Literatura e leitura na escola: uma possibilidade para as aulas de língua espanhola no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Girlene Moreira da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Aragão, Cleudene de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54138
Resumo: A partir da nossa pesquisa desenvolvida durante o mestrado no período de 2009 a 2011 em escolas públicas do Ceará, da nossa atuação como coordenadora do Projeto PIBID-CAPES em escolas públicas do Rio Grande do Norte, das leituras de Paiva (2003) Barcelos (2011), Miccoli (2010) e Celani (2002) e de acordo com nossa prática docente, percebemos que, em geral, o ensino da língua estrangeira (LE) está em crise nas escolas públicas. O professor apresenta dificuldades de formar o aluno naquela língua estudada e não consegue trabalhar as quatro habilidades (ler, escrever, falar, ouvir) em sua sala de aula. Entendemos que para a construção de um ensino eficaz de LE na escola, precisamos focar na leitura e, assim, também conseguir outros avanços linguísticos. Defendemos, assim como Mendoza (2004, 2007), Aragão (2006) e Santos (2007), que a literatura seja usada como recurso para as aulas de Espanhol como língua estrangeira (E/LE), auxiliando o estudante no processo de aquisição da nova língua estudada. A leitura trabalhada a partir de textos literários contribui para que o aluno desenvolva, como parte da competência comunicativa, a competência leitora e linguística, além de outras. Esse artigo é parte de uma pesquisa de doutorado, ainda em fase inicial, que tem por objetivo geral melhorar o nível de compreensão leitora de alunos de língua espanhola do ensino médio de escola pública, a partir do ensino comunicativo focado na competência leitora. Neste trabalho, refletiremos sobre os elementos que compõem a competência leitora e literária em língua estrangeira, mais especificamente o espanhol, e as possibilidades para seu desenvolvimento no ensino médio de escolas públicas.
id UFC-7_97bba7b1785cd18a3e5178636d3c7c6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54138
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Literatura e leitura na escola: uma possibilidade para as aulas de língua espanhola no Ensino MédioLeituraLiteraturaLíngua EspanholaEnsino MédioA partir da nossa pesquisa desenvolvida durante o mestrado no período de 2009 a 2011 em escolas públicas do Ceará, da nossa atuação como coordenadora do Projeto PIBID-CAPES em escolas públicas do Rio Grande do Norte, das leituras de Paiva (2003) Barcelos (2011), Miccoli (2010) e Celani (2002) e de acordo com nossa prática docente, percebemos que, em geral, o ensino da língua estrangeira (LE) está em crise nas escolas públicas. O professor apresenta dificuldades de formar o aluno naquela língua estudada e não consegue trabalhar as quatro habilidades (ler, escrever, falar, ouvir) em sua sala de aula. Entendemos que para a construção de um ensino eficaz de LE na escola, precisamos focar na leitura e, assim, também conseguir outros avanços linguísticos. Defendemos, assim como Mendoza (2004, 2007), Aragão (2006) e Santos (2007), que a literatura seja usada como recurso para as aulas de Espanhol como língua estrangeira (E/LE), auxiliando o estudante no processo de aquisição da nova língua estudada. A leitura trabalhada a partir de textos literários contribui para que o aluno desenvolva, como parte da competência comunicativa, a competência leitora e linguística, além de outras. Esse artigo é parte de uma pesquisa de doutorado, ainda em fase inicial, que tem por objetivo geral melhorar o nível de compreensão leitora de alunos de língua espanhola do ensino médio de escola pública, a partir do ensino comunicativo focado na competência leitora. Neste trabalho, refletiremos sobre os elementos que compõem a competência leitora e literária em língua estrangeira, mais especificamente o espanhol, e as possibilidades para seu desenvolvimento no ensino médio de escolas públicas.Revista Eletrônica do GEPPELE2020-09-18T22:14:39Z2020-09-18T22:14:39Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Girlene Moreira da; ARAGÃO, Cleudene de Oliveira. Literatura e leitura na escola: uma possibilidade para as aulas de língua espanhola no Ensino Médio. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 27-45, jun. 2015.2318-0099http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54138Silva, Girlene Moreira daAragão, Cleudene de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:27:46Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54138Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:56:14.653040Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e leitura na escola: uma possibilidade para as aulas de língua espanhola no Ensino Médio
