Motivação á prática de handebol em jovens cearenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Livia Campos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Capelo, Mariana, Gonzalez, Ricardo Hugo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57670
Resumo: Introdução: o estudo da motivação vem recebendo crescente destaque entre os aspectos psicológicos mais importantes relacionados ao ensino e treinamento desportivo infanto-juvenil. As principais dimensões motivacionais apresentadas na literatura são as seguintes: Controle de Estresse, Prazer, Competitividade, Sociabilidade, Estética e Saúde. Objetivo: foi verificar, entre as dimensões citadas, quais as que mais motivam os tenistas participantes em competições. Para tanto, aplicou-se o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas IMPRAF54. Metodologia: trata-se de um estudo transversal. Amostra foi constituída por 28 atletas de ambos os gêneros, na faixa etária de 16 a 19 anos. Participam de competições municipais, regionais e estaduais. As sessões de treinamento duram 120 minutos, com uma frequência de três vezes semanais. Foi realizada uma analise estatística descritiva, através do pacote SPSS 20.0 for Windows. Resultados: as dimensões que mais motivam á prática regular do handebol desta população são: 1. Saúde 2. Prazer 3. Competitividade 4. Controle de estresse 5. Socialização 6. Estética. Conclusão: a participação na pratica regular de handebol nesses atletas são motivadas por fatores intrínsecos, por esse motivo há indícios que o grupo permaneça por um longo período esta prática esportiva. Recomenda-se novos estudos com uma população maior e outras variáveis para dar suporte aos professores e técnicos esportivos sobre a participação de jovens atletas.
id UFC-7_951170e60b44bf53f99900098017b7e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/57670
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Motivação á prática de handebol em jovens cearensesEsportes - Aspectos psicológicosMotivação (Psicologia)HandebolIntrodução: o estudo da motivação vem recebendo crescente destaque entre os aspectos psicológicos mais importantes relacionados ao ensino e treinamento desportivo infanto-juvenil. As principais dimensões motivacionais apresentadas na literatura são as seguintes: Controle de Estresse, Prazer, Competitividade, Sociabilidade, Estética e Saúde. Objetivo: foi verificar, entre as dimensões citadas, quais as que mais motivam os tenistas participantes em competições. Para tanto, aplicou-se o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas IMPRAF54. Metodologia: trata-se de um estudo transversal. Amostra foi constituída por 28 atletas de ambos os gêneros, na faixa etária de 16 a 19 anos. Participam de competições municipais, regionais e estaduais. As sessões de treinamento duram 120 minutos, com uma frequência de três vezes semanais. Foi realizada uma analise estatística descritiva, através do pacote SPSS 20.0 for Windows. Resultados: as dimensões que mais motivam á prática regular do handebol desta população são: 1. Saúde 2. Prazer 3. Competitividade 4. Controle de estresse 5. Socialização 6. Estética. Conclusão: a participação na pratica regular de handebol nesses atletas são motivadas por fatores intrínsecos, por esse motivo há indícios que o grupo permaneça por um longo período esta prática esportiva. Recomenda-se novos estudos com uma população maior e outras variáveis para dar suporte aos professores e técnicos esportivos sobre a participação de jovens atletas.Universidade Federal do Ceará2021-04-09T21:16:34Z2021-04-09T21:16:34Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVIEIRA, Livia Campos; CAPELO, Mariana; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Motivação á prática de handebol em jovens cearenses. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57670Vieira, Livia CamposCapelo, MarianaGonzalez, Ricardo Hugoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:18:45Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57670Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:02.072252Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação á prática de handebol em jovens cearenses
title Motivação á prática de handebol em jovens cearenses
spellingShingle Motivação á prática de handebol em jovens cearenses
Vieira, Livia Campos
Esportes - Aspectos psicológicos
Motivação (Psicologia)
Handebol
title_short Motivação á prática de handebol em jovens cearenses
title_full Motivação á prática de handebol em jovens cearenses
title_fullStr Motivação á prática de handebol em jovens cearenses
title_full_unstemmed Motivação á prática de handebol em jovens cearenses
title_sort Motivação á prática de handebol em jovens cearenses
author Vieira, Livia Campos
author_facet Vieira, Livia Campos
Capelo, Mariana
Gonzalez, Ricardo Hugo
author_role author
author2 Capelo, Mariana
Gonzalez, Ricardo Hugo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Livia Campos
Capelo, Mariana
Gonzalez, Ricardo Hugo
dc.subject.por.fl_str_mv Esportes - Aspectos psicológicos
Motivação (Psicologia)
Handebol
topic Esportes - Aspectos psicológicos
Motivação (Psicologia)
Handebol
description Introdução: o estudo da motivação vem recebendo crescente destaque entre os aspectos psicológicos mais importantes relacionados ao ensino e treinamento desportivo infanto-juvenil. As principais dimensões motivacionais apresentadas na literatura são as seguintes: Controle de Estresse, Prazer, Competitividade, Sociabilidade, Estética e Saúde. Objetivo: foi verificar, entre as dimensões citadas, quais as que mais motivam os tenistas participantes em competições. Para tanto, aplicou-se o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas IMPRAF54. Metodologia: trata-se de um estudo transversal. Amostra foi constituída por 28 atletas de ambos os gêneros, na faixa etária de 16 a 19 anos. Participam de competições municipais, regionais e estaduais. As sessões de treinamento duram 120 minutos, com uma frequência de três vezes semanais. Foi realizada uma analise estatística descritiva, através do pacote SPSS 20.0 for Windows. Resultados: as dimensões que mais motivam á prática regular do handebol desta população são: 1. Saúde 2. Prazer 3. Competitividade 4. Controle de estresse 5. Socialização 6. Estética. Conclusão: a participação na pratica regular de handebol nesses atletas são motivadas por fatores intrínsecos, por esse motivo há indícios que o grupo permaneça por um longo período esta prática esportiva. Recomenda-se novos estudos com uma população maior e outras variáveis para dar suporte aos professores e técnicos esportivos sobre a participação de jovens atletas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-04-09T21:16:34Z
2021-04-09T21:16:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Livia Campos; CAPELO, Mariana; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Motivação á prática de handebol em jovens cearenses. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57670
identifier_str_mv VIEIRA, Livia Campos; CAPELO, Mariana; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Motivação á prática de handebol em jovens cearenses. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028989669736448