A Técnica de Cluster como ferramenta de apoio à tomada de decisão visando à melhoria da qualidade do serviço prestado: estudo de caso em empresa do ramo de distribuição, Ceará
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13967 |
Resumo: | A logística evoluiu bastante nos últimos anos, sendo um grande diferencial de mercado. O setor de distribuição é bastante competitivo e com clientes cada vez mais exigentes, isso faz com que as empresas do ramo estejam atentas a satisfazer as necessidades impostas por seus clientes. Os custos para a satisfação devem ser os menores possíveis, porém como nem todos os clientes percebem essa diferença na prestação de serviço, é comum que alguns paguem por um serviço que não diferenciam. A segmentação é uma técnica bastante utilizada atualmente pelas empresas como uma ferramenta de apoio a tomada de decisão quanto às estratégias a serem adotadas para cada tipo de cliente. A técnica de cluster é uma ferramenta estatística com a qual se formam grupos com homogeneidade dentro do cluster e heterogeneidade entre os clusters. O objetivo do presente estudo é a utilização da técnica estatística de cluster como ferramenta de apoio ao agrupamento de clientes em uma empresa do ramo de distribuição em Fortaleza, Ceará. A diferenciação entre os clientes permitirá que os mais exigentes tenham atendidos suas necessidades e com os menos exigentes não sejam gastos dinheiro com estratégias que os mesmos não as diferenciam. |
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A Técnica de Cluster como ferramenta de apoio à tomada de decisão visando à melhoria da qualidade do serviço prestado: estudo de caso em empresa do ramo de distribuição, CearáEmpresa de distribuiçãoClusterAtendimento ao cliente - QualidadeA logística evoluiu bastante nos últimos anos, sendo um grande diferencial de mercado. O setor de distribuição é bastante competitivo e com clientes cada vez mais exigentes, isso faz com que as empresas do ramo estejam atentas a satisfazer as necessidades impostas por seus clientes. Os custos para a satisfação devem ser os menores possíveis, porém como nem todos os clientes percebem essa diferença na prestação de serviço, é comum que alguns paguem por um serviço que não diferenciam. A segmentação é uma técnica bastante utilizada atualmente pelas empresas como uma ferramenta de apoio a tomada de decisão quanto às estratégias a serem adotadas para cada tipo de cliente. A técnica de cluster é uma ferramenta estatística com a qual se formam grupos com homogeneidade dentro do cluster e heterogeneidade entre os clusters. O objetivo do presente estudo é a utilização da técnica estatística de cluster como ferramenta de apoio ao agrupamento de clientes em uma empresa do ramo de distribuição em Fortaleza, Ceará. A diferenciação entre os clientes permitirá que os mais exigentes tenham atendidos suas necessidades e com os menos exigentes não sejam gastos dinheiro com estratégias que os mesmos não as diferenciam.ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO2015-11-17T17:08:23Z2015-11-17T17:08:23Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfEVANGELISTA, G. L. et al. A Técnica de Cluster como ferramenta de apoio à tomada de decisão visando à melhoria da qualidade do serviço prestado: estudo de caso em empresa do ramo de distribuição, Ceará. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 31., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ABEPRO, 2011.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13967Evangelista, George LeitaoNogueira, Maria Emanuela FerreiraNunes, Fernando Ribeiro de MeloFreitas, Silvia Maria deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T19:06:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/13967Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:04.475863Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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