Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57560 |
Resumo: | O conhecimento geológico ainda é, de modo geral, pouco difundido na sociedade. Esta hipótese pode ser confirmada através de levantamento realizado durante uma exposição itinerante montada em uma escola de ensino público através do projeto de extensão “Terra Em Movimento: Exposições Itinerantes Como Meio de Divulgação da Geologia” (Departamento de Geologia/Pró-Reitoria de Extensão-UFC). A exposição foi realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Waldemar de Alcântara e Silva, em Salitre, no dia 26 de abril de 2016. O levantamento foi realizado através de questionário que abordou o nível de conhecimento prévio sobre 15 tópicos de Geologia e Paleontologia e foi aplicado a 65 respondentes. Dos entrevistados, todos eram estudantes secundaristas, sendo estes o público alvo do projeto. As respostas foram estruturadas em escala intervalar de 1 a 5, sendo os dois extremos, onde 1 correspondia a nenhum conhecimento sobre assunto e 5 correspondia a muito conhecimento. Uma visão geral dos resultados mostra que os respondentes têm o nível de conhecimento prévio de Geologia (Geral + Aplicada) estatisticamente situado entre pouco (2) e mediano (3), com média de 2,33. As percepções prévias para Paleontologia também se situam nesse intervalo, com média ligeiramente superior de 2,55. Os resultados indicam a necessidade de mais esforços de popularização da Geologia junto ao público leigo em geral, especialmente entre alunos de ensino médio, fornecendo não apenas informações úteis na escolha de uma carreira profissional como também conhecimentos básicos de relevância sobre a ciência e a aplicação do curso. |
id |
UFC-7_93048529f81ed9251d6ea5e355b55b2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/57560 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissionalGeologia - ExposiçõesPaleontologia - ExposiçõesNotícias científicasDivulgação científicaO conhecimento geológico ainda é, de modo geral, pouco difundido na sociedade. Esta hipótese pode ser confirmada através de levantamento realizado durante uma exposição itinerante montada em uma escola de ensino público através do projeto de extensão “Terra Em Movimento: Exposições Itinerantes Como Meio de Divulgação da Geologia” (Departamento de Geologia/Pró-Reitoria de Extensão-UFC). A exposição foi realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Waldemar de Alcântara e Silva, em Salitre, no dia 26 de abril de 2016. O levantamento foi realizado através de questionário que abordou o nível de conhecimento prévio sobre 15 tópicos de Geologia e Paleontologia e foi aplicado a 65 respondentes. Dos entrevistados, todos eram estudantes secundaristas, sendo estes o público alvo do projeto. As respostas foram estruturadas em escala intervalar de 1 a 5, sendo os dois extremos, onde 1 correspondia a nenhum conhecimento sobre assunto e 5 correspondia a muito conhecimento. Uma visão geral dos resultados mostra que os respondentes têm o nível de conhecimento prévio de Geologia (Geral + Aplicada) estatisticamente situado entre pouco (2) e mediano (3), com média de 2,33. As percepções prévias para Paleontologia também se situam nesse intervalo, com média ligeiramente superior de 2,55. Os resultados indicam a necessidade de mais esforços de popularização da Geologia junto ao público leigo em geral, especialmente entre alunos de ensino médio, fornecendo não apenas informações úteis na escolha de uma carreira profissional como também conhecimentos básicos de relevância sobre a ciência e a aplicação do curso.Universidade Federal do Ceará2021-03-31T20:09:25Z2021-03-31T20:09:25Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBRITO, Lucas Adriano Rodrigues; PEREIRA, Erick Marcio de Oliveira; SILVA FILHO, Wellington Ferreira da. Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57560Brito, Lucas Adriano RodriguesPereira, Erick Marcio de OliveiraSilva Filho, Wellington Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:18:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57560Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:50.313517Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional |
title |
Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional |
spellingShingle |
Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional Brito, Lucas Adriano Rodrigues Geologia - Exposições Paleontologia - Exposições Notícias científicas Divulgação científica |
title_short |
Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional |
title_full |
Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional |
title_fullStr |
Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional |
title_full_unstemmed |
Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional |
title_sort |
Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional |
author |
Brito, Lucas Adriano Rodrigues |
author_facet |
Brito, Lucas Adriano Rodrigues Pereira, Erick Marcio de Oliveira Silva Filho, Wellington Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Erick Marcio de Oliveira Silva Filho, Wellington Ferreira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Lucas Adriano Rodrigues Pereira, Erick Marcio de Oliveira Silva Filho, Wellington Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geologia - Exposições Paleontologia - Exposições Notícias científicas Divulgação científica |
topic |
Geologia - Exposições Paleontologia - Exposições Notícias científicas Divulgação científica |
description |
O conhecimento geológico ainda é, de modo geral, pouco difundido na sociedade. Esta hipótese pode ser confirmada através de levantamento realizado durante uma exposição itinerante montada em uma escola de ensino público através do projeto de extensão “Terra Em Movimento: Exposições Itinerantes Como Meio de Divulgação da Geologia” (Departamento de Geologia/Pró-Reitoria de Extensão-UFC). A exposição foi realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Waldemar de Alcântara e Silva, em Salitre, no dia 26 de abril de 2016. O levantamento foi realizado através de questionário que abordou o nível de conhecimento prévio sobre 15 tópicos de Geologia e Paleontologia e foi aplicado a 65 respondentes. Dos entrevistados, todos eram estudantes secundaristas, sendo estes o público alvo do projeto. As respostas foram estruturadas em escala intervalar de 1 a 5, sendo os dois extremos, onde 1 correspondia a nenhum conhecimento sobre assunto e 5 correspondia a muito conhecimento. Uma visão geral dos resultados mostra que os respondentes têm o nível de conhecimento prévio de Geologia (Geral + Aplicada) estatisticamente situado entre pouco (2) e mediano (3), com média de 2,33. As percepções prévias para Paleontologia também se situam nesse intervalo, com média ligeiramente superior de 2,55. Os resultados indicam a necessidade de mais esforços de popularização da Geologia junto ao público leigo em geral, especialmente entre alunos de ensino médio, fornecendo não apenas informações úteis na escolha de uma carreira profissional como também conhecimentos básicos de relevância sobre a ciência e a aplicação do curso. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-03-31T20:09:25Z 2021-03-31T20:09:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRITO, Lucas Adriano Rodrigues; PEREIRA, Erick Marcio de Oliveira; SILVA FILHO, Wellington Ferreira da. Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57560 |
identifier_str_mv |
BRITO, Lucas Adriano Rodrigues; PEREIRA, Erick Marcio de Oliveira; SILVA FILHO, Wellington Ferreira da. Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028969270738944 |