A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
DOI: | 10.20396/etd.v18i2.8639505 |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505 |
Resumo: | Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem por objetivo promover uma discussão a respeito do desenvolvimento da disciplina de língua brasileira de sinais (Libras) nos cursos de Pedagogia, seus avanços e fragilidades a partir do relato de experiências construído por duas docentes de cursos de Pedagogia de duas universidades públicas do estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada a partir do oferecimento da disciplina de Libras nos anos de 2012 e 2013. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados questionários e os sujeitos participantes foram dez alunos que cursaram as disciplinas nos anos destacados. Por meio deste estudo, verificou-se que a disciplina de Libras contribuiu significativamente com o processo de formação dos estudantes, considerando a sua carga horária e oferecimento no curso. |
id |
UNICAMP-19_fe3a8c80cd1ae1cd52530aedbbb27eb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8639505 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
spelling |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadoresLíngua brasileira de sinais. Ensino superior. Ensino de LibrasLíngua Brasileira de SinaisEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem por objetivo promover uma discussão a respeito do desenvolvimento da disciplina de língua brasileira de sinais (Libras) nos cursos de Pedagogia, seus avanços e fragilidades a partir do relato de experiências construído por duas docentes de cursos de Pedagogia de duas universidades públicas do estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada a partir do oferecimento da disciplina de Libras nos anos de 2012 e 2013. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados questionários e os sujeitos participantes foram dez alunos que cursaram as disciplinas nos anos destacados. Por meio deste estudo, verificou-se que a disciplina de Libras contribuiu significativamente com o processo de formação dos estudantes, considerando a sua carga horária e oferecimento no curso.Universidade Estadual de Campinas2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863950510.20396/etd.v18i2.8639505ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-368ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-368ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-3681676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/13317https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/19593https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/19594Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Lilian Cristine RibeiroSofiato, Cássia Geciauskas2016-10-08T10:51:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8639505Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2016-10-08T10:51:35ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores |
title |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores |
spellingShingle |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro Língua brasileira de sinais. Ensino superior. Ensino de Libras Língua Brasileira de Sinais Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro Língua brasileira de sinais. Ensino superior. Ensino de Libras Língua Brasileira de Sinais |
title_short |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores |
title_full |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores |
title_fullStr |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores |
title_full_unstemmed |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores |
title_sort |
A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores |
author |
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro |
author_facet |
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro Sofiato, Cássia Geciauskas Sofiato, Cássia Geciauskas |
author_role |
author |
author2 |
Sofiato, Cássia Geciauskas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro Sofiato, Cássia Geciauskas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua brasileira de sinais. Ensino superior. Ensino de Libras Língua Brasileira de Sinais |
topic |
Língua brasileira de sinais. Ensino superior. Ensino de Libras Língua Brasileira de Sinais |
description |
Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem por objetivo promover uma discussão a respeito do desenvolvimento da disciplina de língua brasileira de sinais (Libras) nos cursos de Pedagogia, seus avanços e fragilidades a partir do relato de experiências construído por duas docentes de cursos de Pedagogia de duas universidades públicas do estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada a partir do oferecimento da disciplina de Libras nos anos de 2012 e 2013. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados questionários e os sujeitos participantes foram dez alunos que cursaram as disciplinas nos anos destacados. Por meio deste estudo, verificou-se que a disciplina de Libras contribuiu significativamente com o processo de formação dos estudantes, considerando a sua carga horária e oferecimento no curso. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505 10.20396/etd.v18i2.8639505 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i2.8639505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/13317 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/19593 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/19594 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-368 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-368 ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-368 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1822179171438166016 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20396/etd.v18i2.8639505 |