O leitor de literatura em língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Melissa Andres
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/25633
Resumo: Orientadora : Profª Drª Terumi Koto Bonnet Villalba
id UFPR_f2034b8219c35c8e9fa07a760c532800
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25633
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Freitas, Melissa AndresVillalba, Terumi Koto Bonnet, 1949-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2019-11-18T12:43:35Z2019-11-18T12:43:35Z2010https://hdl.handle.net/1884/25633Orientadora : Profª Drª Terumi Koto Bonnet VillalbaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 20/12/2010Inclui referênciasÁrea de concentração: Estudos linguísticosResumo: A proposta de nossa pesquisa é observar as práticas de leitura de literatura em língua espanhola de um grupo de acadêmicos de um curso de Letras de uma Universidade pública. A escolha de um grupo de acadêmicos de uma licenciatura se deu pelo fato de que estes estão se formando para serem professores e nossa hipótese é que a formação do professor tem papel fundamental na sua prática de ensino, de maneira que objetivamos observar estes acadêmicos no que diz respeito às suas práticas de leitura e às suas concepções de leitura e de ensino. Considerar o acadêmico em sua formação é observar sua transformação e ter uma perspectiva e possibilidade de projeção para o futuro, pois se a leitura do professor é pré- requisito da leitura do aluno (BORDINI; AGUIAR, 1993), o acadêmico que se formar como leitor terá maiores possibilidades de ser também um formador de leitores. Para nortear nossas observações nos respaldamos nas mais variadas áreas que abrangem os estudos sobre leitura, entre eles autores literários e da área da educação, estudiosos de teoria literária, com especial enfoque na linguística aplicada. Privilegiamos o caráter interativo da leitura, em sua abrangência social e espaço-temporal. Os resultados nos mostraram a diversidade possível de leitores e leituras, assim como a multiplicidade de atitudes e crenças praticáveis e as mais diversas combinações das mesmas. Pudemos observar como os alunos se vêem como leitores e como futuros professores e como projetam a sua futura prática pedag gica, o que nos permitiu também traçar novas estratégias de trabalho e observar com outros olhos nossa própria prática pedagógica.Abstract: The purpose of our research is to observe the practices of reading literature in Spanish by a group of academics of a public university. The choice of a group of academics is due to the fact that they will be teachers and our hypothesis is that teacher education plays a fundamental role in their teaching practice. So we aim to observe these students in respect to their reading practices and their conceptions of reading and teaching. Considering the students in their training is to watch their tra sformation so that a new view of their future as teachers is possible, because a teacher who reads is a prerequisite for guiding a reader (BORDINI, AGUIAR, 1993). The scholar who graduates as reader is more likely to be also a good trainer of readers. To guide our observations this study was supported in various areas including studies on reading, literary authors and the area of education, theories of literature, with special focus on applied linguistics. We focused the interactive nature of reading and its social and spatial implications. The results show the diverse range of readers and readings, as well as the multiplicity of attitudes and beliefs and their various combinations. We have observed how students see themselves as readers and as teachers and how they design their future teaching practice, which allowed us to draw new strategies to work with, and observe our own teaching practice.114f. : grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - LetrasLeitura - Língua espanholaPrática de leituraLiteratura - Leitura - Lingua espanholaFormação de professoresLetrasO leitor de literatura em língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL343o definitiva 10-1 versao final da melissa.pdfapplication/pdf748630https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25633/1/343o%20definitiva%2010-1%20versao%20final%20da%20melissa.pdf54c263424f1d11d2218800b351f16483MD51open accessTEXT343o definitiva 10-1 versao final da melissa.pdf.txtExtracted Texttext/plain242846https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25633/2/343o%20definitiva%2010-1%20versao%20final%20da%20melissa.pdf.txt8d1120bde2d3cb8d5f0d668ce80eb938MD52open accessTHUMBNAIL343o definitiva 10-1 versao final da melissa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25633/3/343o%20definitiva%2010-1%20versao%20final%20da%20melissa.pdf.jpg5786f53e8889d75a36cdfb937fef50ebMD53open access1884/256332019-11-18 09:43:35.793open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25633Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-18T12:43:35Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O leitor de literatura em língua estrangeira
title O leitor de literatura em língua estrangeira
spellingShingle O leitor de literatura em língua estrangeira
Freitas, Melissa Andres
Dissertações - Letras
Leitura - Língua espanhola
Prática de leitura
Literatura - Leitura - Lingua espanhola
Formação de professores
Letras
title_short O leitor de literatura em língua estrangeira
title_full O leitor de literatura em língua estrangeira
title_fullStr O leitor de literatura em língua estrangeira
title_full_unstemmed O leitor de literatura em língua estrangeira
title_sort O leitor de literatura em língua estrangeira
author Freitas, Melissa Andres
author_facet Freitas, Melissa Andres
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Villalba, Terumi Koto Bonnet, 1949-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Melissa Andres
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Letras
Leitura - Língua espanhola
Prática de leitura
Literatura - Leitura - Lingua espanhola
Formação de professores
Letras
topic Dissertações - Letras
Leitura - Língua espanhola
Prática de leitura
Literatura - Leitura - Lingua espanhola
Formação de professores
Letras
description Orientadora : Profª Drª Terumi Koto Bonnet Villalba
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-18T12:43:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-18T12:43:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/25633
url https://hdl.handle.net/1884/25633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 114f. : grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25633/1/343o%20definitiva%2010-1%20versao%20final%20da%20melissa.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25633/2/343o%20definitiva%2010-1%20versao%20final%20da%20melissa.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25633/3/343o%20definitiva%2010-1%20versao%20final%20da%20melissa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 54c263424f1d11d2218800b351f16483
8d1120bde2d3cb8d5f0d668ce80eb938
5786f53e8889d75a36cdfb937fef50eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898846998102016