Modelos para avaliação de capacidade de pistas com operações semi-dependentes : aplicação ao Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos
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Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1758 |
Resumo: | A partir de uma exposição sucinta dos principais fatores relacionados com capacidade de sistemas de pistas; este trabalho apresenta os principais modelos utilizados para estimar capacidade de espaço aéreo nestes sistemas. Propõe dois modelos para cálculo de capacidade em sistemas de pistas com modo de operação semi-dependente, um analítico, outro de simulação computacional. A seguir, como forma de validação, mostra a aplicação dos modelos propostos para sistemas de pistas, ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Conclui pela utilidade dos diagramas espaco-tempo na modelagem e compreensão dos processos em sistemas de transporte, assim como, indica a simulação computacional como ferramenta poderosa para tratar sistemas complexos. |
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Modelos para avaliação de capacidade de pistas com operações semi-dependentes : aplicação ao Aeroporto Internacional de São Paulo / GuarulhosAeroportosPistas (de pouso e decolagem)Engenharia aeronáuticaA partir de uma exposição sucinta dos principais fatores relacionados com capacidade de sistemas de pistas; este trabalho apresenta os principais modelos utilizados para estimar capacidade de espaço aéreo nestes sistemas. Propõe dois modelos para cálculo de capacidade em sistemas de pistas com modo de operação semi-dependente, um analítico, outro de simulação computacional. A seguir, como forma de validação, mostra a aplicação dos modelos propostos para sistemas de pistas, ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Conclui pela utilidade dos diagramas espaco-tempo na modelagem e compreensão dos processos em sistemas de transporte, assim como, indica a simulação computacional como ferramenta poderosa para tratar sistemas complexos.Instituto Tecnológico de AeronáuticaCláudio Jorge Pinto AlvesAurelio Einar Peres1992-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1758reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:49Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1758http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:37:14.151Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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A partir de uma exposição sucinta dos principais fatores relacionados com capacidade de sistemas de pistas; este trabalho apresenta os principais modelos utilizados para estimar capacidade de espaço aéreo nestes sistemas. Propõe dois modelos para cálculo de capacidade em sistemas de pistas com modo de operação semi-dependente, um analítico, outro de simulação computacional. A seguir, como forma de validação, mostra a aplicação dos modelos propostos para sistemas de pistas, ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Conclui pela utilidade dos diagramas espaco-tempo na modelagem e compreensão dos processos em sistemas de transporte, assim como, indica a simulação computacional como ferramenta poderosa para tratar sistemas complexos. |
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