title Literatura e leitura na escola: uma possibilidade para as aulas de língua espanhola no Ensino Médio
spellingShingle Literatura e leitura na escola: uma possibilidade para as aulas de língua espanhola no Ensino Médio
Silva, Girlene Moreira da
Leitura
Literatura
Língua Espanhola
Ensino Médio
title_short Literatura e leitura na escola: uma possibilidade para as aulas de língua espanhola no Ensino Médio
title_full Literatura e leitura na escola: uma possibilidade para as aulas de língua espanhola no Ensino Médio
title_fullStr Literatura e leitura na escola: uma possibilidade para as aulas de língua espanhola no Ensino Médio
title_full_unstemmed Literatura e leitura na escola: uma possibilidade para as aulas de língua espanhola no Ensino Médio
title_sort Literatura e leitura na escola: uma possibilidade para as aulas de língua espanhola no Ensino Médio
author Silva, Girlene Moreira da
author_facet Silva, Girlene Moreira da
Aragão, Cleudene de Oliveira
author_role author
author2 Aragão, Cleudene de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Girlene Moreira da
Aragão, Cleudene de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura
Língua Espanhola
Ensino Médio
topic Leitura
Literatura
Língua Espanhola
Ensino Médio
description A partir da nossa pesquisa desenvolvida durante o mestrado no período de 2009 a 2011 em escolas públicas do Ceará, da nossa atuação como coordenadora do Projeto PIBID-CAPES em escolas públicas do Rio Grande do Norte, das leituras de Paiva (2003) Barcelos (2011), Miccoli (2010) e Celani (2002) e de acordo com nossa prática docente, percebemos que, em geral, o ensino da língua estrangeira (LE) está em crise nas escolas públicas. O professor apresenta dificuldades de formar o aluno naquela língua estudada e não consegue trabalhar as quatro habilidades (ler, escrever, falar, ouvir) em sua sala de aula. Entendemos que para a construção de um ensino eficaz de LE na escola, precisamos focar na leitura e, assim, também conseguir outros avanços linguísticos. Defendemos, assim como Mendoza (2004, 2007), Aragão (2006) e Santos (2007), que a literatura seja usada como recurso para as aulas de Espanhol como língua estrangeira (E/LE), auxiliando o estudante no processo de aquisição da nova língua estudada. A leitura trabalhada a partir de textos literários contribui para que o aluno desenvolva, como parte da competência comunicativa, a competência leitora e linguística, além de outras. Esse artigo é parte de uma pesquisa de doutorado, ainda em fase inicial, que tem por objetivo geral melhorar o nível de compreensão leitora de alunos de língua espanhola do ensino médio de escola pública, a partir do ensino comunicativo focado na competência leitora. Neste trabalho, refletiremos sobre os elementos que compõem a competência leitora e literária em língua estrangeira, mais especificamente o espanhol, e as possibilidades para seu desenvolvimento no ensino médio de escolas públicas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-09-18T22:14:39Z
2020-09-18T22:14:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Girlene Moreira da; ARAGÃO, Cleudene de Oliveira. Literatura e leitura na escola: uma possibilidade para as aulas de língua espanhola no Ensino Médio. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 27-45, jun. 2015.
2318-0099
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54138
identifier_str_mv SILVA, Girlene Moreira da; ARAGÃO, Cleudene de Oliveira. Literatura e leitura na escola: uma possibilidade para as aulas de língua espanhola no Ensino Médio. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol, Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 4, p. 27-45, jun. 2015.
2318-0099
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
publisher.none.fl_str_mv Revista Eletrônica do GEPPELE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029003989090304