Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castagnaro, Thaís Janaína
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204400
Resumo: A sociedade vive hoje em um cenário digital, global, imprevisível e complexo. O mundo, as relações sociais e o mercado de trabalho se modificam constantemente e essas características afetam diretamente o contexto escolar, exigindo inúmeras adaptações. Pesquisadores de diferentes áreas acreditam que somente uma formação integral do aluno poderá prepará-los para os desafios deste século e isso inclui a busca por novas estratégias de ensino que possam desenvolver novas habilidades e competências, em um processo de ensino-aprendizagem que contemple as dimensões cognitivas, sociais e emocionais. Neste contexto, este estudo propôs desenvolver, analisar e avaliar um conjunto de atividades pedagógicas, baseadas em metodologias ativas, visando contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais dos alunos. O produto educacional proposto é um ebook com histórias do cotidiano dos alunos, que propiciam o diálogo e a reflexão, favorecendo tomadas de decisões responsáveis e bem sucedidas. A pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental de um colégio particular do interior paulista, e estruturada em três etapas de desenvolvimento: aplicação de atividades diagnósticas, implantação de estratégias de acolhimento e intervenções utilizando metodologias ativas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas abertas; e a análise dos dados foi feita utilizando análise de conteúdo. Nossos resultados mostraram que o uso de estratégias de ensino com base em metodologias ativas em conjunto com avaliações diagnósticas impactaram em postura autônoma e protagonista dos alunos, com uma evolução positiva nas relações interpessoais destes, onde habilidades como respeito, colaboração e empatia foram desenvolvidas, culminando, inclusive, em uma ressignificação dos conteúdos abordados e melhora no desempenho acadêmico.
id UNSP_02c1d61d97af9aa4454039ff7c60c399
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204400
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizadoActive methodologies and the development of abilities and competences: strategies for a contextualized teachingAprendizagem emocionalCompetênciasEstratégias de ensinoHabilidadesMetodologias ativasEmotional learningCompetencesLearning strategiesAbilitiesActive methodologiesA sociedade vive hoje em um cenário digital, global, imprevisível e complexo. O mundo, as relações sociais e o mercado de trabalho se modificam constantemente e essas características afetam diretamente o contexto escolar, exigindo inúmeras adaptações. Pesquisadores de diferentes áreas acreditam que somente uma formação integral do aluno poderá prepará-los para os desafios deste século e isso inclui a busca por novas estratégias de ensino que possam desenvolver novas habilidades e competências, em um processo de ensino-aprendizagem que contemple as dimensões cognitivas, sociais e emocionais. Neste contexto, este estudo propôs desenvolver, analisar e avaliar um conjunto de atividades pedagógicas, baseadas em metodologias ativas, visando contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais dos alunos. O produto educacional proposto é um ebook com histórias do cotidiano dos alunos, que propiciam o diálogo e a reflexão, favorecendo tomadas de decisões responsáveis e bem sucedidas. A pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental de um colégio particular do interior paulista, e estruturada em três etapas de desenvolvimento: aplicação de atividades diagnósticas, implantação de estratégias de acolhimento e intervenções utilizando metodologias ativas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas abertas; e a análise dos dados foi feita utilizando análise de conteúdo. Nossos resultados mostraram que o uso de estratégias de ensino com base em metodologias ativas em conjunto com avaliações diagnósticas impactaram em postura autônoma e protagonista dos alunos, com uma evolução positiva nas relações interpessoais destes, onde habilidades como respeito, colaboração e empatia foram desenvolvidas, culminando, inclusive, em uma ressignificação dos conteúdos abordados e melhora no desempenho acadêmico.Our society nowadays lives in a digital, global, unpredictable and complex scenario. The world and the labor market constantly change and these features affect directly the school setting, demanding several adaptations. Researchers from different areas believe that only a full student education can prepare them for this century challenges and this includes the search for new strategies of teaching which can develop new abilities and skills, in a teaching process that contemplates the cognitive, social and emotional dimensions. In this context, this study proposes evaluate the impact of the use of teaching strategies based on active methodologies, involving disciplinary knowledges and personal interests in the development of skills and socio-emotional competences. The proposed educational product is an ebook