Língua Brasileira de Sinais e formação de professores: uma análise de conteúdos e estratégias metodológicas no ensino de Libras L1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Andréa Michiles
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Peixoto, Renata Castelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52437
Resumo: With the officialization of Brazilian Sign Language - Libras - by Law 10.436/02 and Decree 5626/05, the need for training for teachers of that language at undergraduation level arises. From this requirement on, the Federal University of Santa Catarina created the partial distance course Letras Libras. The present work aims to reflect on Libras teaching as L1, focusing on teaching strategies and the contents proposed by student-trainees of this course at the Federal University of Ceará pole. We analyzed the work projects, internship reports, in addition to the Libras classes that were taught. The reflections built into this work dialogue with authors such as Antunes (2003; 2007) and Possenti (1996) and show us some results, such as: a) the trainees selected grammatical contents with a descriptive focus rather than a reflexive focus on grammar and situations of sign language textual genres comprehension and production, b) teacher performance reveals certain inflexibility concerning the domain and appliance of the content, and c) significant interference of the Portuguese (L2) in teaching situations. These results suggest that the Libras teaching recency can lead student-trainees to seek a basis for organizing their teaching activities.
id UFC-7_93f60973e58c104c4840d41b5d4d1aaf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52437
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Língua Brasileira de Sinais e formação de professores: uma análise de conteúdos e estratégias metodológicas no ensino de Libras L1Brazilian sign language and teacher training: an analysis of contents and methodological strategies in Libras (L1) teachingLíngua Brasileira de Sinais – LibrasFormação de professoresEnsino de Libras como L1Ensino SuperiorWith the officialization of Brazilian Sign Language - Libras - by Law 10.436/02 and Decree 5626/05, the need for training for teachers of that language at undergraduation level arises. From this requirement on, the Federal University of Santa Catarina created the partial distance course Letras Libras. The present work aims to reflect on Libras teaching as L1, focusing on teaching strategies and the contents proposed by student-trainees of this course at the Federal University of Ceará pole. We analyzed the work projects, internship reports, in addition to the Libras classes that were taught. The reflections built into this work dialogue with authors such as Antunes (2003; 2007) and Possenti (1996) and show us some results, such as: a) the trainees selected grammatical contents with a descriptive focus rather than a reflexive focus on grammar and situations of sign language textual genres comprehension and production, b) teacher performance reveals certain inflexibility concerning the domain and appliance of the content, and c) significant interference of the Portuguese (L2) in teaching situations. These results suggest that the Libras teaching recency can lead student-trainees to seek a basis for organizing their teaching activities.Com a oficialização da Língua Brasileira de Sinais – Libras - por meio da lei 10.436/02 e do decreto 5626/05, surge a necessidade da formação em nível superior de professores dessa língua. A partir dessa exigência, a Universidade Federal de Santa Catarina criou o curso semipresencial de Letras/Libras. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino da Libras como L1, enfocando as estratégias de ensino e os conteúdos propostos por alunos-estagiários desse curso no polo da Universidade Federal do Ceará. Foram analisados os projetos de trabalho, os relatórios de estágio, além das aulas de Libras ministradas. As reflexões construídas nesse trabalho dialogam com autores, tais como: Antunes (2003; 2007) e Possenti (1996) e nos apontam alguns resultados, tais como: a) os estagiários selecionaram conteúdos gramaticais com enfoque descritivo em detrimento de um enfoque gramatical reflexivo e às situações de compreensão e produção de gêneros textuais em língua de sinais; b) a atuação docente revela certo engessamento quanto ao domínio e aplicação do conteúdo; e c) significativa interferência da Língua Portuguesa (L2) nas situações didáticas. Esses resultados nos sugerem que a recência do ensino de Libras pode levar os alunos-estagiários a buscarem fundamentos para organizar a sua ação docente.Revista Linguagem em Foco2020-06-18T10:12:58Z2020-06-18T10:12:58Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEMOS, Andréa Michiles; PEIXOTO, Renata Castelo. Língua Brasileira de Sinais e formação de professores: uma análise de conteúdos e estratégias metodológicas no ensino de Libras L1. