O uso de jogos musicais no processo de musicalização de crianças da educação infantil por professores não especialistas em música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Wanderley de Freitas dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54816
Resumo: The present study analyzes music games as pedagogical tools in the process of musicalization of children in early childhood education. We start from the following research problem: how can music games be used by teachers (not music specialists) in the process of musicalization of children in early childhood education? We have as main objective to analyze how musical games can be used by these teachers, as a pedagogical tool in the process of musicalization of children in early childhood education, as well as these teachers evaluate their use of these musical games. We have as specific objectives to observe the assimilation that teachers make about the concepts related to the properties of sound (pitch, duration, timbre and intensity), through the use of musical games; and to analyze the suggestions of didactic strategies made by the teachers for the application of these sound properties with children in early childhood education. We used as a theoretical basis the studies on games made by authors like Huizinga, Brougère and Costa, and, specifically on musical games, Brito and Kodály. For this research we chose the collaborative action research methodology. The research was carried out at the Mattos Dourado Children's Education Center (CEI), in Fortaleza, Ceará, Brazil.
id UFC-7_934382a83aa45b991cc0c1ff696e8cd8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54816
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O uso de jogos musicais no processo de musicalização de crianças da educação infantil por professores não especialistas em músicaMúsica na educação - Fortaleza (CE)Professores de educação infantil - Fortaleza (CE)Educação Infantil - Fortaleza (CE)Música - Instrução e estudo - Fortaleza (CE)Atividades criativas na sala de aulaJogos educativosMusicalização infantilThe present study analyzes music games as pedagogical tools in the process of musicalization of children in early childhood education. We start from the following research problem: how can music games be used by teachers (not music specialists) in the process of musicalization of children in early childhood education? We have as main objective to analyze how musical games can be used by these teachers, as a pedagogical tool in the process of musicalization of children in early childhood education, as well as these teachers evaluate their use of these musical games. We have as specific objectives to observe the assimilation that teachers make about the concepts related to the properties of sound (pitch, duration, timbre and intensity), through the use of musical games; and to analyze the suggestions of didactic strategies made by the teachers for the application of these sound properties with children in early childhood education. We used as a theoretical basis the studies on games made by authors like Huizinga, Brougère and Costa, and, specifically on musical games, Brito and Kodály. For this research we chose the collaborative action research methodology. The research was carried out at the Mattos Dourado Children's Education Center (CEI), in Fortaleza, Ceará, Brazil.O presente estudo analisa o uso de jogos musicais como ferramentas pedagógicas no processo de musicalização das crianças da educação infantil. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: de que maneira os jogos musicais podem ser utilizados por professores não especialistas em música no processo de musicalização de crianças da educação infantil? O objetivo principal da pesquisa é analisar como os jogos musicais podem ser utilizados pelos referidos professores, na qualidade de ferramenta pedagógica no processo de musicalização de crianças da educação infantil. São objetivos específicos do estudo observar a assimilação que os professores fazem sobre os conceitos relativos às propriedades do som (altura, duração, timbre e intensidade), por meio do uso de jogos musicais; e analisar as sugestões de estratégias didáticas feitas pelos professores para a aplicação dessas propriedades do som com as crianças da educação infantil. Como base teórica, a pesquisa fundamenta-se nos estudos sobre jogos feitos por autores como Huizinga, Brougère e Costa e, especificamente sobre jogos musicais, Brito e Kodály. A pesquisa emprega a metodologia da pesquisa-ação colaborativa e foi realizada no Centro de Educação Infantil (CEI) Mattos Dourado, em Fortaleza, Ceará, Brasil.Rogério, PedroSantos, Wanderley de Freitas dos2020-10-23T17:19:54Z2020-10-23T17:19:54Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Wanderley de Freitas dos. O uso de jogos musicais no processo de musicalização de crianças da educação infantil por professores não especialistas em música. 2020. 150f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54816porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T19:33:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54816Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:29.669597Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de jogos musicais no processo de musicalização de crianças da educação infantil por professores não especialistas em música
title O uso de jogos musicais no processo de musicalização de crianças da educação infantil por professores não especialistas em música
spellingShingle O uso de jogos musicais no processo de musicalização de crianças da educação infantil por professores não especialistas em música
Santos, Wanderley de Freitas dos
Música na educação - Fortaleza (CE)
Professores de educação infantil - Fortaleza (CE)
Educação Infantil - Fortaleza (CE)
Música - Instrução e estudo - Fortaleza (CE)
Atividades criativas na sala de aula
Jogos educativos
Musicalização infantil
title_short O uso de jogos musicais no processo de musicalização de crianças da educação infantil por professores não especialistas em música
title_full O uso de jogos musicais no processo de musicalização de crianças da educação infantil por professores não especialistas em música
title_fullStr O uso de jogos musicais no processo de musicalização de crianças da educação infantil por professores não especialistas em música
title_full_unstemmed O uso de jogos musicais no processo de musicalização de crianças da educação infantil por professores não especialistas em música
title_sort O uso de jogos musicais no processo de musicalização de crianças da educação infantil por professores não especialistas em música
author Santos, Wanderley de Freitas dos
author_facet Santos, Wanderley de Freitas dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rogério, Pedro
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Wanderley de Freitas dos
dc.subject.por.fl_str_mv Música na educação - Fortaleza (CE)
Professores de educação infantil - Fortaleza (CE)
Educação Infantil - Fortaleza (CE)
Música - Instrução e estudo - Fortaleza (CE)
Atividades criativas na sala de aula
Jogos educativos
Musicalização infantil
topic Música na educação - Fortaleza (CE)
Professores de educação infantil - Fortaleza (CE)
Educação Infantil - Fortaleza (CE)
Música - Instrução e estudo - Fortaleza (CE)
Atividades criativas na sala de aula
Jogos educativos
Musicalização infantil
description The present study analyzes music games as pedagogical tools in the process of musicalization of children in early childhood education. We start from the following research problem: how can music games be used by teachers (not music specialists) in the process of musicalization of children in early childhood education? We have as main objective to analyze how musical games can be used by these teachers, as a pedagogical tool in the process of musicalization of children in early childhood education, as well as these teachers evaluate their use of these musical games. We have as specific objectives to observe the assimilation that teachers make about the concepts related to the properties of sound (pitch, duration, timbre and intensity), through the use of musical games; and to analyze the suggestions of didactic strategies made by the teachers for the application of these sound properties with children in early childhood education. We used as a theoretical basis the studies on games made by authors like Huizinga, Brougère and Costa, and, specifically on musical games, Brito and Kodály. For this research we chose the collaborative action research methodology. The research was carried out at the Mattos Dourado Children's Education Center (CEI), in Fortaleza, Ceará, Brazil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-23T17:19:54Z
2020-10-23T17:19:54Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Wanderley de Freitas dos. O uso de jogos musicais no processo de musicalização de crianças da educação infantil por professores não especialistas em música. 2020. 150f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2020.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54816
identifier_str_mv SANTOS, Wanderley de Freitas dos. O uso de jogos musicais no processo de musicalização de crianças da educação infantil por professores não especialistas em música. 2020. 150f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2020.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028755504889856