Desenvolvimento de um indicador de segurança operacional para pistas de pouso e decolagem brasileiras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Túlio Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
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Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56740
Resumo: As operações de pouso e decolagem representam as fases mais críticas de um voo, pois são nestas etapas em que ocorrem grande parte dos acidentes e incidentes aéreos. Dentre os fatores contribuintes para tais eventos, as condições de aderência pneu-pavimento, representadas pelo coeficiente de atrito e macrotextura, possuem uma influência considerável, principalmente na eficiência da frenagem das aeronaves e no escoamento das águas pluviais. Diante disso, os gestores de aeródromos necessitam analisar periodicamente parâmetros superficiais para atestar a operabilidade das pistas de pouso e decolagem (PPD), não havendo um indicador que contemple todos esses parâmetros de maneira global. No intuito de facilitar a avaliação da segurança operacional das PPD, propõe-se desenvolver um indicador de desempenho com base em parâmetros de superfície de pista utilizando a técnica de regressão linear múltipla. Os resultados preliminares demonstraram que este tipo de ferramenta pode não ser compatível para obter um resultado consistente.
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