with histories of the students daily lives, which provides dialogue and reflection, favoring responsible and successful decision makings. The intervention was carried out among 5th grade elementary school students in a private school in the paulista inland and structured in three stages of the development: the appliance of diagnostic activities, implementation of welcoming strategies and interventions using active methodologies. The collection of data was carried out through questionnaires with open questions, and the analysis of the data was made by using analysis of the content. Our results confirmed that the use of teaching strategies based on active methodologies together with diagnostic evaluations, impacted in an autonomous and protagonist posture of the students, with a positive evolution in their interpersonal relationships, where skills such as respect, collaboration and empathy were developed culminating in a ressignification of the contents discussed and improvement in the academic performance.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mello, Denise Fernandes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Castagnaro, Thaís Janaína2021-04-16T17:18:21Z2021-04-16T17:18:21Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20440033004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-12T06:22:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204400Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-12T06:22:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado
Active methodologies and the development of abilities and competences: strategies for a contextualized teaching
title Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado
spellingShingle Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado
Castagnaro, Thaís Janaína
Aprendizagem emocional
Competências
Estratégias de ensino
Habilidades
Metodologias ativas
Emotional learning
Competences
Learning strategies
Abilities
Active methodologies
title_short Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado
title_full Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado
title_fullStr Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado
title_full_unstemmed Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado
title_sort Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado
author Castagnaro, Thaís Janaína
author_facet Castagnaro, Thaís Janaína
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Denise Fernandes de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Castagnaro, Thaís Janaína
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem emocional
Competências
Estratégias de ensino
Habilidades
Metodologias ativas
Emotional learning
Competences
Learning strategies
Abilities
Active methodologies
topic Aprendizagem emocional
Competências
Estratégias de ensino
Habilidades
Metodologias ativas
Emotional learning
Competences
Learning strategies
Abilities
Active methodologies
description A sociedade vive hoje em um cenário digital, global, imprevisível e complexo. O mundo, as relações sociais e o mercado de trabalho se modificam constantemente e essas características afetam diretamente o contexto escolar, exigindo inúmeras adaptações. Pesquisadores de diferentes áreas acreditam que somente uma formação integral do aluno poderá prepará-los para os desafios deste século e isso inclui a busca por novas estratégias de ensino que possam desenvolver novas habilidades e competências, em um processo de ensino-aprendizagem que contemple as dimensões cognitivas, sociais e emocionais. Neste contexto, este estudo propôs desenvolver, analisar e avaliar um conjunto de atividades pedagógicas, baseadas em metodologias ativas, visando contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais dos alunos. O produto educacional proposto é um ebook com histórias do cotidiano dos alunos, que propiciam o diálogo e a reflexão, favorecendo tomadas de decisões responsáveis e bem sucedidas. A pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental de um colégio particular do interior paulista, e estruturada em três etapas de desenvolvimento: aplicação de atividades diagnósticas, implantação de estratégias de acolhimento e intervenções utilizando metodologias ativas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas abertas; e a análise dos dados foi feita utilizando análise de conteúdo. Nossos resultados mostraram que o uso de estratégias de ensino com base em metodologias ativas em conjunto com avaliações diagnósticas impactaram em postura autônoma e protagonista dos alunos, com uma evolução positiva nas relações interpessoais destes, onde habilidades como respeito, colaboração e empatia foram desenvolvidas, culminando, inclusive, em uma ressignificação dos conteúdos abordados e melhora no desempenho acadêmico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-16T17:18:21Z
2021-04-16T17:18:21Z
2021-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204400
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/204400
identifier_str_mv 33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046917880414208