essenciais para melhoria na prática docente, no que se refere ao ensino de conteúdos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. Nossos estudos são preliminares e estão em fase de desenvolvimento, almejamos como resultado dessa ação a melhoria na formação dos professores que ensinam matemática e que auxilie para uma educação interdisciplinar, a qual promova a consciência do que é ser professor e, assim, possamos vivenciar avanços nos métodos e técnicas de ensino, com foco, especialmente, na aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-02-16T23:25:56Z
2021-02-16T23:25:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENESES, Francisca Marcia Coelho de; OLIVEIRA, Maiara Lopes de; FARIAS, Gilmar Alves de. Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: proposta de formação extensiva. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56566
identifier_str_mv MENESES, Francisca Marcia Coelho de; OLIVEIRA, Maiara Lopes de; FARIAS, Gilmar Alves de. Formação inicial e continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: proposta de formação extensiva. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028759125622784