A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sofiato, Cássia Geciauskas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505
Resumo: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem por objetivo promover uma discussão a respeito do desenvolvimento da disciplina de língua brasileira de sinais (Libras) nos cursos de Pedagogia, seus avanços e fragilidades a partir do relato de experiências construído por duas docentes de cursos de Pedagogia de duas universidades públicas do estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada a partir do oferecimento da disciplina de Libras nos anos de 2012 e 2013. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados questionários e os sujeitos participantes foram dez alunos que cursaram as disciplinas nos anos destacados. Por meio deste estudo, verificou-se que a disciplina de Libras contribuiu significativamente com o processo de formação dos estudantes, considerando a sua carga horária e oferecimento no curso.
id UNICAMP-19_fe3a8c80cd1ae1cd52530aedbbb27eb8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8639505
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadoresLíngua brasileira de sinais. Ensino superior. Ensino de LibrasLíngua Brasileira de SinaisEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem por objetivo promover uma discussão a respeito do desenvolvimento da disciplina de língua brasileira de sinais (Libras) nos cursos de Pedagogia, seus avanços e fragilidades a partir do relato de experiências construído por duas docentes de cursos de Pedagogia de duas universidades públicas do estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada a partir do oferecimento da disciplina de Libras nos anos de 2012 e 2013. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados questionários e os sujeitos participantes foram dez alunos que cursaram as disciplinas nos anos destacados. Por meio deste estudo, verificou-se que a disciplina de Libras contribuiu significativamente com o processo de formação dos estudantes, considerando a sua carga horária e oferecimento no curso.Universidade Estadual de Campinas2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863950510.20396/etd.v18i2.8639505ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-368ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-368ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-3681676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/13317https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/19593https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/19594Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Lilian Cristine RibeiroSofiato, Cássia Geciauskas2016-10-08T10:51:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8639505Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:16.103964ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores
title A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores
spellingShingle A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
Língua brasileira de sinais. Ensino superior. Ensino de Libras
Língua Brasileira de Sinais
title_short A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores
title_full A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores
title_fullStr A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores
title_full_unstemmed A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores
title_sort A disciplina de língua brasileira de sinais no ensino superior e a formação de futuros educadores
author Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
author_facet Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
Sofiato, Cássia Geciauskas
author_role author
author2 Sofiato, Cássia Geciauskas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
Sofiato, Cássia Geciauskas
dc.subject.por.fl_str_mv Língua brasileira de sinais. Ensino superior. Ensino de Libras
Língua Brasileira de Sinais
topic Língua brasileira de sinais. Ensino superior. Ensino de Libras
Língua Brasileira de Sinais
description Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem por objetivo promover uma discussão a respeito do desenvolvimento da disciplina de língua brasileira de sinais (Libras) nos cursos de Pedagogia, seus avanços e fragilidades a partir do relato de experiências construído por duas docentes de cursos de Pedagogia de duas universidades públicas do estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada a partir do oferecimento da disciplina de Libras nos anos de 2012 e 2013. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados questionários e os sujeitos participantes foram dez alunos que cursaram as disciplinas nos anos destacados. Por meio deste estudo, verificou-se que a disciplina de Libras contribuiu significativamente com o processo de formação dos estudantes, considerando a sua carga horária e oferecimento no curso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505
10.20396/etd.v18i2.8639505
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505
identifier_str_mv 10.20396/etd.v18i2.8639505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/13317
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/19593
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639505/19594
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-368
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-368
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 352-368
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653367083008