Desenvolvimento de um indicador de segurança operacional para pistas de pouso e decolagem brasileiras.
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
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Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56740 |
Resumo: | As operações de pouso e decolagem representam as fases mais críticas de um voo, pois são nestas etapas em que ocorrem grande parte dos acidentes e incidentes aéreos. Dentre os fatores contribuintes para tais eventos, as condições de aderência pneu-pavimento, representadas pelo coeficiente de atrito e macrotextura, possuem uma influência considerável, principalmente na eficiência da frenagem das aeronaves e no escoamento das águas pluviais. Diante disso, os gestores de aeródromos necessitam analisar periodicamente parâmetros superficiais para atestar a operabilidade das pistas de pouso e decolagem (PPD), não havendo um indicador que contemple todos esses parâmetros de maneira global. No intuito de facilitar a avaliação da segurança operacional das PPD, propõe-se desenvolver um indicador de desempenho com base em parâmetros de superfície de pista utilizando a técnica de regressão linear múltipla. Os resultados preliminares demonstraram que este tipo de ferramenta pode não ser compatível para obter um resultado consistente. |
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Desenvolvimento de um indicador de segurança operacional para pistas de pouso e decolagem brasileiras.AderênciaPista de decolagem ou aterrisagemAeroportos - PavimentaçãoPavimentaçãoAeroportos - Medidas de segurançaAs operações de pouso e decolagem representam as fases mais críticas de um voo, pois são nestas etapas em que ocorrem grande parte dos acidentes e incidentes aéreos. Dentre os fatores contribuintes para tais eventos, as condições de aderência pneu-pavimento, representadas pelo coeficiente de atrito e macrotextura, possuem uma influência considerável, principalmente na eficiência da frenagem das aeronaves e no escoamento das águas pluviais. Diante disso, os gestores de aeródromos necessitam analisar periodicamente parâmetros superficiais para atestar a operabilidade das pistas de pouso e decolagem (PPD), não havendo um indicador que contemple todos esses parâmetros de maneira global. No intuito de facilitar a avaliação da segurança operacional das PPD, propõe-se desenvolver um indicador de desempenho com base em parâmetros de superfície de pista utilizando a técnica de regressão linear múltipla. Os resultados preliminares demonstraram que este tipo de ferramenta pode não ser compatível para obter um resultado consistente.2021-02-24T15:46:01Z2021-02-24T15:46:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRIBEIRO, Túlio Rodrigues ; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de . Desenvolvimento de um indicador de segurança operacional para pistas de pouso e decolagem brasileiras. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.769-772.978-65-89319-00-9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56740ark:/83112/00130000167r0Ribeiro, Túlio RodriguesOliveira, Francisco Heber Lacerda deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-06T11:25:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56740Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:25:52.458613Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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