Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Breno Barros Telles do
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Barroso, Suelly Helena de Araújo, Albertin, Marcos Ronaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31671
Resumo: It is observed that the demand for engineering is changing. Before, they must have only technical abilities. Now, they must get other abilities and have the capacity to do critical analysis about projects and situations. So, the professors must develop these capacities in their students. This paper presents an analysis from industrial engineering course, observing the teaching strategies, students learning styles to propose some new methodology do improve students’ Four Domain Diagram knowledge was used to evaluate professors’ strategies and Soloman & Felder model do evaluate students learning styles. To finish, were developed and experimented some methodologies. It was observed that this new methodology improved student learning.
id UFC-7_977f609a51bfcaab90719256ea1aacbe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/31671
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de ProduçãoStudents ́s learning and teaching strategy: methodologies to maximize the learning of Industrial Engineering courseEstratégias de ensinoCurrículosAprendizagemTeaching strategiesAbilitiesLearning evaluationCurriculumIt is observed that the demand for engineering is changing. Before, they must have only technical abilities. Now, they must get other abilities and have the capacity to do critical analysis about projects and situations. So, the professors must develop these capacities in their students. This paper presents an analysis from industrial engineering course, observing the teaching strategies, students learning styles to propose some new methodology do improve students’ Four Domain Diagram knowledge was used to evaluate professors’ strategies and Soloman & Felder model do evaluate students learning styles. To finish, were developed and experimented some methodologies. It was observed that this new methodology improved student learning.Atualmente, observa-se uma demanda por engenheiros com perfil diferente dos formados nos anos 90. Antes, os mesmos exerciam uma função mais tecnicista, o que dominava os currículos daquela época. Agora, é necessário que os mesmos possuam não somente o conhecimento técnico, mas também possuam outras habilidades e capacidade de análise crítica sobre projetos e situações. Assim, os professores necessitam desenvolver, além da capacidade técnica, estas habilidades nos alunos. O presente artigo apresenta uma análise das estratégias de ensino adotadas pelos professores do ciclo profissional do curso de engenharia de produção mecânica sob a ótica do diagrama de desenvolvimento dos quatro domínios (cognitivo, psicomotor, afetivo e social) e descreve uma pesquisa realizada junto aos alunos do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade Federal do Ceará, com o intuito de avaliar o perfil de aprendizagem dos mesmos, confrontado com o desempenho médio no curso. Para tanto, serão identificadas as estratégias de ensino que são mais eficientes para o aprendizado do corpo discente. Por último, foram experimentadas algumas metodologias baseadas em pesquisa de campo e em trabalhos grupais. Observou-se que estas metodologias inovadoras se mostraram eficientes para o processo de aprendizagem da turma analisada.Revista Produção Online2018-05-02T18:26:35Z2018-05-02T18:26:35Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARMO, B. B. T.; BARROSO, S. H. A.; ALBERTIN, M. R. Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção. Revista Produção Online, Santa Catarina, v. 10, n. 4, p. 779-817, dez. 2010.1676 - 1901http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31671Carmo, Breno Barros Telles doBarroso, Suelly Helena de AraújoAlbertin, Marcos Ronaldoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-18T18:00:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31671Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:20.697310Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção
Students ́s learning and teaching strategy: methodologies to maximize the learning of Industrial Engineering course
title Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção
spellingShingle Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção
Carmo, Breno Barros Telles do
Estratégias de ensino
Currículos
Aprendizagem
Teaching strategies
Abilities
Learning evaluation
Curriculum
title_short Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção
title_full Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção
title_fullStr Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção
title_full_unstemmed Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção
title_sort Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção
author Carmo, Breno Barros Telles do
author_facet Carmo, Breno Barros Telles do
Barroso, Suelly Helena de Araújo
Albertin, Marcos Ronaldo
author_role author
author2 Barroso, Suelly Helena de Araújo
Albertin, Marcos Ronaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Breno Barros Telles do
Barroso, Suelly Helena de Araújo
Albertin, Marcos Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de ensino
Currículos
Aprendizagem
Teaching strategies
Abilities
Learning evaluation
Curriculum
topic Estratégias de ensino
Currículos
Aprendizagem
Teaching strategies
Abilities
Learning evaluation
Curriculum
description It is observed that the demand for engineering is changing. Before, they must have only technical abilities. Now, they must get other abilities and have the capacity to do critical analysis about projects and situations. So, the professors must develop these capacities in their students. This paper presents an analysis from industrial engineering course, observing the teaching strategies, students learning styles to propose some new methodology do improve students’ Four Domain Diagram knowledge was used to evaluate professors’ strategies and Soloman & Felder model do evaluate students learning styles. To finish, were developed and experimented some methodologies. It was observed that this new methodology improved student learning.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2018-05-02T18:26:35Z
2018-05-02T18:26:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARMO, B. B. T.; BARROSO, S. H. A.; ALBERTIN, M. R. Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção. Revista Produção Online, Santa Catarina, v. 10, n. 4, p. 779-817, dez. 2010.
1676 - 1901
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31671
identifier_str_mv CARMO, B. B. T.; BARROSO, S. H. A.; ALBERTIN, M. R. Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção. Revista Produção Online, Santa Catarina, v. 10, n. 4, p. 779-817, dez. 2010.
1676 - 1901
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Produção Online
publisher.none.fl_str_mv Revista Produção Online
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028978799149056