Contribuição da brinquedoteca no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Maria Tatiane Liberato
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35202
Resumo: FURTADO, Maria Tatiane Liberato. Contribuição da brinquedoteca no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. 2018. 78f. - Monografia - Universidade Federal do Ceará, Graduação do curso de Biblioteconomia, Fortaleza, 2018
id UFC-7_978ba7ad01af3524e642c6682ef183c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/35202
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Contribuição da brinquedoteca no desenvolvimento de crianças com necessidades especiaisBrinquedotecaEducação especialJogoToy librarySpecial EducationGameFURTADO, Maria Tatiane Liberato. Contribuição da brinquedoteca no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. 2018. 78f. - Monografia - Universidade Federal do Ceará, Graduação do curso de Biblioteconomia, Fortaleza, 2018This paper presents the toylibraries and the importance of playing for children development and has as the main objective to investigate if there are and what are the contributions of toys for the development of children with special needs. The study in question is inserted in the qualitative method, where the locus of the research was based in two places, Federal University of Ceara IEFES Toy Library and Harford County Public Library, in the United States. The methodological procedure was constituted from interviews with the directors of both projects, employees and parents. The analysis revealed that toy libraries, although still facing difficulties such as lack of resources, are spaces of transformation, where children improve their social, motor, cognitive, pedagogic and cultural side. And being the lack of inclusion in society and a recurring complaint of parents, children with special needs can finally find it in this space dedicated to play. We could conclude that the toy library develops the child's imagination, attention, sharing, expanding experiences, establishing a relationship between the fantasy world and reality, among others, and that being a space of exploration and knowledge can be another place of work for the librarian professional.Este trabalho presenta as brinquedotecas e a importância do brincar no crescimento das crianças. Tem como principal objetivo investigar quais são as contribuições das brinquedotecas para o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. O estudo em questão está inserido no método qualitativo, cujo o lócus se deu em dois lugares: brinquedoteca do IEFES, da Universidade Federal do Ceará e biblioteca pública do Condado de Harford, nos Estados Unidos. O procedimento metodológico foi constituído a partir de entrevistas realizadas com os diretores de ambos os projetos, funcionários e pais das crianças. As análises dos dados revelaram que as brinquedotecas, apesar de ainda enfrentarem dificuldades como a falta de recursos, são espaços de transformação, onde as crianças aprimoram o lado social, motriz, cognitivo, pedagógico e cultural. E, sendo a falta de inclusão na sociedade uma queixa recorrente dos pais, crianças portadoras de necessidades especiais podem finalmente encontrá-la nesse espaço dedicado ao brincar. Conclui-se que a brinquedoteca desenvolve a imaginação da criança, a atenção e o partilhar; amplia as experiências; estabelece uma relação entre o mundo da fantasia e a realidade, dentre outros tipos de inclusão e que esse sendo um espaço de exploração e conhecimento pode ser mais um lugar de atuação para o profissional bibliotecário.Cavalcante, Lídia EugêniaFurtado, Maria Tatiane Liberato2018-08-28T17:08:36Z2018-08-28T17:08:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFurtado, M. T. L.; Cavalcante, L. E. (2018)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35202porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-28T17:12:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/35202Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:21.036581Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição da brinquedoteca no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais
title Contribuição da brinquedoteca no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais
spellingShingle Contribuição da brinquedoteca no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais
Furtado, Maria Tatiane Liberato
Brinquedoteca
Educação especial
Jogo
Toy library
Special Education
Game
title_short Contribuição da brinquedoteca no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais
title_full Contribuição da brinquedoteca no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais
title_fullStr Contribuição da brinquedoteca no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais
title_full_unstemmed Contribuição da brinquedoteca no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais
title_sort Contribuição da brinquedoteca no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais
author Furtado, Maria Tatiane Liberato
author_facet Furtado, Maria Tatiane Liberato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcante, Lídia Eugênia
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Maria Tatiane Liberato
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedoteca
Educação especial
Jogo
Toy library
Special Education
Game
topic Brinquedoteca
Educação especial
Jogo
Toy library
Special Education
Game
description FURTADO, Maria Tatiane Liberato. Contribuição da brinquedoteca no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. 2018. 78f. - Monografia - Universidade Federal do Ceará, Graduação do curso de Biblioteconomia, Fortaleza, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-28T17:08:36Z
2018-08-28T17:08:36Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Furtado, M. T. L.; Cavalcante, L. E. (2018)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35202
identifier_str_mv Furtado, M. T. L.; Cavalcante, L. E. (2018)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028886811770880