O leitor de literatura em língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/25633 |
Resumo: | Orientadora : Profª Drª Terumi Koto Bonnet Villalba |
id |
UFPR_f2034b8219c35c8e9fa07a760c532800 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25633 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Freitas, Melissa AndresVillalba, Terumi Koto Bonnet, 1949-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2019-11-18T12:43:35Z2019-11-18T12:43:35Z2010https://hdl.handle.net/1884/25633Orientadora : Profª Drª Terumi Koto Bonnet VillalbaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 20/12/2010Inclui referênciasÁrea de concentração: Estudos linguísticosResumo: A proposta de nossa pesquisa é observar as práticas de leitura de literatura em língua espanhola de um grupo de acadêmicos de um curso de Letras de uma Universidade pública. A escolha de um grupo de acadêmicos de uma licenciatura se deu pelo fato de que estes estão se formando para serem professores e nossa hipótese é que a formação do professor tem papel fundamental na sua prática de ensino, de maneira que objetivamos observar estes acadêmicos no que diz respeito às suas práticas de leitura e às suas concepções de leitura e de ensino. Considerar o acadêmico em sua formação é observar sua transformação e ter uma perspectiva e possibilidade de projeção para o futuro, pois se a leitura do professor é pré- requisito da leitura do aluno (BORDINI; AGUIAR, 1993), o acadêmico que se formar como leitor terá maiores possibilidades de ser também um formador de leitores. Para nortear nossas observações nos respaldamos nas mais variadas áreas que abrangem os estudos sobre leitura, entre eles autores literários e da área da educação, estudiosos de teoria literária, com especial enfoque na linguística aplicada. Privilegiamos o caráter interativo da leitura, em sua abrangência social e espaço-temporal. Os resultados nos mostraram a diversidade possível de leitores e leituras, assim como a multiplicidade de atitudes e crenças praticáveis e as mais diversas combinações das mesmas. Pudemos observar como os alunos se vêem como leitores e como futuros professores e como projetam a sua futura prática pedag gica, o que nos permitiu também traçar novas estratégias de trabalho e observar com outros olhos nossa própria prática pedagógica.Abstract: The purpose of our research is to observe the practices of reading literature in Spanish by a group of academics of a public university. The choice of a group of academics is due to the fact that they will be teachers and our hypothesis is that teacher education plays a fundamental role in their teaching practice. So we aim to observe these students in respect to their reading practices and their conceptions of reading and teaching. Considering the students in their training is to watch their tra sformation so that a new view of their future as teachers is possible, because a teacher who reads is a prerequisite for guiding a reader (BORDINI, AGUIAR, 1993). The scholar who graduates as reader is more likely to be also a good trainer of readers. To guide our observations this study was supported in various areas including studies on reading, literary authors and the area of education, theories of literature, with special focus on applied linguistics. We focused the interactive nature of reading and its social and spatial implications. The results show the diverse range of readers and readings, as well as the multiplicity of attitudes and beliefs and their various combinations. We have observed how students see themselves as readers and as teachers and how they design their future teaching practice, which allowed us to draw new strategies to work with, and observe our own teaching practice.114f. : grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - LetrasLeitura - Língua espanholaPrática de leituraLiteratura - Leitura - Lingua espanholaFormação de professoresLetrasO leitor de literatura em língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL343o definitiva 10-1 versao final da melissa.pdfapplication/pdf748630https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25633/1/343o%20definitiva%2010-1%20versao%20final%20da%20melissa.pdf54c263424f1d11d2218800b351f16483MD51open accessTEXT343o definitiva 10-1 versao final da melissa.pdf.txtExtracted Texttext/plain242846https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25633/2/343o%20definitiva%2010-1%20versao%20final%20da%20melissa.pdf.txt8d1120bde2d3cb8d5f0d668ce80eb938MD52open accessTHUMBNAIL343o definitiva 10-1 versao final da melissa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25633/3/343o%20definitiva%2010-1%20versao%20final%20da%20melissa.pdf.jpg5786f53e8889d75a36cdfb937fef50ebMD53open access1884/256332019-11-18 09:43:35.793open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25633Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-18T12:43:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O leitor de literatura em língua estrangeira |
title |
O leitor de literatura em língua estrangeira |
spellingShingle |
O leitor de literatura em língua estrangeira Freitas, Melissa Andres Dissertações - Letras Leitura - Língua espanhola Prática de leitura Literatura - Leitura - Lingua espanhola Formação de professores Letras |
title_short |
O leitor de literatura em língua estrangeira |
title_full |
O leitor de literatura em língua estrangeira |
title_fullStr |
O leitor de literatura em língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
O leitor de literatura em língua estrangeira |
title_sort |
O leitor de literatura em língua estrangeira |
author |
Freitas, Melissa Andres |
author_facet |
Freitas, Melissa Andres |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Villalba, Terumi Koto Bonnet, 1949- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Melissa Andres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Letras Leitura - Língua espanhola Prática de leitura Literatura - Leitura - Lingua espanhola Formação de professores Letras |
topic |
Dissertações - Letras Leitura - Língua espanhola Prática de leitura Literatura - Leitura - Lingua espanhola Formação de professores Letras |
description |
Orientadora : Profª Drª Terumi Koto Bonnet Villalba |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-18T12:43:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-18T12:43:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/25633 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/25633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
114f. : grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25633/1/343o%20definitiva%2010-1%20versao%20final%20da%20melissa.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25633/2/343o%20definitiva%2010-1%20versao%20final%20da%20melissa.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25633/3/343o%20definitiva%2010-1%20versao%20final%20da%20melissa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
54c263424f1d11d2218800b351f16483 8d1120bde2d3cb8d5f0d668ce80eb938 5786f53e8889d75a36cdfb937fef50eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898846998102016 |