O uso dos documentários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Djane Fernandes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000001fv3
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32168
Resumo: BATISTA, Djane Fernandes. O uso dos documentários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. 2017. 81f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2017.
id UFC-7_9811e8ccaf47b39db1243e5c37af497f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/32168
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O uso dos documentários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagemCinemaDocumentárioEducaçãoCinemaDocumentaryEducationBATISTA, Djane Fernandes. O uso dos documentários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. 2017. 81f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2017.It aims to present the point of view of professors and students about the use of documentaries as a tool in the teaching-learning process in the subjects of Culture and Media; Information and Society; and Information and Communication Theory of the Librarianship course of the Federal University of Ceará. It traces the historical line of cinema from its inception to the present day, correlating it with World History and with social and cultural aspects of society in general. It presents the emergence of cinematographic genres from European cultural expressions and vanguards, relating them to the development of cinematographic language. It relates the cinema, more specifically the documentary genre, to education, presenting how various countries adapted the films to the educational context. Conceptualizes documentary genre and presents the new types of documentaries that are being developed from the new technologies and the internet. As for the methodology, it is a qualitative descriptive research that, through the analysis of applied content in data, collected through the application of questionnaires to the students and the accomplishment of an interview with professors of the mentioned disciplines, found that both professors and students believe that documentaries are a good tool in the teaching-learning process and that, although it needs some adjustments, bring a good result when combined with texts and debates in the classroom.Visa apresentar o ponto de vista de professores e alunos acerca do uso dos documentários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Cultura e Mídia; Informação e Sociedade; e Teoria da Informação e Comunicação do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Traça a linha histórica do cinema desde o seu surgimento até os dias atuais, correlacionando-o com a História Mundial e com aspectos sociais e culturais da sociedade de um modo geral. Apresenta o surgimento dos gêneros cinematográficos a partir das expressões culturais e vanguardas europeias, relacionando-as com o desenvolvimento da linguagem cinematográfica. Relaciona o cinema, mais especificamente o gênero documentário, com a educação, apresentando como vários países adequaram os filmes ao contexto educacional. Conceitua gênero documentário e apresenta os novos tipos de documentários que estão sendo desenvolvidos a partir das novas tecnologias e da internet. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo que, através da analise de conteúdo aplicada em dados coletados por meio da aplicação de questionários aos alunos e realização de entrevista com professores das disciplinas mencionadas, constatou que tanto professores e alunos acreditam que os documentários são uma boa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem e que, embora precise de alguns ajustes, trazem um bom resultado quando aliado aos textos e debates em sala.Nunes, Jefferson VerasBatista, Djane Fernandes2018-05-23T12:34:56Z2018-05-23T12:34:56Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBatista, D. F.; Nunes, J. V. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32168ark:/83112/0013000001fv3porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-23T19:29:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32168Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:14.631646Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso dos documentários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
title O uso dos documentários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle O uso dos documentários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
Batista, Djane Fernandes
Cinema
Documentário
Educação
Cinema
Documentary
Education
title_short O uso dos documentários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
title_full O uso dos documentários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr O uso dos documentários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed O uso dos documentários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
title_sort O uso dos documentários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem
author Batista, Djane Fernandes
author_facet Batista, Djane Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Jefferson Veras
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Djane Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Documentário
Educação
Cinema
Documentary
Education
topic Cinema
Documentário
Educação
Cinema
Documentary
Education
description BATISTA, Djane Fernandes. O uso dos documentários como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. 2017. 81f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-05-23T12:34:56Z
2018-05-23T12:34:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Batista, D. F.; Nunes, J. V. (2017)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32168
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000001fv3
identifier_str_mv Batista, D. F.; Nunes, J. V. (2017)
ark:/83112/0013000001fv3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373688295161856