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 12, n. 1, p. 181-194, 2020.2674-8266http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52437Lemos, Andréa MichilesPeixoto, Renata Casteloinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T13:27:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52437Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:00.310263Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Língua Brasileira de Sinais e formação de professores: uma análise de conteúdos e estratégias metodológicas no ensino de Libras L1
Brazilian sign language and teacher training: an analysis of contents and methodological strategies in Libras (L1) teaching
title Língua Brasileira de Sinais e formação de professores: uma análise de conteúdos e estratégias metodológicas no ensino de Libras L1
spellingShingle Língua Brasileira de Sinais e formação de professores: uma análise de conteúdos e estratégias metodológicas no ensino de Libras L1
Lemos, Andréa Michiles
Língua Brasileira de Sinais – Libras
Formação de professores
Ensino de Libras como L1
Ensino Superior
title_short Língua Brasileira de Sinais e formação de professores: uma análise de conteúdos e estratégias metodológicas no ensino de Libras L1
title_full Língua Brasileira de Sinais e formação de professores: uma análise de conteúdos e estratégias metodológicas no ensino de Libras L1
title_fullStr Língua Brasileira de Sinais e formação de professores: uma análise de conteúdos e estratégias metodológicas no ensino de Libras L1
title_full_unstemmed Língua Brasileira de Sinais e formação de professores: uma análise de conteúdos e estratégias metodológicas no ensino de Libras L1
title_sort Língua Brasileira de Sinais e formação de professores: uma análise de conteúdos e estratégias metodológicas no ensino de Libras L1
author Lemos, Andréa Michiles
author_facet Lemos, Andréa Michiles
Peixoto, Renata Castelo
author_role author
author2 Peixoto, Renata Castelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Andréa Michiles
Peixoto, Renata Castelo
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Brasileira de Sinais – Libras
Formação de professores
Ensino de Libras como L1
Ensino Superior
topic Língua Brasileira de Sinais – Libras
Formação de professores
Ensino de Libras como L1
Ensino Superior
description With the officialization of Brazilian Sign Language - Libras - by Law 10.436/02 and Decree 5626/05, the need for training for teachers of that language at undergraduation level arises. From this requirement on, the Federal University of Santa Catarina created the partial distance course Letras Libras. The present work aims to reflect on Libras teaching as L1, focusing on teaching strategies and the contents proposed by student-trainees of this course at the Federal University of Ceará pole. We analyzed the work projects, internship reports, in addition to the Libras classes that were taught. The reflections built into this work dialogue with authors such as Antunes (2003; 2007) and Possenti (1996) and show us some results, such as: a) the trainees selected grammatical contents with a descriptive focus rather than a reflexive focus on grammar and situations of sign language textual genres comprehension and production, b) teacher performance reveals certain inflexibility concerning the domain and appliance of the content, and c) significant interference of the Portuguese (L2) in teaching situations. These results suggest that the Libras teaching recency can lead student-trainees to seek a basis for organizing their teaching activities.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-18T10:12:58Z
2020-06-18T10:12:58Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEMOS, Andréa Michiles; PEIXOTO, Renata Castelo. Língua Brasileira de Sinais e formação de professores: uma análise de conteúdos e estratégias metodológicas no ensino de Libras L1. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 12, n. 1, p. 181-194, 2020.
2674-8266
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52437
identifier_str_mv LEMOS, Andréa Michiles; PEIXOTO, Renata Castelo. Língua Brasileira de Sinais e formação de professores: uma análise de conteúdos e estratégias metodológicas no ensino de Libras L1. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza (CE), v. 12, n. 1, p. 181-194, 2020.
2674-8266
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco
publisher.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028897936113664