Paradigma indiciário: contribuições para a investigação da construção das identidades de futuros professores de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19814
Resumo: This paper focuses on the contributions of the “indiciary paradigm” to the study of teacher identity and specially the identity of prospective language teachers with emphasis on the ones who teach Spanish. To this aim, we present the model as well as its contributions to create more intelligibility about the way that prospective teachers experience the processes of identity construction through their formative paths. Thus, in this article, we indicate some possibilities of this paradigm for the study of our central problem, reflecting on its potentiality as a methodological construct for a qualitative, interpretive research.
id UFC-7_9816d31b216d4aea765917ea3d298ee9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/19814
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Paradigma indiciário: contribuições para a investigação da construção das identidades de futuros professores de línguasParadigma indiciario: sus aportes a la investigación de la construcción de las identidades de futuros profesores de lenguasIndiciary Paradigm: contributions to investigating the construction of identities of prospective language teachersFormação de professores de espanholIdentidadesLinguística aplicadaParadigma indiciarioFormación de profesores de españolIdentidadesIndiciary paradigmSpanish teacher educationIdentitiesApplied linguisticsThis paper focuses on the contributions of the “indiciary paradigm” to the study of teacher identity and specially the identity of prospective language teachers with emphasis on the ones who teach Spanish. To this aim, we present the model as well as its contributions to create more intelligibility about the way that prospective teachers experience the processes of identity construction through their formative paths. Thus, in this article, we indicate some possibilities of this paradigm for the study of our central problem, reflecting on its potentiality as a methodological construct for a qualitative, interpretive research.Este trabalho trata das contribuições do paradigma indiciário para o estudo das identidades docentes e, particularmente, as dos futuros professores de línguas, com ênfase para os do espanhol. Com essa finalidade, explicitaremos em que consiste esse modelo e como pode contribuir para gerar maior inteligibilidade a respeito de como futuros professores se envolvem nos processos de construção identitária ao longo de seus percursos formativos. Sendo assim, neste artigo indicaremos algumas contribuições desse paradigma para o exame da problemática em foco, refletindo a respeito do seu potencial como construto metodológico de cunho qualitativo e interpretativista.Este trabajo trata de los aportes del paradigma indiciario para el estudio de las identidades docentes y, particularmente, las de los futuros profesores de lenguas, con énfasis en los del español. Con esa finalidad, explicitaremos en qué consiste ese modelo y cómo puede aportar para generar mayor inteligibilidad a respecto de cómo futuros profesores se involucran en sus procesos de construcción identitaria vividos a lo largo de sus itinerarios formativos. Así, en este artículo indicamos algunas contribuciones de ese paradigma para el examen de la problemática enfocada, reflexionando acerca de su potencial como constructo metodológico de naturaleza cualitativa e interpretativista.Signótica2016-09-27T21:58:52Z2016-09-27T21:58:52Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Radis. Paradigma indiciário: contribuições para a investigação da construção das identidades de futuros professores de línguas. Revista Signótica, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 565-582, jul./dez. 2015.0103-7250 (impresso)2316-3690 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19814Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:23:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19814Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:16.403966Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Paradigma indiciário: contribuições para a investigação da construção das identidades de futuros professores de línguas
Paradigma indiciario: sus aportes a la investigación de la construcción de las identidades de futuros profesores de lenguas
Indiciary Paradigm: contributions to investigating the construction of identities of prospective language teachers
title Paradigma indiciário: contribuições para a investigação da construção das identidades de futuros professores de línguas
spellingShingle Paradigma indiciário: contribuições para a investigação da construção das identidades de futuros professores de línguas
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Formação de professores de espanhol
Identidades
Linguística aplicada
Paradigma indiciario
Formación de profesores de español
Identidades
Indiciary paradigm
Spanish teacher education
Identities
Applied linguistics
title_short Paradigma indiciário: contribuições para a investigação da construção das identidades de futuros professores de línguas
title_full Paradigma indiciário: contribuições para a investigação da construção das identidades de futuros professores de línguas
title_fullStr Paradigma indiciário: contribuições para a investigação da construção das identidades de futuros professores de línguas
title_full_unstemmed Paradigma indiciário: contribuições para a investigação da construção das identidades de futuros professores de línguas
title_sort Paradigma indiciário: contribuições para a investigação da construção das identidades de futuros professores de línguas
author Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
author_facet Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores de espanhol
Identidades
Linguística aplicada
Paradigma indiciario
Formación de profesores de español
Identidades
Indiciary paradigm
Spanish teacher education
Identities
Applied linguistics
topic Formação de professores de espanhol
Identidades
Linguística aplicada
Paradigma indiciario
Formación de profesores de español
Identidades
Indiciary paradigm
Spanish teacher education
Identities
Applied linguistics
description This paper focuses on the contributions of the “indiciary paradigm” to the study of teacher identity and specially the identity of prospective language teachers with emphasis on the ones who teach Spanish. To this aim, we present the model as well as its contributions to create more intelligibility about the way that prospective teachers experience the processes of identity construction through their formative paths. Thus, in this article, we indicate some possibilities of this paradigm for the study of our central problem, reflecting on its potentiality as a methodological construct for a qualitative, interpretive research.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-09-27T21:58:52Z
2016-09-27T21:58:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Radis. Paradigma indiciário: contribuições para a investigação da construção das identidades de futuros professores de línguas. Revista Signótica, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 565-582, jul./dez. 2015.
0103-7250 (impresso)
2316-3690 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19814
identifier_str_mv BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Radis. Paradigma indiciário: contribuições para a investigação da construção das identidades de futuros professores de línguas. Revista Signótica, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 565-582, jul./dez. 2015.
0103-7250 (impresso)
2316-3690 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Signótica
publisher.none.fl_str_mv Signótica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028838796427264