Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31671 |
Resumo: | It is observed that the demand for engineering is changing. Before, they must have only technical abilities. Now, they must get other abilities and have the capacity to do critical analysis about projects and situations. So, the professors must develop these capacities in their students. This paper presents an analysis from industrial engineering course, observing the teaching strategies, students learning styles to propose some new methodology do improve students’ Four Domain Diagram knowledge was used to evaluate professors’ strategies and Soloman & Felder model do evaluate students learning styles. To finish, were developed and experimented some methodologies. It was observed that this new methodology improved student learning. |
id |
UFC-7_977f609a51bfcaab90719256ea1aacbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/31671 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de ProduçãoStudents ́s learning and teaching strategy: methodologies to maximize the learning of Industrial Engineering courseEstratégias de ensinoCurrículosAprendizagemTeaching strategiesAbilitiesLearning evaluationCurriculumIt is observed that the demand for engineering is changing. Before, they must have only technical abilities. Now, they must get other abilities and have the capacity to do critical analysis about projects and situations. So, the professors must develop these capacities in their students. This paper presents an analysis from industrial engineering course, observing the teaching strategies, students learning styles to propose some new methodology do improve students’ Four Domain Diagram knowledge was used to evaluate professors’ strategies and Soloman & Felder model do evaluate students learning styles. To finish, were developed and experimented some methodologies. It was observed that this new methodology improved student learning.Atualmente, observa-se uma demanda por engenheiros com perfil diferente dos formados nos anos 90. Antes, os mesmos exerciam uma função mais tecnicista, o que dominava os currículos daquela época. Agora, é necessário que os mesmos possuam não somente o conhecimento técnico, mas também possuam outras habilidades e capacidade de análise crítica sobre projetos e situações. Assim, os professores necessitam desenvolver, além da capacidade técnica, estas habilidades nos alunos. O presente artigo apresenta uma análise das estratégias de ensino adotadas pelos professores do ciclo profissional do curso de engenharia de produção mecânica sob a ótica do diagrama de desenvolvimento dos quatro domínios (cognitivo, psicomotor, afetivo e social) e descreve uma pesquisa realizada junto aos alunos do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade Federal do Ceará, com o intuito de avaliar o perfil de aprendizagem dos mesmos, confrontado com o desempenho médio no curso. Para tanto, serão identificadas as estratégias de ensino que são mais eficientes para o aprendizado do corpo discente. Por último, foram experimentadas algumas metodologias baseadas em pesquisa de campo e em trabalhos grupais. Observou-se que estas metodologias inovadoras se mostraram eficientes para o processo de aprendizagem da turma analisada.Revista Produção Online2018-05-02T18:26:35Z2018-05-02T18:26:35Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARMO, B. B. T.; BARROSO, S. H. A.; ALBERTIN, M. R. Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção. Revista Produção Online, Santa Catarina, v. 10, n. 4, p. 779-817, dez. 2010.1676 - 1901http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31671Carmo, Breno Barros Telles doBarroso, Suelly Helena de AraújoAlbertin, Marcos Ronaldoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-18T18:00:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/31671Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:20.697310Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção Students ́s learning and teaching strategy: methodologies to maximize the learning of Industrial Engineering course |
title |
Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção |
spellingShingle |
Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção Carmo, Breno Barros Telles do Estratégias de ensino Currículos Aprendizagem Teaching strategies Abilities Learning evaluation Curriculum |
title_short |
Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção |
title_full |
Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção |
title_fullStr |
Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção |
title_sort |
Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção |
author |
Carmo, Breno Barros Telles do |
author_facet |
Carmo, Breno Barros Telles do Barroso, Suelly Helena de Araújo Albertin, Marcos Ronaldo |
author_role |
author |
author2 |
Barroso, Suelly Helena de Araújo Albertin, Marcos Ronaldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Breno Barros Telles do Barroso, Suelly Helena de Araújo Albertin, Marcos Ronaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de ensino Currículos Aprendizagem Teaching strategies Abilities Learning evaluation Curriculum |
topic |
Estratégias de ensino Currículos Aprendizagem Teaching strategies Abilities Learning evaluation Curriculum |
description |
It is observed that the demand for engineering is changing. Before, they must have only technical abilities. Now, they must get other abilities and have the capacity to do critical analysis about projects and situations. So, the professors must develop these capacities in their students. This paper presents an analysis from industrial engineering course, observing the teaching strategies, students learning styles to propose some new methodology do improve students’ Four Domain Diagram knowledge was used to evaluate professors’ strategies and Soloman & Felder model do evaluate students learning styles. To finish, were developed and experimented some methodologies. It was observed that this new methodology improved student learning. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2018-05-02T18:26:35Z 2018-05-02T18:26:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARMO, B. B. T.; BARROSO, S. H. A.; ALBERTIN, M. R. Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção. Revista Produção Online, Santa Catarina, v. 10, n. 4, p. 779-817, dez. 2010. 1676 - 1901 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31671 |
identifier_str_mv |
CARMO, B. B. T.; BARROSO, S. H. A.; ALBERTIN, M. R. Aprendizagem discente e estratégia docente: metodologias para maximizar o aprendizado no curso de Engenharia de Produção. Revista Produção Online, Santa Catarina, v. 10, n. 4, p. 779-817, dez. 2010. 1676 - 1901 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Produção Online |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Produção Online |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028978799149056 |