Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Lucas Adriano Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Erick Marcio de Oliveira, Silva Filho, Wellington Ferreira da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57560
Resumo: O conhecimento geológico ainda é, de modo geral, pouco difundido na sociedade. Esta hipótese pode ser confirmada através de levantamento realizado durante uma exposição itinerante montada em uma escola de ensino público através do projeto de extensão “Terra Em Movimento: Exposições Itinerantes Como Meio de Divulgação da Geologia” (Departamento de Geologia/Pró-Reitoria de Extensão-UFC). A exposição foi realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Waldemar de Alcântara e Silva, em Salitre, no dia 26 de abril de 2016. O levantamento foi realizado através de questionário que abordou o nível de conhecimento prévio sobre 15 tópicos de Geologia e Paleontologia e foi aplicado a 65 respondentes. Dos entrevistados, todos eram estudantes secundaristas, sendo estes o público alvo do projeto. As respostas foram estruturadas em escala intervalar de 1 a 5, sendo os dois extremos, onde 1 correspondia a nenhum conhecimento sobre assunto e 5 correspondia a muito conhecimento. Uma visão geral dos resultados mostra que os respondentes têm o nível de conhecimento prévio de Geologia (Geral + Aplicada) estatisticamente situado entre pouco (2) e mediano (3), com média de 2,33. As percepções prévias para Paleontologia também se situam nesse intervalo, com média ligeiramente superior de 2,55. Os resultados indicam a necessidade de mais esforços de popularização da Geologia junto ao público leigo em geral, especialmente entre alunos de ensino médio, fornecendo não apenas informações úteis na escolha de uma carreira profissional como também conhecimentos básicos de relevância sobre a ciência e a aplicação do curso.
id UFC-7_93048529f81ed9251d6ea5e355b55b2c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/57560
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissionalGeologia - ExposiçõesPaleontologia - ExposiçõesNotícias científicasDivulgação científicaO conhecimento geológico ainda é, de modo geral, pouco difundido na sociedade. Esta hipótese pode ser confirmada através de levantamento realizado durante uma exposição itinerante montada em uma escola de ensino público através do projeto de extensão “Terra Em Movimento: Exposições Itinerantes Como Meio de Divulgação da Geologia” (Departamento de Geologia/Pró-Reitoria de Extensão-UFC). A exposição foi realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Waldemar de Alcântara e Silva, em Salitre, no dia 26 de abril de 2016. O levantamento foi realizado através de questionário que abordou o nível de conhecimento prévio sobre 15 tópicos de Geologia e Paleontologia e foi aplicado a 65 respondentes. Dos entrevistados, todos eram estudantes secundaristas, sendo estes o público alvo do projeto. As respostas foram estruturadas em escala intervalar de 1 a 5, sendo os dois extremos, onde 1 correspondia a nenhum conhecimento sobre assunto e 5 correspondia a muito conhecimento. Uma visão geral dos resultados mostra que os respondentes têm o nível de conhecimento prévio de Geologia (Geral + Aplicada) estatisticamente situado entre pouco (2) e mediano (3), com média de 2,33. As percepções prévias para Paleontologia também se situam nesse intervalo, com média ligeiramente superior de 2,55. Os resultados indicam a necessidade de mais esforços de popularização da Geologia junto ao público leigo em geral, especialmente entre alunos de ensino médio, fornecendo não apenas informações úteis na escolha de uma carreira profissional como também conhecimentos básicos de relevância sobre a ciência e a aplicação do curso.Universidade Federal do Ceará2021-03-31T20:09:25Z2021-03-31T20:09:25Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBRITO, Lucas Adriano Rodrigues; PEREIRA, Erick Marcio de Oliveira; SILVA FILHO, Wellington Ferreira da. Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57560Brito, Lucas Adriano RodriguesPereira, Erick Marcio de OliveiraSilva Filho, Wellington Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:18:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57560Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:50.313517Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional
title Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional
spellingShingle Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional
Brito, Lucas Adriano Rodrigues
Geologia - Exposições
Paleontologia - Exposições
Notícias científicas
Divulgação científica
title_short Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional
title_full Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional
title_fullStr Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional
title_full_unstemmed Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional
title_sort Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional
author Brito, Lucas Adriano Rodrigues
author_facet Brito, Lucas Adriano Rodrigues
Pereira, Erick Marcio de Oliveira
Silva Filho, Wellington Ferreira da
author_role author
author2 Pereira, Erick Marcio de Oliveira
Silva Filho, Wellington Ferreira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Lucas Adriano Rodrigues
Pereira, Erick Marcio de Oliveira
Silva Filho, Wellington Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Geologia - Exposições
Paleontologia - Exposições
Notícias científicas
Divulgação científica
topic Geologia - Exposições
Paleontologia - Exposições
Notícias científicas
Divulgação científica
description O conhecimento geológico ainda é, de modo geral, pouco difundido na sociedade. Esta hipótese pode ser confirmada através de levantamento realizado durante uma exposição itinerante montada em uma escola de ensino público através do projeto de extensão “Terra Em Movimento: Exposições Itinerantes Como Meio de Divulgação da Geologia” (Departamento de Geologia/Pró-Reitoria de Extensão-UFC). A exposição foi realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Waldemar de Alcântara e Silva, em Salitre, no dia 26 de abril de 2016. O levantamento foi realizado através de questionário que abordou o nível de conhecimento prévio sobre 15 tópicos de Geologia e Paleontologia e foi aplicado a 65 respondentes. Dos entrevistados, todos eram estudantes secundaristas, sendo estes o público alvo do projeto. As respostas foram estruturadas em escala intervalar de 1 a 5, sendo os dois extremos, onde 1 correspondia a nenhum conhecimento sobre assunto e 5 correspondia a muito conhecimento. Uma visão geral dos resultados mostra que os respondentes têm o nível de conhecimento prévio de Geologia (Geral + Aplicada) estatisticamente situado entre pouco (2) e mediano (3), com média de 2,33. As percepções prévias para Paleontologia também se situam nesse intervalo, com média ligeiramente superior de 2,55. Os resultados indicam a necessidade de mais esforços de popularização da Geologia junto ao público leigo em geral, especialmente entre alunos de ensino médio, fornecendo não apenas informações úteis na escolha de uma carreira profissional como também conhecimentos básicos de relevância sobre a ciência e a aplicação do curso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-03-31T20:09:25Z
2021-03-31T20:09:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, Lucas Adriano Rodrigues; PEREIRA, Erick Marcio de Oliveira; SILVA FILHO, Wellington Ferreira da. Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57560
identifier_str_mv BRITO, Lucas Adriano Rodrigues; PEREIRA, Erick Marcio de Oliveira; SILVA FILHO, Wellington Ferreira da. Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028969270738944