A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505 |
Resumo: | Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem por objetivo promover uma discussão a respeito do desenvolvimento da disciplina de língua brasileira de sinais (Libras) nos cursos de Pedagogia, seus avanços e fragilidades a partir do relato de experiências construído por duas docentes de cursos de Pedagogia de duas universidades públicas do estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada a partir do oferecimento da disciplina de Libras nos anos de 2012 e 2013. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados questionários e os sujeitos participantes foram dez alunos que cursaram as disciplinas nos anos destacados. Por meio deste estudo, verificou-se que a disciplina de Libras contribuiu significativamente com o processo de formação dos estudantes, considerando a sua carga horária e oferecimento no curso. |
id |
UNICAMP-19_fe3a8c80cd1ae1cd52530aedbbb27eb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8639505 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadoresLíngua brasileira de sinais. Ensino superior. Ensino de LibrasLíngua Brasileira de SinaisEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem por objetivo promover uma discussão a respeito do desenvolvimento da disciplina de língua brasileira de sinais (Libras) nos cursos de Pedagogia, seus avanços e fragilidades a partir do relato de experiências construído por duas docentes de cursos de Pedagogia de duas universidades públicas do estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada a partir do oferecimento da disciplina de Libras nos anos de 2012 e 2013. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados questionários e os sujeitos participantes foram dez alunos que cursaram as disciplinas nos anos destacados. Por meio deste estudo, verificou-se que a disciplina de Libras contribuiu significativamente com o processo de formação dos estudantes, considerando a sua carga horária e oferecimento no curso.Universidade Estadual de Campinas2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863950510.20396/etd.v18i2.8639505ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-368ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-368ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-3681676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/13317https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/19593https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/19594Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Lilian Cristine RibeiroSofiato, Cássia Geciauskas2016-10-08T10:51:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8639505Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:16.103964ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores |
title |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores |
spellingShingle |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro Língua brasileira de sinais. Ensino superior. Ensino de Libras Língua Brasileira de Sinais |
title_short |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores |
title_full |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores |
title_fullStr |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores |
title_full_unstemmed |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores |
title_sort |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores |
author |
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro |
author_facet |
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro Sofiato, Cássia Geciauskas |
author_role |
author |
author2 |
Sofiato, Cássia Geciauskas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro Sofiato, Cássia Geciauskas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua brasileira de sinais. Ensino superior. Ensino de Libras Língua Brasileira de Sinais |
topic |
Língua brasileira de sinais. Ensino superior. Ensino de Libras Língua Brasileira de Sinais |
description |
Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem por objetivo promover uma discussão a respeito do desenvolvimento da disciplina de língua brasileira de sinais (Libras) nos cursos de Pedagogia, seus avanços e fragilidades a partir do relato de experiências construído por duas docentes de cursos de Pedagogia de duas universidades públicas do estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada a partir do oferecimento da disciplina de Libras nos anos de 2012 e 2013. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados questionários e os sujeitos participantes foram dez alunos que cursaram as disciplinas nos anos destacados. Por meio deste estudo, verificou-se que a disciplina de Libras contribuiu significativamente com o processo de formação dos estudantes, considerando a sua carga horária e oferecimento no curso. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505 10.20396/etd.v18i2.8639505 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i2.8639505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/13317 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/19593 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/19594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-368 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-368 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-368 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653367083008 |