“Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marina Figueiredo de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carmo, Lylia Lúcia Silva do, Lopes, Ligiane de Castro, Peixoto, Renata Castelo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58270
Resumo: Abordaremos em nosso trabalho as experiências vivenciadas no Projeto de Extensão “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza” que objetiva capacitar professores de português como segunda língua (L2) sobre aspectos específicos do processo de ensino/aprendizagem de surdos. O projeto, coordenado pela docente Renata Peixoto, iniciou-se em maio de 2016, atuando com um grupo de treze professoras oriundas de três escolas bilíngues para surdos: Instituto Filippo Smaldone, Instituto Cearense de Educação de Surdos e Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota, com encontros semanais de três horas e meia de duração. Reconhecendo o desafio atual que é a consolidação de uma educação bilíngue de qualidade, buscamos incentivar ações reflexivas das educadoras visando à melhoria e consistência de suas práticas pedagógicas. Para isso, fixamos como fundamental uma metodologia teórico-prática que segue quatro etapas: estudo coletivo de quatro unidades temáticas (o bilinguismo; o processo inicial de leitura e escrita; o surdo e o ensino/aprendizagem de português escrito; e a didática surda) através da leitura de textos, dinâmicas, discussão e debate com convidados; produção de autobiografia das professoras com foco na relação ensino/surdez; registro em vídeo de aulas das professoras para provocar reflexão sobre suas estratégias metodológicas; e a elaboração de novas propostas didáticas. Como o projeto está em pleno andamento, não obtivemos ainda respostas conclusivas, mas todas as práticas e discussões realizadas até o momento já nos permitem identificar dificuldades e pontos de conflito experienciados no ensino de português como L2 para surdos, estes aspectos nos servirão de base para a fomentação de novas reflexões.
id UFC-7_c891c34ac89d83979fc34df2e72a9616
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/58270
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza”Surdos - EducaçãoProfessores - Educação (Educação permanente)Língua portuguesa - Estudo e ensinoAbordaremos em nosso trabalho as experiências vivenciadas no Projeto de Extensão “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza” que objetiva capacitar professores de português como segunda língua (L2) sobre aspectos específicos do processo de ensino/aprendizagem de surdos. O projeto, coordenado pela docente Renata Peixoto, iniciou-se em maio de 2016, atuando com um grupo de treze professoras oriundas de três escolas bilíngues para surdos: Instituto Filippo Smaldone, Instituto Cearense de Educação de Surdos e Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota, com encontros semanais de três horas e meia de duração. Reconhecendo o desafio atual que é a consolidação de uma educação bilíngue de qualidade, buscamos incentivar ações reflexivas das educadoras visando à melhoria e consistência de suas práticas pedagógicas. Para isso, fixamos como fundamental uma metodologia teórico-prática que segue quatro etapas: estudo coletivo de quatro unidades temáticas (o bilinguismo; o processo inicial de leitura e escrita; o surdo e o ensino/aprendizagem de português escrito; e a didática surda) através da leitura de textos, dinâmicas, discussão e debate com convidados; produção de autobiografia das professoras com foco na relação ensino/surdez; registro em vídeo de aulas das professoras para provocar reflexão sobre suas estratégias metodológicas; e a elaboração de novas propostas didáticas. Como o projeto está em pleno andamento, não obtivemos ainda respostas conclusivas, mas todas as práticas e discussões realizadas até o momento já nos permitem identificar dificuldades e pontos de conflito experienciados no ensino de português como L2 para surdos, estes aspectos nos servirão de base para a fomentação de novas reflexões.Universidade Federal do Ceará2021-05-07T18:08:40Z2021-05-07T18:08:40Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUZA, Marina Figueiredo de; CARMO, Lylia Lúcia Silva do; LOPES, Ligiane de Castro; PEIXOTO, Renata Castelo. “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza”. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58270Souza, Marina Figueiredo deCarmo, Lylia Lúcia Silva doLopes, Ligiane de CastroPeixoto, Renata Casteloinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:19:39Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58270Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:20.442923Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza”
title “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza”
spellingShingle “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza”
Souza, Marina Figueiredo de
Surdos - Educação
Professores - Educação (Educação permanente)
Língua portuguesa - Estudo e ensino
title_short “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza”
title_full “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza”
title_fullStr “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza”
title_full_unstemmed “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza”
title_sort “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza”
author Souza, Marina Figueiredo de
author_facet Souza, Marina Figueiredo de
Carmo, Lylia Lúcia Silva do
Lopes, Ligiane de Castro
Peixoto, Renata Castelo
author_role author
author2 Carmo, Lylia Lúcia Silva do
Lopes, Ligiane de Castro
Peixoto, Renata Castelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marina Figueiredo de
Carmo, Lylia Lúcia Silva do
Lopes, Ligiane de Castro
Peixoto, Renata Castelo
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos - Educação
Professores - Educação (Educação permanente)
Língua portuguesa - Estudo e ensino
topic Surdos - Educação
Professores - Educação (Educação permanente)
Língua portuguesa - Estudo e ensino
description Abordaremos em nosso trabalho as experiências vivenciadas no Projeto de Extensão “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: Uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza” que objetiva capacitar professores de português como segunda língua (L2) sobre aspectos específicos do processo de ensino/aprendizagem de surdos. O projeto, coordenado pela docente Renata Peixoto, iniciou-se em maio de 2016, atuando com um grupo de treze professoras oriundas de três escolas bilíngues para surdos: Instituto Filippo Smaldone, Instituto Cearense de Educação de Surdos e Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota, com encontros semanais de três horas e meia de duração. Reconhecendo o desafio atual que é a consolidação de uma educação bilíngue de qualidade, buscamos incentivar ações reflexivas das educadoras visando à melhoria e consistência de suas práticas pedagógicas. Para isso, fixamos como fundamental uma metodologia teórico-prática que segue quatro etapas: estudo coletivo de quatro unidades temáticas (o bilinguismo; o processo inicial de leitura e escrita; o surdo e o ensino/aprendizagem de português escrito; e a didática surda) através da leitura de textos, dinâmicas, discussão e debate com convidados; produção de autobiografia das professoras com foco na relação ensino/surdez; registro em vídeo de aulas das professoras para provocar reflexão sobre suas estratégias metodológicas; e a elaboração de novas propostas didáticas. Como o projeto está em pleno andamento, não obtivemos ainda respostas conclusivas, mas todas as práticas e discussões realizadas até o momento já nos permitem identificar dificuldades e pontos de conflito experienciados no ensino de português como L2 para surdos, estes aspectos nos servirão de base para a fomentação de novas reflexões.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-05-07T18:08:40Z
2021-05-07T18:08:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Marina Figueiredo de; CARMO, Lylia Lúcia Silva do; LOPES, Ligiane de Castro; PEIXOTO, Renata Castelo. “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza”. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58270
identifier_str_mv SOUZA, Marina Figueiredo de; CARMO, Lylia Lúcia Silva do; LOPES, Ligiane de Castro; PEIXOTO, Renata Castelo. “Alfabetização e ensino de português para crianças surdas nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para formação continuada de professores das escolas bilíngues de Fortaleza”. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028997821366272