A análise da atitude e do comportamento do consumidor de cartões de crédito administrados por bancos virtuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/00130000267qw |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36983 |
Resumo: | This research is focused on the analysis of consumer’s behavior and attitude related to credit cards based on virtual banks. The relevance of the study is due to the late and fast growth of the virtual banks in Brazil. The following objectives are set: to investigate the consumer’s of credit card linked to virtual platforms attitude, based on the influence of cognition and trust, and to investigate these institutions’ credit card user’s behavior. For the formation of the theoretical basis, topics from the literature on the constructs attitude, behavior and confidence were used, as well as scales of several authors for the formulation of the survey structured in a Likert scale of 5 points. The descriptive and quantitative research had 130 respondents. The results indicate the tendency of consumers to consider the use of credit cards of virtual banks a positive action and to continue their consumption of this type of service. It is also pointed out that the consumers of these cards rely on the platforms they belong to, on the other hand, distrust virtual companies in general. |
id |
UFC-7_9576bcc836cff9df31f8632b02737c8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/36983 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A análise da atitude e do comportamento do consumidor de cartões de crédito administrados por bancos virtuaisPlataformaComportamentoConfiançaVirtualConsumidorThis research is focused on the analysis of consumer’s behavior and attitude related to credit cards based on virtual banks. The relevance of the study is due to the late and fast growth of the virtual banks in Brazil. The following objectives are set: to investigate the consumer’s of credit card linked to virtual platforms attitude, based on the influence of cognition and trust, and to investigate these institutions’ credit card user’s behavior. For the formation of the theoretical basis, topics from the literature on the constructs attitude, behavior and confidence were used, as well as scales of several authors for the formulation of the survey structured in a Likert scale of 5 points. The descriptive and quantitative research had 130 respondents. The results indicate the tendency of consumers to consider the use of credit cards of virtual banks a positive action and to continue their consumption of this type of service. It is also pointed out that the consumers of these cards rely on the platforms they belong to, on the other hand, distrust virtual companies in general.Esta pesquisa tem como foco a análise do comportamento e da atitude do consumidor de cartões de crédito administrados por bancos virtuais. A relevância desse estudo se deve ao recente e repentino crescimento dos bancos virtuais no Brasil. São estabelecidos os seguintes objetivos: investigar a atitude do consumidor de cartões de crédito ligados a plataformas virtuais, baseado na influência do conhecimento e da confiança, e investigar o comportamento do usuário de cartões de crédito dessas instituições. Para formação da base teórica utilizou-se tópicos da literatura sobre os construtos atitude, comportamento e confiança, empregando também escalas de diversos autores para a formulação do questionário estruturado em escala Likert de 5 pontos. A pesquisa descritiva e quantitativa teve 130 respondentes. Os resultados indicam tendência dos consumidores em considerar o uso de cartões de créditos de bancos virtuais uma ação positiva e de dar continuidade ao seu consumo desse tipo de serviço. É assinalado da mesma forma, que os consumidores desses cartões confiam nas plataformas as quais eles pertencem, por outro lado, desconfiam de empresas virtuais em geral.Romero, Cláudia Buhamra AbreuRattacaso, Lucas Andrade2018-11-07T14:42:54Z2018-11-07T14:42:54Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRATTACASO, Lucas Andrade. A análise da atitude e do comportamento do consumidor de cartões de crédito administrados por bancos virtuais. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36983ark:/83112/00130000267qwporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-28T17:27:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36983Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:22.880097Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A análise da atitude e do comportamento do consumidor de cartões de crédito administrados por bancos virtuais |
title |
A análise da atitude e do comportamento do consumidor de cartões de crédito administrados por bancos virtuais |
spellingShingle |
A análise da atitude e do comportamento do consumidor de cartões de crédito administrados por bancos virtuais Rattacaso, Lucas Andrade Plataforma Comportamento Confiança Virtual Consumidor |
title_short |
A análise da atitude e do comportamento do consumidor de cartões de crédito administrados por bancos virtuais |
title_full |
A análise da atitude e do comportamento do consumidor de cartões de crédito administrados por bancos virtuais |
title_fullStr |
A análise da atitude e do comportamento do consumidor de cartões de crédito administrados por bancos virtuais |
title_full_unstemmed |
A análise da atitude e do comportamento do consumidor de cartões de crédito administrados por bancos virtuais |
title_sort |
A análise da atitude e do comportamento do consumidor de cartões de crédito administrados por bancos virtuais |
author |
Rattacaso, Lucas Andrade |
author_facet |
Rattacaso, Lucas Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Romero, Cláudia Buhamra Abreu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rattacaso, Lucas Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plataforma Comportamento Confiança Virtual Consumidor |
topic |
Plataforma Comportamento Confiança Virtual Consumidor |
description |
This research is focused on the analysis of consumer’s behavior and attitude related to credit cards based on virtual banks. The relevance of the study is due to the late and fast growth of the virtual banks in Brazil. The following objectives are set: to investigate the consumer’s of credit card linked to virtual platforms attitude, based on the influence of cognition and trust, and to investigate these institutions’ credit card user’s behavior. For the formation of the theoretical basis, topics from the literature on the constructs attitude, behavior and confidence were used, as well as scales of several authors for the formulation of the survey structured in a Likert scale of 5 points. The descriptive and quantitative research had 130 respondents. The results indicate the tendency of consumers to consider the use of credit cards of virtual banks a positive action and to continue their consumption of this type of service. It is also pointed out that the consumers of these cards rely on the platforms they belong to, on the other hand, distrust virtual companies in general. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-11-07T14:42:54Z 2018-11-07T14:42:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RATTACASO, Lucas Andrade. A análise da atitude e do comportamento do consumidor de cartões de crédito administrados por bancos virtuais. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36983 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/00130000267qw |
identifier_str_mv |
RATTACASO, Lucas Andrade. A análise da atitude e do comportamento do consumidor de cartões de crédito administrados por bancos virtuais. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017. ark:/83112/00130000267qw |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818374077108191232 |